UTILIZANDO SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE MOVIMENTO RELATIVO: UMA COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS THINK ALOUD E REPORT ALOUD
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
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Resumo: | Resumo Cada vez mais cresce o número de investigações que buscam compreender os processos mentais utilizados pelos estudantes a fim de enteder, principalmente, suas dificuldades com o aprendizado de determinados conteúdos. Portanto, o presente artigo faz uma comparação entre dois protocolos de entrevistas que podem ser utilizados nessas investigações, o Think Aloud e o Report Aloud. Partindo de um estudo já realizado utilizando o Think Aloud, foi feita uma pesquisa com o método Report Aloud. Ambas investigações utilizaram simulações computacionais de movimento relativo a fim de analisar as imagens estáticas e simulações mentais produzidas e utilizadas pelos estudantes. Comparando os resultados de ambos os estudos pode-se concluir que os métodos são equivalentes.Palavras Chave: Ensino de Física. TIC. Movimento Relativo. |
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UTILIZANDO SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE MOVIMENTO RELATIVO: UMA COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS THINK ALOUD E REPORT ALOUDResumo Cada vez mais cresce o número de investigações que buscam compreender os processos mentais utilizados pelos estudantes a fim de enteder, principalmente, suas dificuldades com o aprendizado de determinados conteúdos. Portanto, o presente artigo faz uma comparação entre dois protocolos de entrevistas que podem ser utilizados nessas investigações, o Think Aloud e o Report Aloud. Partindo de um estudo já realizado utilizando o Think Aloud, foi feita uma pesquisa com o método Report Aloud. Ambas investigações utilizaram simulações computacionais de movimento relativo a fim de analisar as imagens estáticas e simulações mentais produzidas e utilizadas pelos estudantes. Comparando os resultados de ambos os estudos pode-se concluir que os métodos são equivalentes.Palavras Chave: Ensino de Física. TIC. Movimento Relativo. FaSFSouza, Maira Giovana deAndrade Neto, Agostinho Serrano de2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/97610.22408/reva6020219761251-1263Revista Valore; v. 6 (2021): III - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência; 1251-12632526-043X2525-900810.22408/reva602021reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/976/785/*ref*/ANJOS, J. R.; SERRANO, A. A concepção de ângulo em alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ao estudarem cinemática. In.: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 7, 2017, Canoas (ULBRA). Anais do [...], Canoas: CIEM, 2017./*ref*/MONAGHAN, J. M.; CLEMENT, J. J. Use of a computer simulation to develop mental simulations for understanding relative motion concepts. International Journal of Science Education, United Kingdom, v. 21, n. 9, p. 921-944, 1999./*ref*/PIEPER, F. C.; SERRANO, A. O uso de uma simulação computacional como ferramenta de processamento extracerebral: resultados preliminares de uma análise gestual. Areté, Manaus, v. 11, n. 24, p. 132-152, dez. 2018./*ref*/SOUZA, B. C. A Teoria da Mediação Cognitiva: os impactos cognitivos da Hipercultura e da mediação digital. 2004. Tese (Doutorado em Psicologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004./*ref*/SOUZA, B. C.; SILVA, A. S.; SILVA, A. M.; ROAZZI, A.; CARRILHO, S. L. S. Putting the Cognitive Mediation Networks Theory to the test: Evaluation of a framework for understanding the digital age. Computers in Human Behavior, United Kingdom, v. 28, n. 6, p. 2320-2330, nov. 2012./*ref*/SOUZA, M. G.; SERRANO, A. Utilizando a Teoria da Mediação Cognitiva em Rede para Fundamentar os Cirtérios de Escolha de Softwares de Simulação na Internet: o caso da Relatividade. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 8, n. 1, dez. 2019./*ref*/TAO, P.; GUNSTONE, R. F. Conceptual change in science through collaborative learning at the computer. International Journal of Science Education, United Kingdom, v. 21, n. 1, p. 39-57, 1999./*ref*/TREVISAN, R.; SERRANO, A. A Utilização de Ferramentas Hiperculturais no Ensino de Mecânica Quântica: Investigação do Aprendizado de Representações, Drives e Conceitos Quânticos. Renote – Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, dez. 2014./*ref*/TREVISAN, R.; SERRANO, A.; WOLFF, J. F. S.; RAMOS, A. F. Peeking into their mental imagery: The Report Aloud technique in science education research. Ciência e Educação, Bauru, v. 25, n. 3, p. 647-664, set. 2019./*ref*/VAN-SOMEREN, M. W.; BARNARD, Y. F.; SANDBERG, J. A. C. The Think Aloud Method: a practical guide to modelling cognitive processes. London, Academic Press, 1994. 219 p.Direitos autorais 2021 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-21T17:39:36Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/976Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2021-07-21T17:39:36Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false |
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