Utilização da Energia de Dietas para Frangos de Corte Formuladas com Óleo Ácido de Soja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,SL
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Ribeiro,AML, Kessler,AM, Fernandes,LM, Ebert,AR, Eichner,G
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2002000200005
Resumo: O produto comercialmente chamado "óleo ácido de soja", resulta da acidificação da borra residual do processo de refino do óleo de soja. Este tem sido muito utilizado na indústria de rações animais, ainda que com vários questinamentos a cerca de sua eficiência, tais como a adulteração com outros ácidos graxos de baixo valor nutricional, nível de peroxidação, presença de impurezas, e valores energéticos não confiáveis. Neste estudo, foi avaliado o desempenho de frangos de corte consumindo dietas contendo óleo de soja ou óleo ácido de soja nos níveis de 4 e 8% ou a mistura das duas fontes em partes iguais de 2 e 4% cada. Essas dietas foram fornecidas para frangos de corte alojados em baterias climatizadas a partir dos 7 dias de idade. As aves que receberam misturas equivalentes de óleo ácido de soja e óleo de soja apresentaram menor peso corporal no final do experimento (aos 42 dias) quando comparadas com aquelas que consumiram apenas óleo ou óleo ácido de soja, independentemente do nível adicionado. O nível de inclusão de óleo de soja ou óleo ácido de soja não influenciou o peso final das aves. Foi verificado maior consumo de ração pelos animais que receberam dietas de menor nível de inclusão, o que contribuiu para piorar a conversão alimentar dos mesmos. O óleo ácido de soja demonstrou ser uma fonte energética alternativa de alto potencial econômico para uso em dietas comerciais para frangos de corte, apresentando valor energético de 8.114 kcal EMAn/kg de MS, valor 5% inferior ao determinado para o óleo de soja degomado.
id FACTA-1_fdc7a4deade11021eaa1e3125c5e3752
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-635X2002000200005
network_acronym_str FACTA-1
network_name_str Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
repository_id_str
spelling Utilização da Energia de Dietas para Frangos de Corte Formuladas com Óleo Ácido de Sojaácidos graxos livresenergiafrango de cortegorduraóleo ácido de sojaO produto comercialmente chamado "óleo ácido de soja", resulta da acidificação da borra residual do processo de refino do óleo de soja. Este tem sido muito utilizado na indústria de rações animais, ainda que com vários questinamentos a cerca de sua eficiência, tais como a adulteração com outros ácidos graxos de baixo valor nutricional, nível de peroxidação, presença de impurezas, e valores energéticos não confiáveis. Neste estudo, foi avaliado o desempenho de frangos de corte consumindo dietas contendo óleo de soja ou óleo ácido de soja nos níveis de 4 e 8% ou a mistura das duas fontes em partes iguais de 2 e 4% cada. Essas dietas foram fornecidas para frangos de corte alojados em baterias climatizadas a partir dos 7 dias de idade. As aves que receberam misturas equivalentes de óleo ácido de soja e óleo de soja apresentaram menor peso corporal no final do experimento (aos 42 dias) quando comparadas com aquelas que consumiram apenas óleo ou óleo ácido de soja, independentemente do nível adicionado. O nível de inclusão de óleo de soja ou óleo ácido de soja não influenciou o peso final das aves. Foi verificado maior consumo de ração pelos animais que receberam dietas de menor nível de inclusão, o que contribuiu para piorar a conversão alimentar dos mesmos. O óleo ácido de soja demonstrou ser uma fonte energética alternativa de alto potencial econômico para uso em dietas comerciais para frangos de corte, apresentando valor energético de 8.114 kcal EMAn/kg de MS, valor 5% inferior ao determinado para o óleo de soja degomado.Fundacao de Apoio a Ciência e Tecnologia Avicolas2002-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2002000200005Brazilian Journal of Poultry Science v.4 n.2 2002reponame:Brazilian Journal of Poultry Science (Online)instname:Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)instacron:FACTA10.1590/S1516-635X2002000200005info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,SLRibeiro,AMLKessler,AMFernandes,LMEbert,AREichner,Gpor2003-01-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-635X2002000200005Revistahttp://www.scielo.br/rbcahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rvfacta@terra.com.br1806-90611516-635Xopendoar:2003-01-15T00:00Brazilian Journal of Poultry Science (Online) - Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da Energia de Dietas para Frangos de Corte Formuladas com Óleo Ácido de Soja
