O currículo oculto como artefato cultural no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo , Karlane Holanda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Paulo , Adriano Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Mosaicum
Texto Completo: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/163
Resumo: A pesquisa objetivou, por meio de um estudo de caso, analisar as experiências do cotidiano escolar e trazer à vista e à consciência dos educadores a riqueza das experiências para além do currículo formal que demonstram aprendizagem, mudança de comportamento e crescimento da personalidade, ocultos devido à impossibilidade de mensurá-las, dentro dos padrões de medição do atual sistema educacional. O estudo de caso foi realizado numa escola pública de ensino médio da rede estadual de ensino do Ceará. Concluiu-se que o currículo oculto é um grande aliado da escola na transposição e na recriação dos saberes (científico, artístico e popular) e tem o poder de se relacionar com o currículo formal, mas é preciso que a escola tenha coerência entre as ideologias e as práticas que prega e que o professor, por meio da sua didática, dê sentido ao que está oculto, implícito no cotidiano escolar.
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