Tv-e Maranhão: um caso efetivo de crescimento endógeno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1976 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1767 |
Resumo: | A TV-E do Maranhão é descrita como uma experiência bem sucedida, operando desde 1969 no Nordeste do Brasil. A primeira parte deste documento contém informações de contexto e uma descrição da história e peculiaridades do sistema, como também de suas características inovadoras. A TV-E do Maranhão proporciona ensino para 12.000 alunos nas quatro últimas séries da educação fundamental (5ª a 8ª séries) e sua filosofia de ensino inclui dinâmica de grupo, aulas televisadas e ensino dirigido. A idéia e o plano foram idealizados e implementados por educadores locais, com quase nenhuma assistência externa. Os resultados educacionais são aqui discutidos em termos de efetividade interna e externa, o que leva a conclusões positivas sobre o seu sucesso. A última parte analisa o processo de institucionalização que acompanhou a experiência. Como se esperava, depois de atingir o seu ponto alto em 1972, essa experiência começou a perder sua criatividade inicial. Entretanto, a liderança assumida por um grupo selecionado de seus membros permitiu à TV-E sobreviver e crescer. Como inovação, a TV-E não logrou expandir-se para outros níveis educacionais no Maranhão. A maior ameaça a esses seis anos de experiência é a necessidade de sua expansão horizontal, e as condições de sobrevivência só podem ser encontradas se a direção for capaz de, simultaneamente, solucionar os vários problemas da instituição, tanto internos como externos. |
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