title Utilização da Energia de Dietas para Frangos de Corte Formuladas com Óleo Ácido de Soja
spellingShingle Utilização da Energia de Dietas para Frangos de Corte Formuladas com Óleo Ácido de Soja
Vieira,SL
ácidos graxos livres
energia
frango de corte
gordura
óleo ácido de soja
title_short Utilização da Energia de Dietas para Frangos de Corte Formuladas com Óleo Ácido de Soja
title_full Utilização da Energia de Dietas para Frangos de Corte Formuladas com Óleo Ácido de Soja
title_fullStr Utilização da Energia de Dietas para Frangos de Corte Formuladas com Óleo Ácido de Soja
title_full_unstemmed Utilização da Energia de Dietas para Frangos de Corte Formuladas com Óleo Ácido de Soja
title_sort Utilização da Energia de Dietas para Frangos de Corte Formuladas com Óleo Ácido de Soja
author Vieira,SL
author_facet Vieira,SL
Ribeiro,AML
Kessler,AM
Fernandes,LM
Ebert,AR
Eichner,G
author_role author
author2 Ribeiro,AML
Kessler,AM
Fernandes,LM
Ebert,AR
Eichner,G
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,SL
Ribeiro,AML
Kessler,AM
Fernandes,LM
Ebert,AR
Eichner,G
dc.subject.por.fl_str_mv ácidos graxos livres
energia
frango de corte
gordura
óleo ácido de soja
topic ácidos graxos livres
energia
frango de corte
gordura
óleo ácido de soja
description O produto comercialmente chamado "óleo ácido de soja", resulta da acidificação da borra residual do processo de refino do óleo de soja. Este tem sido muito utilizado na indústria de rações animais, ainda que com vários questinamentos a cerca de sua eficiência, tais como a adulteração com outros ácidos graxos de baixo valor nutricional, nível de peroxidação, presença de impurezas, e valores energéticos não confiáveis. Neste estudo, foi avaliado o desempenho de frangos de corte consumindo dietas contendo óleo de soja ou óleo ácido de soja nos níveis de 4 e 8% ou a mistura das duas fontes em partes iguais de 2 e 4% cada. Essas dietas foram fornecidas para frangos de corte alojados em baterias climatizadas a partir dos 7 dias de idade. As aves que receberam misturas equivalentes de óleo ácido de soja e óleo de soja apresentaram menor peso corporal no final do experimento (aos 42 dias) quando comparadas com aquelas que consumiram apenas óleo ou óleo ácido de soja, independentemente do nível adicionado. O nível de inclusão de óleo de soja ou óleo ácido de soja não influenciou o peso final das aves. Foi verificado maior consumo de ração pelos animais que receberam dietas de menor nível de inclusão, o que contribuiu para piorar a conversão alimentar dos mesmos. O óleo ácido de soja demonstrou ser uma fonte energética alternativa de alto potencial econômico para uso em dietas comerciais para frangos de corte, apresentando valor energético de 8.114 kcal EMAn/kg de MS, valor 5% inferior ao determinado para o óleo de soja degomado.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2002000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2002000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-635X2002000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundacao de Apoio a Ciência e Tecnologia Avicolas
publisher.none.fl_str_mv Fundacao de Apoio a Ciência e Tecnologia Avicolas
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Poultry Science v.4 n.2 2002
reponame:Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
instname:Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)
instacron:FACTA
instname_str Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)
instacron_str FACTA
institution FACTA
reponame_str Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
collection Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Poultry Science (Online) - Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)
repository.mail.fl_str_mv ||rvfacta@terra.com.br
_version_ 1754122510530510848