Tv-e Maranhão: um caso efetivo de crescimento endógeno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Batista Araújo e
Data de Publicação: 1976
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1767
Resumo: A TV-E do Maranhão é descrita como uma experiência bem sucedida, operando desde 1969 no Nordeste do Brasil. A primeira parte deste documento contém informações de contexto e uma descrição da história e peculiaridades do sistema, como também de suas características inovadoras. A TV-E do Maranhão proporciona ensino para 12.000 alunos nas quatro últimas séries da educação fundamental (5ª a 8ª séries) e sua filosofia de ensino inclui dinâmica de grupo, aulas televisadas e ensino dirigido. A idéia e o plano foram idealizados e implementados por educadores locais, com quase nenhuma assistência externa. Os resultados educacionais são aqui discutidos em termos de efetividade interna e externa, o que leva a conclusões positivas sobre o seu sucesso. A última parte analisa o processo de institucionalização que acompanhou a experiência. Como se esperava, depois de atingir o seu ponto alto em 1972, essa experiência começou a perder sua criatividade inicial. Entretanto, a liderança assumida por um grupo selecionado de seus membros permitiu à TV-E sobreviver e crescer. Como inovação, a TV-E não logrou expandir-se para outros níveis educacionais no Maranhão. A maior ameaça a esses seis anos de experiência é a necessidade de sua expansão horizontal, e as condições de sobrevivência só podem ser encontradas se a direção for capaz de, simultaneamente, solucionar os vários problemas da instituição, tanto internos como externos.
id FCC-1_0e7d64f5c56db9206f24de8e923420e5
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1767
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Tv-e Maranhão: um caso efetivo de crescimento endógenoMaranhãoEnsino à distânciaA TV-E do Maranhão é descrita como uma experiência bem sucedida, operando desde 1969 no Nordeste do Brasil. A primeira parte deste documento contém informações de contexto e uma descrição da história e peculiaridades do sistema, como também de suas características inovadoras. A TV-E do Maranhão proporciona ensino para 12.000 alunos nas quatro últimas séries da educação fundamental (5ª a 8ª séries) e sua filosofia de ensino inclui dinâmica de grupo, aulas televisadas e ensino dirigido. A idéia e o plano foram idealizados e implementados por educadores locais, com quase nenhuma assistência externa. Os resultados educacionais são aqui discutidos em termos de efetividade interna e externa, o que leva a conclusões positivas sobre o seu sucesso. A última parte analisa o processo de institucionalização que acompanhou a experiência. Como se esperava, depois de atingir o seu ponto alto em 1972, essa experiência começou a perder sua criatividade inicial. Entretanto, a liderança assumida por um grupo selecionado de seus membros permitiu à TV-E sobreviver e crescer. Como inovação, a TV-E não logrou expandir-se para outros níveis educacionais no Maranhão. A maior ameaça a esses seis anos de experiência é a necessidade de sua expansão horizontal, e as condições de sobrevivência só podem ser encontradas se a direção for capaz de, simultaneamente, solucionar os vários problemas da instituição, tanto internos como externos.Fundação Carlos Chagas1976-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1767Cadernos de Pesquisa; No. 18 (1976); 5-13Cadernos de Pesquisa; Núm. 18 (1976); 5-13Cadernos de Pesquisa; No. 18 (1976); 5-13Cadernos de Pesquisa; n. 18 (1976); 5-131980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1767/1751Copyright (c) 1976 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, João Batista Araújo e2022-07-08T14:26:57Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1767Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-07-08T14:26:57Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tv-e Maranhão: um caso efetivo de crescimento endógeno
title Tv-e Maranhão: um caso efetivo de crescimento endógeno
spellingShingle Tv-e Maranhão: um caso efetivo de crescimento endógeno
Oliveira, João Batista Araújo e
Maranhão
Ensino à distância
title_short Tv-e Maranhão: um caso efetivo de crescimento endógeno
title_full Tv-e Maranhão: um caso efetivo de crescimento endógeno
title_fullStr Tv-e Maranhão: um caso efetivo de crescimento endógeno
title_full_unstemmed Tv-e Maranhão: um caso efetivo de crescimento endógeno
title_sort Tv-e Maranhão: um caso efetivo de crescimento endógeno
author Oliveira, João Batista Araújo e
author_facet Oliveira, João Batista Araújo e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Batista Araújo e
dc.subject.por.fl_str_mv Maranhão
Ensino à distância
topic Maranhão
Ensino à distância
description A TV-E do Maranhão é descrita como uma experiência bem sucedida, operando desde 1969 no Nordeste do Brasil. A primeira parte deste documento contém informações de contexto e uma descrição da história e peculiaridades do sistema, como também de suas características inovadoras. A TV-E do Maranhão proporciona ensino para 12.000 alunos nas quatro últimas séries da educação fundamental (5ª a 8ª séries) e sua filosofia de ensino inclui dinâmica de grupo, aulas televisadas e ensino dirigido. A idéia e o plano foram idealizados e implementados por educadores locais, com quase nenhuma assistência externa. Os resultados educacionais são aqui discutidos em termos de efetividade interna e externa, o que leva a conclusões positivas sobre o seu sucesso. A última parte analisa o processo de institucionalização que acompanhou a experiência. Como se esperava, depois de atingir o seu ponto alto em 1972, essa experiência começou a perder sua criatividade inicial. Entretanto, a liderança assumida por um grupo selecionado de seus membros permitiu à TV-E sobreviver e crescer. Como inovação, a TV-E não logrou expandir-se para outros níveis educacionais no Maranhão. A maior ameaça a esses seis anos de experiência é a necessidade de sua expansão horizontal, e as condições de sobrevivência só podem ser encontradas se a direção for capaz de, simultaneamente, solucionar os vários problemas da instituição, tanto internos como externos.
publishDate 1976
dc.date.none.fl_str_mv 1976-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1767
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1767/1751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1976 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1976 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 18 (1976); 5-13
Cadernos de Pesquisa; Núm. 18 (1976); 5-13
Cadernos de Pesquisa; No. 18 (1976); 5-13
Cadernos de Pesquisa; n. 18 (1976); 5-13
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314039459840