ANÁLISE PRELIMINAR DO ACIDENTE COM O NAVIO EVER GIVEN NO CANAL DE SUEZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Yuri Lorenzo Pamplona da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Andrey Felipe Lima e, Costa, Arthur Vinícius Bouth, Cunha, Daniel da Silva, Guerreiro, Rodrigo Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1079
Resumo: Durante a evolução da engenharia naval, houve uma constante necessidade de aumento na extensão e largura de embarcações devido a demanda mundial. Embarcações do tipo porta-containers, por exemplo, exige canais cada vez mais amplos, haja vista que caso não ocorra o acompanhamento na dimensão dos canais para com esses tipos de embarcações, ocorrerá uma constante crescente no número de acidentes nesses canais. Por conseguinte, acidentes serão mais comuns, que foi o caso do Ever Given, objeto de estudo deste trabalho. O estudo desse trabalho mostra várias hipóteses que contribuíram para o acidente, visto que se trata de um sinistro imprevisível e, por tanto, de difícil análise, mas que, ao que tudo indica, acredita-se que o erro humano potencializou as ações físicas, como o efeito de rejeição de margem e o efeito squat, a qual a embarcação ficou submetida, ocasionando este acidente que foi potencializado, inclusive, pelo vento. Palavras-chave: Canal de Suez, Efeito de margem, Encalhe, Ever Given.
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