O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1037 |
Resumo: | Este texto analisa as principais ideias inerentes ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática que ocorre nas instituições escolares, visando identificar as perspectivas teóricas e práticas que predominam entre os professores que ministram esses saberes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Definir o que é o ensino de Matemática não é uma tarefa simples nem tampouco para se fazer em poucas palavras. A pesquisa é de abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica com interlocuções com diversos autores que debruçam sobre o assunto, e documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o apoio do Ministério de Educação (MEC) . É preciso entender que a Matemática é dinâmica, viva e que se modifica conforme os fatos sociais, culturais e econômicos. Tendo em vista a importância do processo de ensino em Matemática, é preciso lançar um olhar crítico, de modo a conciliá-lo com a realidade e contextualizá-lo. |
id |
FASF_58b98bf43f843ead62c6ebd7d48ae5f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:valore.emnuvens.com.br:article/1037 |
network_acronym_str |
FASF |
network_name_str |
Revista Valore (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICASEste texto analisa as principais ideias inerentes ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática que ocorre nas instituições escolares, visando identificar as perspectivas teóricas e práticas que predominam entre os professores que ministram esses saberes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Definir o que é o ensino de Matemática não é uma tarefa simples nem tampouco para se fazer em poucas palavras. A pesquisa é de abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica com interlocuções com diversos autores que debruçam sobre o assunto, e documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o apoio do Ministério de Educação (MEC) . É preciso entender que a Matemática é dinâmica, viva e que se modifica conforme os fatos sociais, culturais e econômicos. Tendo em vista a importância do processo de ensino em Matemática, é preciso lançar um olhar crítico, de modo a conciliá-lo com a realidade e contextualizá-lo.FaSFMarcão, Daniela GervásioOliveira, Guilherme Saramago deSantos, Anderson Oramisio2021-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/103710.22408/reva602021103755-80Revista Valore; v. 6 (2021): Caderno Temático - Educação Matemática: Fundamentos, Metodologias e Práticas Pedagógicas; 55-802526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1037/824Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:20Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1037Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:20Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS |
title |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS |
spellingShingle |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS Marcão, Daniela Gervásio |
title_short |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS |
title_full |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS |
title_fullStr |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS |
title_full_unstemmed |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS |
title_sort |
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS |
author |
Marcão, Daniela Gervásio |
author_facet |
Marcão, Daniela Gervásio Oliveira, Guilherme Saramago de Santos, Anderson Oramisio |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Guilherme Saramago de Santos, Anderson Oramisio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcão, Daniela Gervásio Oliveira, Guilherme Saramago de Santos, Anderson Oramisio |
description |
Este texto analisa as principais ideias inerentes ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática que ocorre nas instituições escolares, visando identificar as perspectivas teóricas e práticas que predominam entre os professores que ministram esses saberes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Definir o que é o ensino de Matemática não é uma tarefa simples nem tampouco para se fazer em poucas palavras. A pesquisa é de abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica com interlocuções com diversos autores que debruçam sobre o assunto, e documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o apoio do Ministério de Educação (MEC) . É preciso entender que a Matemática é dinâmica, viva e que se modifica conforme os fatos sociais, culturais e econômicos. Tendo em vista a importância do processo de ensino em Matemática, é preciso lançar um olhar crítico, de modo a conciliá-lo com a realidade e contextualizá-lo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1037 10.22408/reva602021103755-80 |
url |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1037 |
identifier_str_mv |
10.22408/reva602021103755-80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1037/824 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Valore |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
publisher.none.fl_str_mv |
FaSF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Valore; v. 6 (2021): Caderno Temático - Educação Matemática: Fundamentos, Metodologias e Práticas Pedagógicas; 55-80 2526-043X 2525-9008 10.22408/reva602021 reponame:Revista Valore (Online) instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF) instacron:FASF |
instname_str |
Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
instacron_str |
FASF |
institution |
FASF |
reponame_str |
Revista Valore (Online) |
collection |
Revista Valore (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com |
_version_ |
1754569260053561344 |