A irracionalidade do racional
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista FATEC Zona Sul |
Download full: | https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/1 |
Summary: | Em termos gerais, entende-se que o valor que é desembolsado para a aquisição de qualquer produto ou serviço é baseado nos custos, nos lucros e em outros componentes. E, em que mais? A formação inicial de percepção de valor e do preço efetivamente pago possui relações consideradas estreitas. Muitas delas são examinadas nesse artigo, com ênfase nas decisões irracionais dos consumidores. Dimensões como relatividade, ancoragem, entre outras, e as devidas explorações desses fatores pelas empresas levam a uma espécie de (des)equilíbrio, nem sempre vantajoso para os clientes. Ao final, obtêm-se a confirmação de que irracionalmente o consumo é realizado tendo como pagamento um preço fundamentado no fenômeno em que, ao estimar o valor numérico inicial de alguma coisa, as pessoas inconscientemente são influenciadas por outros valores relacionados. Sendo assim, as escolhas feitas pelos consumidores se moldam pelos preços das opções que se apresentam em cada uma das situações de compra (os custos relativos). |
id |
FATEC-2_2f1020cff8ff998ac806ff7db9f78437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1 |
network_acronym_str |
FATEC-2 |
network_name_str |
Revista FATEC Zona Sul |
repository_id_str |
|
spelling |
A irracionalidade do racionalEm termos gerais, entende-se que o valor que é desembolsado para a aquisição de qualquer produto ou serviço é baseado nos custos, nos lucros e em outros componentes. E, em que mais? A formação inicial de percepção de valor e do preço efetivamente pago possui relações consideradas estreitas. Muitas delas são examinadas nesse artigo, com ênfase nas decisões irracionais dos consumidores. Dimensões como relatividade, ancoragem, entre outras, e as devidas explorações desses fatores pelas empresas levam a uma espécie de (des)equilíbrio, nem sempre vantajoso para os clientes. Ao final, obtêm-se a confirmação de que irracionalmente o consumo é realizado tendo como pagamento um preço fundamentado no fenômeno em que, ao estimar o valor numérico inicial de alguma coisa, as pessoas inconscientemente são influenciadas por outros valores relacionados. Sendo assim, as escolhas feitas pelos consumidores se moldam pelos preços das opções que se apresentam em cada uma das situações de compra (os custos relativos).Faculdade de Tecnologia da Zona Sul2014-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/110.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v01n01_03Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 1 n. 1 (2014); 1-152359-182X10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v01n01_00reponame:Revista FATEC Zona Sulinstname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)instacron:FATECporhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/1/33Copyright (c) 2017 REFAS - Revista Fatec Zona Sulinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiordano, Carlos Vital2017-10-30T14:09:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1Revistahttp://www.revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/indexPRIhttps://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/oairevistarefas@gmail.com2359-182x2359-182xopendoar:2017-10-30T14:09:39Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A irracionalidade do racional |
title |
A irracionalidade do racional |
spellingShingle |
A irracionalidade do racional Giordano, Carlos Vital |
title_short |
A irracionalidade do racional |
title_full |
A irracionalidade do racional |
title_fullStr |
A irracionalidade do racional |
title_full_unstemmed |
A irracionalidade do racional |
title_sort |
A irracionalidade do racional |
author |
Giordano, Carlos Vital |
author_facet |
Giordano, Carlos Vital |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giordano, Carlos Vital |
description |
Em termos gerais, entende-se que o valor que é desembolsado para a aquisição de qualquer produto ou serviço é baseado nos custos, nos lucros e em outros componentes. E, em que mais? A formação inicial de percepção de valor e do preço efetivamente pago possui relações consideradas estreitas. Muitas delas são examinadas nesse artigo, com ênfase nas decisões irracionais dos consumidores. Dimensões como relatividade, ancoragem, entre outras, e as devidas explorações desses fatores pelas empresas levam a uma espécie de (des)equilíbrio, nem sempre vantajoso para os clientes. Ao final, obtêm-se a confirmação de que irracionalmente o consumo é realizado tendo como pagamento um preço fundamentado no fenômeno em que, ao estimar o valor numérico inicial de alguma coisa, as pessoas inconscientemente são influenciadas por outros valores relacionados. Sendo assim, as escolhas feitas pelos consumidores se moldam pelos preços das opções que se apresentam em cada uma das situações de compra (os custos relativos). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/1 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v01n01_03 |
url |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/1 |
identifier_str_mv |
10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v01n01_03 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/1/33 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REFAS - Revista Fatec Zona Sul info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REFAS - Revista Fatec Zona Sul |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Refas - Revista Fatec Zona Sul; v. 1 n. 1 (2014); 1-15 2359-182X 10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v01n01_00 reponame:Revista FATEC Zona Sul instname:Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) instacron:FATEC |
instname_str |
Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) |
instacron_str |
FATEC |
institution |
FATEC |
reponame_str |
Revista FATEC Zona Sul |
collection |
Revista FATEC Zona Sul |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FATEC Zona Sul - Faculdade de Tecnologia da Zona Sul (FATEC Zona Sul) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarefas@gmail.com |
_version_ |
1797052948979646464 |