O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karen Janny
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Faria, Luci Aparecida Souza Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/280
Resumo: A presente pesquisa tratou do papel do lúdico nas concepções de aprendizagem dos docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Tais percepções foram compreendidas durante o estágio supervisionado realizado entre 2015 e 2017, buscando responder o questionamento “quais os desafios encarados pelos docentes para criarem situações lúdicas no Ensino Fundamental dos anos iniciais?”. Durante o estágio supervisionado proposto no curso de Pedagogia percebeu-se que ocorre uma ruptura brusca em relação ao trabalho lúdico na Educação Básica. A observação-participante realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental intrigou na busca de respostas junto aos professores que dialogaram nesta importante trajetória e possibilitou o resgate de se trabalhar com o lúdico nesta etapa, despertando nos sujeitos pesquisados a importância de valorizar as atividades lúdicas nesta fase do desenvolvimento da criança, sendo que os professores apontaram que a dificuldade em se trabalhar com o lúdico está na falta de material e também na indisciplina gerada na sala de aula pelos alunos.
id FAMA-0_7f6ace268ef9201af17e552f3495799b
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/280
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.Lúdico. Formação docente. Disciplina.A presente pesquisa tratou do papel do lúdico nas concepções de aprendizagem dos docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Tais percepções foram compreendidas durante o estágio supervisionado realizado entre 2015 e 2017, buscando responder o questionamento “quais os desafios encarados pelos docentes para criarem situações lúdicas no Ensino Fundamental dos anos iniciais?”. Durante o estágio supervisionado proposto no curso de Pedagogia percebeu-se que ocorre uma ruptura brusca em relação ao trabalho lúdico na Educação Básica. A observação-participante realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental intrigou na busca de respostas junto aos professores que dialogaram nesta importante trajetória e possibilitou o resgate de se trabalhar com o lúdico nesta etapa, despertando nos sujeitos pesquisados a importância de valorizar as atividades lúdicas nesta fase do desenvolvimento da criança, sendo que os professores apontaram que a dificuldade em se trabalhar com o lúdico está na falta de material e também na indisciplina gerada na sala de aula pelos alunos.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Karen JannyFaria, Luci Aparecida Souza Borges de2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/28010.29031/pedf.v12i8.280Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 99-1132178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/280/266Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/280Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.92Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
title O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
spellingShingle O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
Silva, Karen Janny
Lúdico. Formação docente. Disciplina.
title_short O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
title_full O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
title_fullStr O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
title_full_unstemmed O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
title_sort O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E CONTROVÉRSIAS OBSERVADOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
author Silva, Karen Janny
author_facet Silva, Karen Janny
Faria, Luci Aparecida Souza Borges de
author_role author
author2 Faria, Luci Aparecida Souza Borges de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karen Janny
Faria, Luci Aparecida Souza Borges de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico. Formação docente. Disciplina.
topic Lúdico. Formação docente. Disciplina.
dc.description.none.fl_txt_mv A presente pesquisa tratou do papel do lúdico nas concepções de aprendizagem dos docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Tais percepções foram compreendidas durante o estágio supervisionado realizado entre 2015 e 2017, buscando responder o questionamento “quais os desafios encarados pelos docentes para criarem situações lúdicas no Ensino Fundamental dos anos iniciais?”. Durante o estágio supervisionado proposto no curso de Pedagogia percebeu-se que ocorre uma ruptura brusca em relação ao trabalho lúdico na Educação Básica. A observação-participante realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental intrigou na busca de respostas junto aos professores que dialogaram nesta importante trajetória e possibilitou o resgate de se trabalhar com o lúdico nesta etapa, despertando nos sujeitos pesquisados a importância de valorizar as atividades lúdicas nesta fase do desenvolvimento da criança, sendo que os professores apontaram que a dificuldade em se trabalhar com o lúdico está na falta de material e também na indisciplina gerada na sala de aula pelos alunos.
description A presente pesquisa tratou do papel do lúdico nas concepções de aprendizagem dos docentes do Ensino Fundamental dos anos iniciais. Tais percepções foram compreendidas durante o estágio supervisionado realizado entre 2015 e 2017, buscando responder o questionamento “quais os desafios encarados pelos docentes para criarem situações lúdicas no Ensino Fundamental dos anos iniciais?”. Durante o estágio supervisionado proposto no curso de Pedagogia percebeu-se que ocorre uma ruptura brusca em relação ao trabalho lúdico na Educação Básica. A observação-participante realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental intrigou na busca de respostas junto aos professores que dialogaram nesta importante trajetória e possibilitou o resgate de se trabalhar com o lúdico nesta etapa, despertando nos sujeitos pesquisados a importância de valorizar as atividades lúdicas nesta fase do desenvolvimento da criança, sendo que os professores apontaram que a dificuldade em se trabalhar com o lúdico está na falta de material e também na indisciplina gerada na sala de aula pelos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/280
10.29031/pedf.v12i8.280
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/280
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/280/266
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 99-113
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926373224448