Descarte de medicamentos:: um problema de saúde pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares , Paula Andrea Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rosa , Caroline Caribé Nolasco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/58
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a literatura que discorre sobre os impactos ocasionados à saúde pública pelo descarte de medicamentos, bem como o conhecimento da população acerca do respectivo assunto, a partir de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos e fontes como ANVISA. Segundo os dados, a maior parte da população tem o costume de descartar os medicamentos de forma incorreta, descartando-os em locais inadequados como lixo comum, pia, vaso sanitário e outros, possivelmente pelo fato denão haver nenhuma informação sobre a forma correta de descarte por parte dos órgãos competentes. Quando descartados de forma inadequada, os medicamentos podem causar graves impactos à saúde e ao meio ambiente. Conclui-se, portanto, que é premente a conscientização da população e a implementação de programas que visem minimizar a geração desses resíduos.
id FASB-2_5cd15861c92479bc248009e33ea0c333
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/58
network_acronym_str FASB-2
network_name_str Revista Mosaicum
spelling Descarte de medicamentos:: um problema de saúde pública Saúde públicaDescarte de medicamentosMeio ambienteO objetivo deste estudo é analisar a literatura que discorre sobre os impactos ocasionados à saúde pública pelo descarte de medicamentos, bem como o conhecimento da população acerca do respectivo assunto, a partir de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos e fontes como ANVISA. Segundo os dados, a maior parte da população tem o costume de descartar os medicamentos de forma incorreta, descartando-os em locais inadequados como lixo comum, pia, vaso sanitário e outros, possivelmente pelo fato denão haver nenhuma informação sobre a forma correta de descarte por parte dos órgãos competentes. Quando descartados de forma inadequada, os medicamentos podem causar graves impactos à saúde e ao meio ambiente. Conclui-se, portanto, que é premente a conscientização da população e a implementação de programas que visem minimizar a geração desses resíduos.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2018-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/5810.26893/rm.v15i27.58Revista Mosaicum; n. 27 (2018): Revista Mosaicum; 159-1681980-41801808-589X10.26893/rm.v15i27reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/58/51Copyright (c) 2020 Revista Mosaicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares , Paula Andrea Oliveira Rosa , Caroline Caribé Nolasco 2021-06-28T11:57:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/58Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:39.389Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true
dc.title.none.fl_str_mv Descarte de medicamentos:: um problema de saúde pública
title Descarte de medicamentos:: um problema de saúde pública
spellingShingle Descarte de medicamentos:: um problema de saúde pública
Soares , Paula Andrea Oliveira
Saúde pública
Descarte de medicamentos
Meio ambiente
title_short Descarte de medicamentos:: um problema de saúde pública
title_full Descarte de medicamentos:: um problema de saúde pública
title_fullStr Descarte de medicamentos:: um problema de saúde pública
title_full_unstemmed Descarte de medicamentos:: um problema de saúde pública
title_sort Descarte de medicamentos:: um problema de saúde pública
author Soares , Paula Andrea Oliveira
author_facet Soares , Paula Andrea Oliveira
Rosa , Caroline Caribé Nolasco
author_role author
author2 Rosa , Caroline Caribé Nolasco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares , Paula Andrea Oliveira
Rosa , Caroline Caribé Nolasco
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
Descarte de medicamentos
Meio ambiente
topic Saúde pública
Descarte de medicamentos
Meio ambiente
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste estudo é analisar a literatura que discorre sobre os impactos ocasionados à saúde pública pelo descarte de medicamentos, bem como o conhecimento da população acerca do respectivo assunto, a partir de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos e fontes como ANVISA. Segundo os dados, a maior parte da população tem o costume de descartar os medicamentos de forma incorreta, descartando-os em locais inadequados como lixo comum, pia, vaso sanitário e outros, possivelmente pelo fato denão haver nenhuma informação sobre a forma correta de descarte por parte dos órgãos competentes. Quando descartados de forma inadequada, os medicamentos podem causar graves impactos à saúde e ao meio ambiente. Conclui-se, portanto, que é premente a conscientização da população e a implementação de programas que visem minimizar a geração desses resíduos.
description O objetivo deste estudo é analisar a literatura que discorre sobre os impactos ocasionados à saúde pública pelo descarte de medicamentos, bem como o conhecimento da população acerca do respectivo assunto, a partir de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos e fontes como ANVISA. Segundo os dados, a maior parte da população tem o costume de descartar os medicamentos de forma incorreta, descartando-os em locais inadequados como lixo comum, pia, vaso sanitário e outros, possivelmente pelo fato denão haver nenhuma informação sobre a forma correta de descarte por parte dos órgãos competentes. Quando descartados de forma inadequada, os medicamentos podem causar graves impactos à saúde e ao meio ambiente. Conclui-se, portanto, que é premente a conscientização da população e a implementação de programas que visem minimizar a geração desses resíduos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/58
10.26893/rm.v15i27.58
url https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/58
identifier_str_mv 10.26893/rm.v15i27.58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/58/51
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaicum; n. 27 (2018): Revista Mosaicum; 159-168
1980-4180
1808-589X
10.26893/rm.v15i27
reponame:Revista Mosaicum
instname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron:FASB
reponame_str Revista Mosaicum
collection Revista Mosaicum
instname_str Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
instacron_str FASB
institution FASB
repository.name.fl_str_mv Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Saúde pública
Descarte de medicamentos
Meio ambiente
_version_ 1704448766770151424