O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcão, Daniela Gervásio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Guilherme Saramago de, Santos, Anderson Oramisio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1037
Resumo: Este texto analisa as principais ideias inerentes ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática que ocorre nas instituições escolares, visando identificar as perspectivas teóricas e práticas que predominam entre os professores que ministram esses saberes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Definir o que é o ensino de Matemática não é uma tarefa simples nem tampouco para se fazer em poucas palavras. A pesquisa é de abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica com interlocuções com diversos autores que debruçam sobre o assunto, e documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o apoio do Ministério de Educação (MEC) .  É preciso entender que a Matemática é dinâmica, viva e que se modifica conforme os fatos sociais, culturais e econômicos. Tendo em vista a importância do processo de ensino em Matemática, é preciso lançar um olhar crítico, de modo a conciliá-lo com a realidade e contextualizá-lo.
id FASF_58b98bf43f843ead62c6ebd7d48ae5f5
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/1037
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICASEste texto analisa as principais ideias inerentes ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática que ocorre nas instituições escolares, visando identificar as perspectivas teóricas e práticas que predominam entre os professores que ministram esses saberes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Definir o que é o ensino de Matemática não é uma tarefa simples nem tampouco para se fazer em poucas palavras. A pesquisa é de abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica com interlocuções com diversos autores que debruçam sobre o assunto, e documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o apoio do Ministério de Educação (MEC) .  É preciso entender que a Matemática é dinâmica, viva e que se modifica conforme os fatos sociais, culturais e econômicos. Tendo em vista a importância do processo de ensino em Matemática, é preciso lançar um olhar crítico, de modo a conciliá-lo com a realidade e contextualizá-lo.FaSFMarcão, Daniela GervásioOliveira, Guilherme Saramago deSantos, Anderson Oramisio2021-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/103710.22408/reva602021103755-80Revista Valore; v. 6 (2021): Caderno Temático - Educação Matemática: Fundamentos, Metodologias e Práticas Pedagógicas; 55-802526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1037/824Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T18:07:20Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/1037Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2022-06-03T18:07:20Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
title O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
spellingShingle O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
Marcão, Daniela Gervásio
title_short O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
title_full O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
title_fullStr O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
title_full_unstemmed O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
title_sort O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
author Marcão, Daniela Gervásio
author_facet Marcão, Daniela Gervásio
Oliveira, Guilherme Saramago de
Santos, Anderson Oramisio
author_role author
author2 Oliveira, Guilherme Saramago de
Santos, Anderson Oramisio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcão, Daniela Gervásio
Oliveira, Guilherme Saramago de
Santos, Anderson Oramisio
description Este texto analisa as principais ideias inerentes ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática que ocorre nas instituições escolares, visando identificar as perspectivas teóricas e práticas que predominam entre os professores que ministram esses saberes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Definir o que é o ensino de Matemática não é uma tarefa simples nem tampouco para se fazer em poucas palavras. A pesquisa é de abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica com interlocuções com diversos autores que debruçam sobre o assunto, e documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o apoio do Ministério de Educação (MEC) .  É preciso entender que a Matemática é dinâmica, viva e que se modifica conforme os fatos sociais, culturais e econômicos. Tendo em vista a importância do processo de ensino em Matemática, é preciso lançar um olhar crítico, de modo a conciliá-lo com a realidade e contextualizá-lo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1037
10.22408/reva602021103755-80
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1037
identifier_str_mv 10.22408/reva602021103755-80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1037/824
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 6 (2021): Caderno Temático - Educação Matemática: Fundamentos, Metodologias e Práticas Pedagógicas; 55-80
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva602021
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1754569260053561344