A USUCAPIÃO COLETIVA COMO INSTRUMENTO PARA EFETIVIDADE DA POLÍTICA URBANA CONSTITUCIONAL NO TOCANTE AO DIREITO SOCIAL À MORADIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari Faganello, Célia Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Azevedo Galdino, Arthur Thálisson, Costa, Eduardo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
Texto Completo: http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/274
Resumo: Este trabalho consiste em averiguar o Ordenamento Jurídico Brasileiro em busca de mecanismos/meios que orientem a Política Urbana constitucional no tocante à promoção do direito fundamental social à moradia. Tem-se por parâmetro a inovação legislativa advinda do Estatuto da Cidade, o qual fez incidir no mundo jurídico o instituto da usucapião coletiva. Ver-se-á, nesta pesquisa, a cooperação dos entes relacionada ao Princípio do Federalismo. Todos eles deverão trabalhar com os esforços em prol do desenvolvimento comum. Observar-se-á, também, a importância dada ao Município, de tal forma que ficou instituído o Plano Diretor como instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. Apresentar-se-á nesta pesquisa, portanto, o caráter social do Direito. Será observado o instituto da Usucapião Coletiva como forma de proporcionar a efetividade da Política Urbana Nacional no tocante ao direito social fundamental à moradia. Aglutina-se, aqui, a função social, o Princípio da Solidariedade e o bem comum culminando no direito à moradia, este previsto constitucionalmente.
id FASB-1_2af142daaffc75c3d25a13edcff86f53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/274
network_acronym_str FASB-1
network_name_str Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
spelling A USUCAPIÃO COLETIVA COMO INSTRUMENTO PARA EFETIVIDADE DA POLÍTICA URBANA CONSTITUCIONAL NO TOCANTE AO DIREITO SOCIAL À MORADIA.Direito; Direito Civil; Direito Urbanístico;Usucapião. Efetividade. Direito Social à Moradia. Política Urbana. Direitos Fundamentais.Este trabalho consiste em averiguar o Ordenamento Jurídico Brasileiro em busca de mecanismos/meios que orientem a Política Urbana constitucional no tocante à promoção do direito fundamental social à moradia. Tem-se por parâmetro a inovação legislativa advinda do Estatuto da Cidade, o qual fez incidir no mundo jurídico o instituto da usucapião coletiva. Ver-se-á, nesta pesquisa, a cooperação dos entes relacionada ao Princípio do Federalismo. Todos eles deverão trabalhar com os esforços em prol do desenvolvimento comum. Observar-se-á, também, a importância dada ao Município, de tal forma que ficou instituído o Plano Diretor como instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. Apresentar-se-á nesta pesquisa, portanto, o caráter social do Direito. Será observado o instituto da Usucapião Coletiva como forma de proporcionar a efetividade da Política Urbana Nacional no tocante ao direito social fundamental à moradia. Aglutina-se, aqui, a função social, o Princípio da Solidariedade e o bem comum culminando no direito à moradia, este previsto constitucionalmente.International Journal of Professional Business ReviewnenhumaFerrari Faganello, Célia Reginade Azevedo Galdino, Arthur ThálissonCosta, Eduardo Henrique2019-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão de literaturahttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/27410.21902/revistacampjur.v6i2.274CAMPO JURÍDICO; v. 6, n. 2 (2018): JULHO/DEZEMBRO2317-4056reponame:Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direitoinstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T15:18:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/274Revistahttp://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/oai2317-40562317-2444opendoar:null2020-06-25 22:02:30.413Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv A USUCAPIÃO COLETIVA COMO INSTRUMENTO PARA EFETIVIDADE DA POLÍTICA URBANA CONSTITUCIONAL NO TOCANTE AO DIREITO SOCIAL À MORADIA.
title A USUCAPIÃO COLETIVA COMO INSTRUMENTO PARA EFETIVIDADE DA POLÍTICA URBANA CONSTITUCIONAL NO TOCANTE AO DIREITO SOCIAL À MORADIA.
spellingShingle A USUCAPIÃO COLETIVA COMO INSTRUMENTO PARA EFETIVIDADE DA POLÍTICA URBANA CONSTITUCIONAL NO TOCANTE AO DIREITO SOCIAL À MORADIA.
