A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kocourek, Sheila
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tolfo, Silvana Dalmaso, Peransoni, Ademir de Cássio Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Valore (Online)
Texto Completo: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95
Resumo: Ao longo do tempo o ser humano foi se apropriando dos recursos naturais, sem preocupar-se com os impactos que o uso desmedido poderia causar ao meio ambiente. A degradação do meio ambiente vem gerando uma crescente preocupação nos meios científicos e sociais. Esse estudo tem como objetivo efetuar uma reflexão acerca da influência histórica observada na sociedade versus o meio ambiente. Tenciona-se ainda, demonstrar a importância da Educação ambiental no processo de conscientização e mudança de atitudes da sociedade em busca de um desenvolvimento sustentável. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica, onde foram consultados artigos e legislações relacionados ao tema. Segundo a legislação vigente, observou-se que a educação ambiental deve ser inserida em todos os níveis de ensino, de forma interdisciplinar. Conforme as consultas efetuadas em literaturas da área, pode-se inferir que existe um consenso dos autores consultados de que a educação ambiental é uma ferramenta fundamental no processo de edificação e transformação da sociedade, pois através da constituição de um pensamento crítico e participativo é que poderão ser solidificados novos valores relativos à preservação do meio ambiente. 
id FASF_d6ebe363715b2ca259881d628d061b41
oai_identifier_str oai:valore.emnuvens.com.br:article/95
network_acronym_str FASF
network_name_str Revista Valore (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICASAo longo do tempo o ser humano foi se apropriando dos recursos naturais, sem preocupar-se com os impactos que o uso desmedido poderia causar ao meio ambiente. A degradação do meio ambiente vem gerando uma crescente preocupação nos meios científicos e sociais. Esse estudo tem como objetivo efetuar uma reflexão acerca da influência histórica observada na sociedade versus o meio ambiente. Tenciona-se ainda, demonstrar a importância da Educação ambiental no processo de conscientização e mudança de atitudes da sociedade em busca de um desenvolvimento sustentável. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica, onde foram consultados artigos e legislações relacionados ao tema. Segundo a legislação vigente, observou-se que a educação ambiental deve ser inserida em todos os níveis de ensino, de forma interdisciplinar. Conforme as consultas efetuadas em literaturas da área, pode-se inferir que existe um consenso dos autores consultados de que a educação ambiental é uma ferramenta fundamental no processo de edificação e transformação da sociedade, pois através da constituição de um pensamento crítico e participativo é que poderão ser solidificados novos valores relativos à preservação do meio ambiente. FaSFKocourek, SheilaTolfo, Silvana DalmasoPeransoni, Ademir de Cássio Machado2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/9510.22408/reva32201895663-673Revista Valore; v. 3, n. 2 (2018): Revista Valore; 663-6732526-043X2525-900810.22408/reva322018reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95/196/*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 12/11/16./*ref*/BRASIL. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em 12/11/16./*ref*/BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 brasileira : ações prioritárias / Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional. 2. ed. Brasília : Ministério do Meio Ambiente, 2004. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira>. Acesso em 05/11/16./*ref*/DA SILVA, Teresa Rosa; MENDONÇA, Marcos Barreto; MONTEIRO, Túlio Gava; DE SOUZA, Ricardo Matos; LUCENA, Rejane. A educação ambiental como estratégia para a redução de riscos socioambientais, Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. XVIII, nº 3, p. 211-230, 2015./*ref*/DIAS, Reinaldo. Sustentabilidade, Origens e Fundamentos, Educação e governança Global, Modelos de Desenvolvimento. São Paulo: Atlas, 2015./*ref*/FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala – Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48º ed., Recife: Global Editora, 2003./*ref*/JACOBI, P. R.; RAUFFLET, E.; ARRUDA, M. P. A educação para a sustentabilidade nos cursos de Administração: reflexão sobre paradigmas e práticas. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 3, p. 21-50, 2011./*ref*/JACOBI, P.R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf> Acesso em 14/11/16./*ref*/KOCOUREK, Sheila. Nas Dobras da História: o desafio dos direitos da criança e do adolescente na construção da cidadania para o século XXI. Porto Alegre: Faith, 2009./*ref*/PALMA, Lisiane Celia; ALVES, Nilo Barcelos; DA SILVA, Tânia Nunes. Educação para a Sustentabilidade: A Construção de Caminhos no Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Sul (IFRS). Rev. Adm. Mackenzie, V. 14, N. 3, Edição Especial P. 83-118, São Paulo, 2013./*ref*/PERANSONI, Ademir de Cássio Machado, TOLFO, Silvana Dalmaso, PALMEIRA, Eduardo Mauch: A educação ambiental: um estudo nas escolas de educação básica do município de Bagé – RS, Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (junio 2016). Disponível em: http://www.eumed.net/rev/atlante/2016/06/bage.html. Acesso em 08/11/16./*ref*/PERSON EDUCATION DO BRASIL. Gestão Ambiental. São Paulo: Person Prentice Hall, 2011. E-book. Disponível em: <www.univates.br/biblioteca>. Acesso em: 28/08/16./*ref*/REIGOTA, M. Meio Ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1994./*ref*/SANTOS, Tacilla da Costa e Sá Siqueira, Organizações da sociedade civil e as construções teóricas contemporâneas acerca da sustentabilidade. Cadernos Gestão Social, Salvador, v.2, n.1, p.105‐120, 2009./*ref*/SEIFFERT, Mari Elizabete Bernanrdini. Gestão Ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. 3ª Ed., São Paulo: Atlas, 2014./*ref*/SOUZA, Vanessa Marcondes de. Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, 2016.Direitos autorais 2018 Revista Valoreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-31T16:36:31Zoai:valore.emnuvens.com.br:article/95Revistahttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/indexPUBhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/oai||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com2526-043X2525-9008opendoar:2018-12-31T16:36:31Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
