A contribuição de Habermas para a democracia na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês Barbosa de
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/791
Resumo: Este trabalho retoma os principais aspectos da "Teoria crítica da evolução social" e da "Teoria da ação comunicativa" de Jürgen Habermas, interpretando as suas contribuições com o objetivo de definir bases e princípios do que poderia ser uma ação política concreta que contribua para a democratização da sociedade e da educação. Estes princípios servem de base para uma proposta de estabelecimento de princípios norteadores de uma nova política educacional no Brasil, mais democrática e comprometida com a democratização da educação brasileira, tanto do ponto de vista pedagógico quanto do ponto de vista da estruturação e da gestão da educação.
id FCC-1_1cc24441ea9b60bf4e36812f101ed597
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/791
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A contribuição de Habermas para a democracia na educaçãoDemocratizaçãoInteração SocialPolíticas EducacionaisEste trabalho retoma os principais aspectos da "Teoria crítica da evolução social" e da "Teoria da ação comunicativa" de Jürgen Habermas, interpretando as suas contribuições com o objetivo de definir bases e princípios do que poderia ser uma ação política concreta que contribua para a democratização da sociedade e da educação. Estes princípios servem de base para uma proposta de estabelecimento de princípios norteadores de uma nova política educacional no Brasil, mais democrática e comprometida com a democratização da educação brasileira, tanto do ponto de vista pedagógico quanto do ponto de vista da estruturação e da gestão da educação.Fundação Carlos Chagas1996-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/791Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 05-13Cadernos de Pesquisa; Núm. 98 (1996); 05-13Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 05-13Cadernos de Pesquisa; n. 98 (1996); 05-131980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/791/802Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Inês Barbosa de2023-10-25T13:34:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/791Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T13:34:31Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição de Habermas para a democracia na educação
title A contribuição de Habermas para a democracia na educação
spellingShingle A contribuição de Habermas para a democracia na educação
Oliveira, Inês Barbosa de
Democratização
Interação Social
Políticas Educacionais
title_short A contribuição de Habermas para a democracia na educação
title_full A contribuição de Habermas para a democracia na educação
title_fullStr A contribuição de Habermas para a democracia na educação
title_full_unstemmed A contribuição de Habermas para a democracia na educação
title_sort A contribuição de Habermas para a democracia na educação
author Oliveira, Inês Barbosa de
author_facet Oliveira, Inês Barbosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Inês Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Democratização
Interação Social
Políticas Educacionais
topic Democratização
Interação Social
Políticas Educacionais
description Este trabalho retoma os principais aspectos da "Teoria crítica da evolução social" e da "Teoria da ação comunicativa" de Jürgen Habermas, interpretando as suas contribuições com o objetivo de definir bases e princípios do que poderia ser uma ação política concreta que contribua para a democratização da sociedade e da educação. Estes princípios servem de base para uma proposta de estabelecimento de princípios norteadores de uma nova política educacional no Brasil, mais democrática e comprometida com a democratização da educação brasileira, tanto do ponto de vista pedagógico quanto do ponto de vista da estruturação e da gestão da educação.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/791
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/791/802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 05-13
Cadernos de Pesquisa; Núm. 98 (1996); 05-13
Cadernos de Pesquisa; No. 98 (1996); 05-13
Cadernos de Pesquisa; n. 98 (1996); 05-13
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310792019968