AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de plano de aula para ensino de leitura literária na educação básica a partir de um conto e com o uso das Estratégias de Leitura. Aqui está divulgada parte dos resultados do projeto de pesquisa “As Estratégias de Leitura para a Compreensão do Conto”, desenvolvido junto ao curso de Letras da UNOESTE, entre os anos de 2018 e 2019, o qual se sustentou na perspectiva dialógica da linguagem como forma ou processo de interação e que objetivou a elaboração de atividades de compreensão leitora ancoradas nas Estratégias de Leitura de Girotto e Souza (2010): conhecimentos prévios; conexões; visualização; questionamento; inferência; sumarização e síntese. Com base no conto “A cartomante”, de Machado de Assis, o projeto, por meio da metodologia de análise documental, permitiu a construção de uma proposta de atividades para o desenvolvimento de leitores no Ensino Médio que dialoguem com o texto, favorecendo, portanto, o Letramento dos alunos da escola básica, bem como possibilitando experiências relevantes na formação inicial do futuro professor de língua materna. |
id |
FC-1_40a1eb9ba2a92be0401734e92b1b816b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12069 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTOEste artigo apresenta uma proposta de plano de aula para ensino de leitura literária na educação básica a partir de um conto e com o uso das Estratégias de Leitura. Aqui está divulgada parte dos resultados do projeto de pesquisa “As Estratégias de Leitura para a Compreensão do Conto”, desenvolvido junto ao curso de Letras da UNOESTE, entre os anos de 2018 e 2019, o qual se sustentou na perspectiva dialógica da linguagem como forma ou processo de interação e que objetivou a elaboração de atividades de compreensão leitora ancoradas nas Estratégias de Leitura de Girotto e Souza (2010): conhecimentos prévios; conexões; visualização; questionamento; inferência; sumarização e síntese. Com base no conto “A cartomante”, de Machado de Assis, o projeto, por meio da metodologia de análise documental, permitiu a construção de uma proposta de atividades para o desenvolvimento de leitores no Ensino Médio que dialoguem com o texto, favorecendo, portanto, o Letramento dos alunos da escola básica, bem como possibilitando experiências relevantes na formação inicial do futuro professor de língua materna.Universidade Federal do Maranhão2019-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 20 (2019): EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: perspectivas2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069/6760Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Gislene Aparecida da SilvaRosa, Ana Beatrizde Moura, Valéria Aparecida Anjosda Silva, Willian Pereira2019-09-08T21:06:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12069Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2019-09-08T21:06:46Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO |
title |
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO |
spellingShingle |
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO Barbosa, Gislene Aparecida da Silva |
title_short |
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO |
title_full |
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO |
title_fullStr |
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO |
title_full_unstemmed |
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO |
title_sort |
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DO CONTO |
author |
Barbosa, Gislene Aparecida da Silva |
author_facet |
Barbosa, Gislene Aparecida da Silva Rosa, Ana Beatriz de Moura, Valéria Aparecida Anjos da Silva, Willian Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Ana Beatriz de Moura, Valéria Aparecida Anjos da Silva, Willian Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Gislene Aparecida da Silva Rosa, Ana Beatriz de Moura, Valéria Aparecida Anjos da Silva, Willian Pereira |
description |
Este artigo apresenta uma proposta de plano de aula para ensino de leitura literária na educação básica a partir de um conto e com o uso das Estratégias de Leitura. Aqui está divulgada parte dos resultados do projeto de pesquisa “As Estratégias de Leitura para a Compreensão do Conto”, desenvolvido junto ao curso de Letras da UNOESTE, entre os anos de 2018 e 2019, o qual se sustentou na perspectiva dialógica da linguagem como forma ou processo de interação e que objetivou a elaboração de atividades de compreensão leitora ancoradas nas Estratégias de Leitura de Girotto e Souza (2010): conhecimentos prévios; conexões; visualização; questionamento; inferência; sumarização e síntese. Com base no conto “A cartomante”, de Machado de Assis, o projeto, por meio da metodologia de análise documental, permitiu a construção de uma proposta de atividades para o desenvolvimento de leitores no Ensino Médio que dialoguem com o texto, favorecendo, portanto, o Letramento dos alunos da escola básica, bem como possibilitando experiências relevantes na formação inicial do futuro professor de língua materna. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12069/6760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 20 (2019): EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: perspectivas 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293347725312 |