Ferrari Faganello, Célia Regina
Direito; Direito Civil; Direito Urbanístico;
Usucapião. Efetividade. Direito Social à Moradia. Política Urbana. Direitos Fundamentais.
title_short A USUCAPIÃO COLETIVA COMO INSTRUMENTO PARA EFETIVIDADE DA POLÍTICA URBANA CONSTITUCIONAL NO TOCANTE AO DIREITO SOCIAL À MORADIA.
title_full A USUCAPIÃO COLETIVA COMO INSTRUMENTO PARA EFETIVIDADE DA POLÍTICA URBANA CONSTITUCIONAL NO TOCANTE AO DIREITO SOCIAL À MORADIA.
title_fullStr A USUCAPIÃO COLETIVA COMO INSTRUMENTO PARA EFETIVIDADE DA POLÍTICA URBANA CONSTITUCIONAL NO TOCANTE AO DIREITO SOCIAL À MORADIA.
title_full_unstemmed A USUCAPIÃO COLETIVA COMO INSTRUMENTO PARA EFETIVIDADE DA POLÍTICA URBANA CONSTITUCIONAL NO TOCANTE AO DIREITO SOCIAL À MORADIA.
title_sort A USUCAPIÃO COLETIVA COMO INSTRUMENTO PARA EFETIVIDADE DA POLÍTICA URBANA CONSTITUCIONAL NO TOCANTE AO DIREITO SOCIAL À MORADIA.
author Ferrari Faganello, Célia Regina
author_facet Ferrari Faganello, Célia Regina
de Azevedo Galdino, Arthur Thálisson
Costa, Eduardo Henrique
author_role author
author2 de Azevedo Galdino, Arthur Thálisson
Costa, Eduardo Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv nenhuma
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari Faganello, Célia Regina
de Azevedo Galdino, Arthur Thálisson
Costa, Eduardo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Direito; Direito Civil; Direito Urbanístico;
Usucapião. Efetividade. Direito Social à Moradia. Política Urbana. Direitos Fundamentais.
topic Direito; Direito Civil; Direito Urbanístico;
Usucapião. Efetividade. Direito Social à Moradia. Política Urbana. Direitos Fundamentais.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho consiste em averiguar o Ordenamento Jurídico Brasileiro em busca de mecanismos/meios que orientem a Política Urbana constitucional no tocante à promoção do direito fundamental social à moradia. Tem-se por parâmetro a inovação legislativa advinda do Estatuto da Cidade, o qual fez incidir no mundo jurídico o instituto da usucapião coletiva. Ver-se-á, nesta pesquisa, a cooperação dos entes relacionada ao Princípio do Federalismo. Todos eles deverão trabalhar com os esforços em prol do desenvolvimento comum. Observar-se-á, também, a importância dada ao Município, de tal forma que ficou instituído o Plano Diretor como instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. Apresentar-se-á nesta pesquisa, portanto, o caráter social do Direito. Será observado o instituto da Usucapião Coletiva como forma de proporcionar a efetividade da Política Urbana Nacional no tocante ao direito social fundamental à moradia. Aglutina-se, aqui, a função social, o Princípio da Solidariedade e o bem comum culminando no direito à moradia, este previsto constitucionalmente.
description Este trabalho consiste em averiguar o Ordenamento Jurídico Brasileiro em busca de mecanismos/meios que orientem a Política Urbana constitucional no tocante à promoção do direito fundamental social à moradia. Tem-se por parâmetro a inovação legislativa advinda do Estatuto da Cidade, o qual fez incidir no mundo jurídico o instituto da usucapião coletiva. Ver-se-á, nesta pesquisa, a cooperação dos entes relacionada ao Princípio do Federalismo. Todos eles deverão trabalhar com os esforços em prol do desenvolvimento comum. Observar-se-á, também, a importância dada ao Município, de tal forma que ficou instituído o Plano Diretor como instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. Apresentar-se-á nesta pesquisa, portanto, o caráter social do Direito. Será observado o instituto da Usucapião Coletiva como forma de proporcionar a efetividade da Política Urbana Nacional no tocante ao direito social fundamental à moradia. Aglutina-se, aqui, a função social, o Princípio da Solidariedade e o bem comum culminando no direito à moradia, este previsto constitucionalmente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/274
10.21902/revistacampjur.v6i2.274
url http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/campojuridico/article/view/274
identifier_str_mv 10.21902/revistacampjur.v6i2.274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv International Journal of Professional Business Review
publisher.none.fl_str_mv International Journal of Professional Business Review
dc.source.none.fl_str_mv CAMPO JURÍDICO; v. 6, n. 2 (2018): JULHO/DEZEMBRO
2317-4056
reponame:Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
collection Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Campo Jurídico : Revista de Direito Agroambiental e Teoria do Direito - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674120933786255360