O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/280 |
Resumo: | A presente pesquisa tratou do papel do lúdico nas concepções de aprendizagem dos docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Tais percepções foram compreendidas durante o estágio supervisionado realizado entre 2015 e 2017, buscando responder o questionamento “quais os desafios encarados pelos docentes para criarem situações lúdicas no Ensino Fundamental dos anos iniciais?”. Durante o estágio supervisionado proposto no curso de Pedagogia percebeu-se que ocorre uma ruptura brusca em relação ao trabalho lúdico na Educação Básica. A observação-participante realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental intrigou na busca de respostas junto aos professores que dialogaram nesta importante trajetória e possibilitou o resgate de se trabalhar com o lúdico nesta etapa, despertando nos sujeitos pesquisados a importância de valorizar as atividades lúdicas nesta fase do desenvolvimento da criança, sendo que os professores apontaram que a dificuldade em se trabalhar com o lúdico está na falta de material e também na indisciplina gerada na sala de aula pelos alunos. |
id |
FAMA-0_7f6ace268ef9201af17e552f3495799b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/280 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.Lúdico. Formação docente. Disciplina.A presente pesquisa tratou do papel do lúdico nas concepções de aprendizagem dos docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Tais percepções foram compreendidas durante o estágio supervisionado realizado entre 2015 e 2017, buscando responder o questionamento “quais os desafios encarados pelos docentes para criarem situações lúdicas no Ensino Fundamental dos anos iniciais?”. Durante o estágio supervisionado proposto no curso de Pedagogia percebeu-se que ocorre uma ruptura brusca em relação ao trabalho lúdico na Educação Básica. A observação-participante realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental intrigou na busca de respostas junto aos professores que dialogaram nesta importante trajetória e possibilitou o resgate de se trabalhar com o lúdico nesta etapa, despertando nos sujeitos pesquisados a importância de valorizar as atividades lúdicas nesta fase do desenvolvimento da criança, sendo que os professores apontaram que a dificuldade em se trabalhar com o lúdico está na falta de material e também na indisciplina gerada na sala de aula pelos alunos.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Karen JannyFaria, Luci Aparecida Souza Borges de2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28010.29031/pedf.v12i8.280Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 99-1132178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/280/266Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/280Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.92Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
title |
O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
spellingShingle |
O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Silva, Karen Janny Lúdico. Formação docente. Disciplina. |
title_short |
O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
title_full |
O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
title_fullStr |
O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
title_full_unstemmed |
O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
title_sort |
O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO. |
author |
Silva, Karen Janny |
author_facet |
Silva, Karen Janny Faria, Luci Aparecida Souza Borges de |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Luci Aparecida Souza Borges de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Karen Janny Faria, Luci Aparecida Souza Borges de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico. Formação docente. Disciplina. |
topic |
Lúdico. Formação docente. Disciplina. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A presente pesquisa tratou do papel do lúdico nas concepções de aprendizagem dos docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Tais percepções foram compreendidas durante o estágio supervisionado realizado entre 2015 e 2017, buscando responder o questionamento “quais os desafios encarados pelos docentes para criarem situações lúdicas no Ensino Fundamental dos anos iniciais?”. Durante o estágio supervisionado proposto no curso de Pedagogia percebeu-se que ocorre uma ruptura brusca em relação ao trabalho lúdico na Educação Básica. A observação-participante realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental intrigou na busca de respostas junto aos professores que dialogaram nesta importante trajetória e possibilitou o resgate de se trabalhar com o lúdico nesta etapa, despertando nos sujeitos pesquisados a importância de valorizar as atividades lúdicas nesta fase do desenvolvimento da criança, sendo que os professores apontaram que a dificuldade em se trabalhar com o lúdico está na falta de material e também na indisciplina gerada na sala de aula pelos alunos. |
description |
A presente pesquisa tratou do papel do lúdico nas concepções de aprendizagem dos docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Tais percepções foram compreendidas durante o estágio supervisionado realizado entre 2015 e 2017, buscando responder o questionamento “quais os desafios encarados pelos docentes para criarem situações lúdicas no Ensino Fundamental dos anos iniciais?”. Durante o estágio supervisionado proposto no curso de Pedagogia percebeu-se que ocorre uma ruptura brusca em relação ao trabalho lúdico na Educação Básica. A observação-participante realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental intrigou na busca de respostas junto aos professores que dialogaram nesta importante trajetória e possibilitou o resgate de se trabalhar com o lúdico nesta etapa, despertando nos sujeitos pesquisados a importância de valorizar as atividades lúdicas nesta fase do desenvolvimento da criança, sendo que os professores apontaram que a dificuldade em se trabalhar com o lúdico está na falta de material e também na indisciplina gerada na sala de aula pelos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/280 10.29031/pedf.v12i8.280 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/280 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v12i8.280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/280/266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 99-113 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926373224448 |