O currículo oculto como artefato cultural no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Mosaicum |
Texto Completo: | https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/163 |
Resumo: | A pesquisa objetivou, por meio de um estudo de caso, analisar as experiências do cotidiano escolar e trazer à vista e à consciência dos educadores a riqueza das experiências para além do currículo formal que demonstram aprendizagem, mudança de comportamento e crescimento da personalidade, ocultos devido à impossibilidade de mensurá-las, dentro dos padrões de medição do atual sistema educacional. O estudo de caso foi realizado numa escola pública de ensino médio da rede estadual de ensino do Ceará. Concluiu-se que o currículo oculto é um grande aliado da escola na transposição e na recriação dos saberes (científico, artístico e popular) e tem o poder de se relacionar com o currículo formal, mas é preciso que a escola tenha coerência entre as ideologias e as práticas que prega e que o professor, por meio da sua didática, dê sentido ao que está oculto, implícito no cotidiano escolar. |
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O currículo oculto como artefato cultural no ensino médioEducaçãoCurrículo ocultoCearáCotidiano escolarA pesquisa objetivou, por meio de um estudo de caso, analisar as experiências do cotidiano escolar e trazer à vista e à consciência dos educadores a riqueza das experiências para além do currículo formal que demonstram aprendizagem, mudança de comportamento e crescimento da personalidade, ocultos devido à impossibilidade de mensurá-las, dentro dos padrões de medição do atual sistema educacional. O estudo de caso foi realizado numa escola pública de ensino médio da rede estadual de ensino do Ceará. Concluiu-se que o currículo oculto é um grande aliado da escola na transposição e na recriação dos saberes (científico, artístico e popular) e tem o poder de se relacionar com o currículo formal, mas é preciso que a escola tenha coerência entre as ideologias e as práticas que prega e que o professor, por meio da sua didática, dê sentido ao que está oculto, implícito no cotidiano escolar.Faculdade do Sul da Bahia (Fasb)2015-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/16310.26893/rm.v11i22.163Revista Mosaicum; n. 22 (2015): Revista Mosaicum1980-41801808-589X10.26893/rm.v11i22reponame:Revista Mosaicuminstname:Faculdade do Sul da Bahia (FASB)instacron:FASBporhttps://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/163/155https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo , Karlane Holanda Paulo , Adriano Ferreira de 2021-06-28T11:57:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/163Revista1980-41801808-589Xopendoar:null2021-06-28 12:00:55.007Revista Mosaicum - Faculdade do Sul da Bahia (FASB)true |
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A pesquisa objetivou, por meio de um estudo de caso, analisar as experiências do cotidiano escolar e trazer à vista e à consciência dos educadores a riqueza das experiências para além do currículo formal que demonstram aprendizagem, mudança de comportamento e crescimento da personalidade, ocultos devido à impossibilidade de mensurá-las, dentro dos padrões de medição do atual sistema educacional. O estudo de caso foi realizado numa escola pública de ensino médio da rede estadual de ensino do Ceará. Concluiu-se que o currículo oculto é um grande aliado da escola na transposição e na recriação dos saberes (científico, artístico e popular) e tem o poder de se relacionar com o currículo formal, mas é preciso que a escola tenha coerência entre as ideologias e as práticas que prega e que o professor, por meio da sua didática, dê sentido ao que está oculto, implícito no cotidiano escolar. |
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A pesquisa objetivou, por meio de um estudo de caso, analisar as experiências do cotidiano escolar e trazer à vista e à consciência dos educadores a riqueza das experiências para além do currículo formal que demonstram aprendizagem, mudança de comportamento e crescimento da personalidade, ocultos devido à impossibilidade de mensurá-las, dentro dos padrões de medição do atual sistema educacional. O estudo de caso foi realizado numa escola pública de ensino médio da rede estadual de ensino do Ceará. Concluiu-se que o currículo oculto é um grande aliado da escola na transposição e na recriação dos saberes (científico, artístico e popular) e tem o poder de se relacionar com o currículo formal, mas é preciso que a escola tenha coerência entre as ideologias e as práticas que prega e que o professor, por meio da sua didática, dê sentido ao que está oculto, implícito no cotidiano escolar. |
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