Kocourek, Sheila
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
author Kocourek, Sheila
author_facet Kocourek, Sheila
Tolfo, Silvana Dalmaso
Peransoni, Ademir de Cássio Machado
author_role author
author2 Tolfo, Silvana Dalmaso
Peransoni, Ademir de Cássio Machado
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kocourek, Sheila
Tolfo, Silvana Dalmaso
Peransoni, Ademir de Cássio Machado
description Ao longo do tempo o ser humano foi se apropriando dos recursos naturais, sem preocupar-se com os impactos que o uso desmedido poderia causar ao meio ambiente. A degradação do meio ambiente vem gerando uma crescente preocupação nos meios científicos e sociais. Esse estudo tem como objetivo efetuar uma reflexão acerca da influência histórica observada na sociedade versus o meio ambiente. Tenciona-se ainda, demonstrar a importância da Educação ambiental no processo de conscientização e mudança de atitudes da sociedade em busca de um desenvolvimento sustentável. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica, onde foram consultados artigos e legislações relacionados ao tema. Segundo a legislação vigente, observou-se que a educação ambiental deve ser inserida em todos os níveis de ensino, de forma interdisciplinar. Conforme as consultas efetuadas em literaturas da área, pode-se inferir que existe um consenso dos autores consultados de que a educação ambiental é uma ferramenta fundamental no processo de edificação e transformação da sociedade, pois através da constituição de um pensamento crítico e participativo é que poderão ser solidificados novos valores relativos à preservação do meio ambiente. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95
10.22408/reva32201895663-673
url https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95
identifier_str_mv 10.22408/reva32201895663-673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/95/196
/*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 12/11/16.
/*ref*/BRASIL. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em 12/11/16.
/*ref*/BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 brasileira : ações prioritárias / Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional. 2. ed. Brasília : Ministério do Meio Ambiente, 2004. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira>. Acesso em 05/11/16.
/*ref*/DA SILVA, Teresa Rosa; MENDONÇA, Marcos Barreto; MONTEIRO, Túlio Gava; DE SOUZA, Ricardo Matos; LUCENA, Rejane. A educação ambiental como estratégia para a redução de riscos socioambientais, Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. XVIII, nº 3, p. 211-230, 2015.
/*ref*/DIAS, Reinaldo. Sustentabilidade, Origens e Fundamentos, Educação e governança Global, Modelos de Desenvolvimento. São Paulo: Atlas, 2015.
/*ref*/FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala – Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48º ed., Recife: Global Editora, 2003.
/*ref*/JACOBI, P. R.; RAUFFLET, E.; ARRUDA, M. P. A educação para a sustentabilidade nos cursos de Administração: reflexão sobre paradigmas e práticas. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 3, p. 21-50, 2011.
/*ref*/JACOBI, P.R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf> Acesso em 14/11/16.
/*ref*/KOCOUREK, Sheila. Nas Dobras da História: o desafio dos direitos da criança e do adolescente na construção da cidadania para o século XXI. Porto Alegre: Faith, 2009.
/*ref*/PALMA, Lisiane Celia; ALVES, Nilo Barcelos; DA SILVA, Tânia Nunes. Educação para a Sustentabilidade: A Construção de Caminhos no Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Sul (IFRS). Rev. Adm. Mackenzie, V. 14, N. 3, Edição Especial P. 83-118, São Paulo, 2013.
/*ref*/PERANSONI, Ademir de Cássio Machado, TOLFO, Silvana Dalmaso, PALMEIRA, Eduardo Mauch: A educação ambiental: um estudo nas escolas de educação básica do município de Bagé – RS, Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (junio 2016). Disponível em: http://www.eumed.net/rev/atlante/2016/06/bage.html. Acesso em 08/11/16.
/*ref*/PERSON EDUCATION DO BRASIL. Gestão Ambiental. São Paulo: Person Prentice Hall, 2011. E-book. Disponível em: <www.univates.br/biblioteca>. Acesso em: 28/08/16.
/*ref*/REIGOTA, M. Meio Ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1994.
/*ref*/SANTOS, Tacilla da Costa e Sá Siqueira, Organizações da sociedade civil e as construções teóricas contemporâneas acerca da sustentabilidade. Cadernos Gestão Social, Salvador, v.2, n.1, p.105‐120, 2009.
/*ref*/SEIFFERT, Mari Elizabete Bernanrdini. Gestão Ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. 3ª Ed., São Paulo: Atlas, 2014.
/*ref*/SOUZA, Vanessa Marcondes de. Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Valore
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FaSF
publisher.none.fl_str_mv FaSF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Valore; v. 3, n. 2 (2018): Revista Valore; 663-673
2526-043X
2525-9008
10.22408/reva322018
reponame:Revista Valore (Online)
instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron:FASF
instname_str Faculdade Sul Fluminense (FASF)
instacron_str FASF
institution FASF
reponame_str Revista Valore (Online)
collection Revista Valore (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Valore (Online) - Faculdade Sul Fluminense (FASF)
repository.mail.fl_str_mv ||revistavalore@gmail.com|| marcus.barbosa1979@gmail.com|| felipetriani@gmail.com
_version_ 1798321572093624320