HABEMUS CAMMINUS? articulações entre psiquiatria contemporânea e psicanálise

Bibliographic Details
Main Author: Burgardt, Breno Freitas
Publication Date: 2017
Format: Article
Language: por
Source: Cadernos Zygmunt Bauman
Download full: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/6395
Summary: A demanda que se propõe na atualidade trabalha com um apelo cada vez mais veemente em relação a resultados e descobertas em nome da ciência. Tais exigências se estendem às relações e ao que diz respeito ao humano que é capitaneado pelo DSM-IV e legitimado pela psiquiatria contemporânea, reduzindo o que é do sujeito, em padrões comportamentais e eixos classificatórios psicopatológicos, como resultado forcluindo o sujeito do campo discursivo. O presente artigo se estabelece em uma pesquisa exploratória na forma de uma revisão bibliográfica em livros e artigos científicos, estabelecendo-se com o objetivo de investigar a influência na clínica contemporânea e na saúde mental, do DSM-IV, que é amparado por critérios diagnósticos, bem como, pelas classificações nosográficas. Este estudo visa a uma discussão que envolva a relação do DSM-IV e uma visão empirista que conduz à construção dos critérios diagnósticos, oferecendo, através da psicanálise, uma via de discussão em que se coloca o sujeito do inconsciente e a linguagem acima dos manuais diagnósticos e do discurso cientificista. Busca-se possibilitar uma crítica a um modelo que preza pelos diagnósticos e não permite a abertura do sujeito a questionamentos e elementos que são constitutivos e intimamente unidos à condição de sujeito.
id FC-1_d2b638ece4fc2e923a3de03a0e966c80
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6395
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling HABEMUS CAMMINUS? articulações entre psiquiatria contemporânea e psicanáliseDSMpsiquiatriapsicanálisesujeitolinguagem.A demanda que se propõe na atualidade trabalha com um apelo cada vez mais veemente em relação a resultados e descobertas em nome da ciência. Tais exigências se estendem às relações e ao que diz respeito ao humano que é capitaneado pelo DSM-IV e legitimado pela psiquiatria contemporânea, reduzindo o que é do sujeito, em padrões comportamentais e eixos classificatórios psicopatológicos, como resultado forcluindo o sujeito do campo discursivo. O presente artigo se estabelece em uma pesquisa exploratória na forma de uma revisão bibliográfica em livros e artigos científicos, estabelecendo-se com o objetivo de investigar a influência na clínica contemporânea e na saúde mental, do DSM-IV, que é amparado por critérios diagnósticos, bem como, pelas classificações nosográficas. Este estudo visa a uma discussão que envolva a relação do DSM-IV e uma visão empirista que conduz à construção dos critérios diagnósticos, oferecendo, através da psicanálise, uma via de discussão em que se coloca o sujeito do inconsciente e a linguagem acima dos manuais diagnósticos e do discurso cientificista. Busca-se possibilitar uma crítica a um modelo que preza pelos diagnósticos e não permite a abertura do sujeito a questionamentos e elementos que são constitutivos e intimamente unidos à condição de sujeito.Universidade Federal do Maranhão2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/6395Cadernos Zygmunt Bauman; v. 7 n. 14 (2017): EDITORIAL: Homenagem ao Reitor exilado!2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/6395/4763Copyright (c) 2017 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessBurgardt, Breno Freitas2022-12-30T17:16:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6395Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-12-30T17:16:31Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv HABEMUS CAMMINUS? articulações entre psiquiatria contemporânea e psicanálise
title HABEMUS CAMMINUS? articulações entre psiquiatria contemporânea e psicanálise
spellingShingle HABEMUS CAMMINUS? articulações entre psiquiatria contemporânea e psicanálise
Burgardt, Breno Freitas
DSM
psiquiatria
psicanálise
sujeito
linguagem.
title_short HABEMUS CAMMINUS? articulações entre psiquiatria contemporânea e psicanálise
title_full HABEMUS CAMMINUS? articulações entre psiquiatria contemporânea e psicanálise
title_fullStr HABEMUS CAMMINUS? articulações entre psiquiatria contemporânea e psicanálise
title_full_unstemmed HABEMUS CAMMINUS? articulações entre psiquiatria contemporânea e psicanálise
title_sort HABEMUS CAMMINUS? articulações entre psiquiatria contemporânea e psicanálise
author Burgardt, Breno Freitas
author_facet Burgardt, Breno Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burgardt, Breno Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv DSM
psiquiatria
psicanálise
sujeito
linguagem.
topic DSM
psiquiatria
psicanálise
sujeito
linguagem.
description A demanda que se propõe na atualidade trabalha com um apelo cada vez mais veemente em relação a resultados e descobertas em nome da ciência. Tais exigências se estendem às relações e ao que diz respeito ao humano que é capitaneado pelo DSM-IV e legitimado pela psiquiatria contemporânea, reduzindo o que é do sujeito, em padrões comportamentais e eixos classificatórios psicopatológicos, como resultado forcluindo o sujeito do campo discursivo. O presente artigo se estabelece em uma pesquisa exploratória na forma de uma revisão bibliográfica em livros e artigos científicos, estabelecendo-se com o objetivo de investigar a influência na clínica contemporânea e na saúde mental, do DSM-IV, que é amparado por critérios diagnósticos, bem como, pelas classificações nosográficas. Este estudo visa a uma discussão que envolva a relação do DSM-IV e uma visão empirista que conduz à construção dos critérios diagnósticos, oferecendo, através da psicanálise, uma via de discussão em que se coloca o sujeito do inconsciente e a linguagem acima dos manuais diagnósticos e do discurso cientificista. Busca-se possibilitar uma crítica a um modelo que preza pelos diagnósticos e não permite a abertura do sujeito a questionamentos e elementos que são constitutivos e intimamente unidos à condição de sujeito.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/6395
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/6395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/6395/4763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 7 n. 14 (2017): EDITORIAL: Homenagem ao Reitor exilado!
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943292906274816