Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krawczyk, Nora Rut
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Vieira, Vera Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393
Resumo: O estudo focaliza a reconfiguração da gestão educacional a partir da nova lógica de regulação social e do novo papel do Estado, à luz da historicidade dos países estudados (Argentina, Brasil, Chile e México), examinando os fatores culturais que interferiram na dinâmica da reforma educacional da década de 90. Aspectos que evidenciam a homogeneidade e a heterogeneidade dessa reforma na região, bem como as especificidades nacionais que intervieram em sua concretização, são destacados. Afirma que a historicidade que caracteriza a realidade educacional tem sofrido, no México, o que poderíamos denominar "ruptura conservadora"; no Chile, "continuidade conservadora"; no Brasil, "renovação conservadora"; e, na Argentina, "ruptura interrompida". Recupera algumas conclusões alcançadas por meio da análise de 186 textos de caráter acadêmico sobre os impactos, nos países estudados, da reforma educacional da década.
id FCC-1_6f3f1960fa5361ee784b86857c2b2c6a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/393
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e MéxicoSistema de EducaçãoReforma do EnsinoArgentinaBrasilChileMéxicoO estudo focaliza a reconfiguração da gestão educacional a partir da nova lógica de regulação social e do novo papel do Estado, à luz da historicidade dos países estudados (Argentina, Brasil, Chile e México), examinando os fatores culturais que interferiram na dinâmica da reforma educacional da década de 90. Aspectos que evidenciam a homogeneidade e a heterogeneidade dessa reforma na região, bem como as especificidades nacionais que intervieram em sua concretização, são destacados. Afirma que a historicidade que caracteriza a realidade educacional tem sofrido, no México, o que poderíamos denominar "ruptura conservadora"; no Chile, "continuidade conservadora"; no Brasil, "renovação conservadora"; e, na Argentina, "ruptura interrompida". Recupera algumas conclusões alcançadas por meio da análise de 186 textos de caráter acadêmico sobre os impactos, nos países estudados, da reforma educacional da década.Fundação Carlos Chagas2006-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 673-704Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 129 (2006); 673-704Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 673-704Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 129 (2006); 673-7041980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393/396Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKrawczyk, Nora RutVieira, Vera Lúcia2023-11-06T13:53:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/393Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T13:53:17Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México
title Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México
spellingShingle Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México
Krawczyk, Nora Rut
Sistema de Educação
Reforma do Ensino
Argentina
Brasil
Chile
México
title_short Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México
title_full Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México
title_fullStr Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México
title_full_unstemmed Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México
title_sort Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México
author Krawczyk, Nora Rut
author_facet Krawczyk, Nora Rut
Vieira, Vera Lúcia
author_role author
author2 Vieira, Vera Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krawczyk, Nora Rut
Vieira, Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de Educação
Reforma do Ensino
Argentina
Brasil
Chile
México
topic Sistema de Educação
Reforma do Ensino
Argentina
Brasil
Chile
México
description O estudo focaliza a reconfiguração da gestão educacional a partir da nova lógica de regulação social e do novo papel do Estado, à luz da historicidade dos países estudados (Argentina, Brasil, Chile e México), examinando os fatores culturais que interferiram na dinâmica da reforma educacional da década de 90. Aspectos que evidenciam a homogeneidade e a heterogeneidade dessa reforma na região, bem como as especificidades nacionais que intervieram em sua concretização, são destacados. Afirma que a historicidade que caracteriza a realidade educacional tem sofrido, no México, o que poderíamos denominar "ruptura conservadora"; no Chile, "continuidade conservadora"; no Brasil, "renovação conservadora"; e, na Argentina, "ruptura interrompida". Recupera algumas conclusões alcançadas por meio da análise de 186 textos de caráter acadêmico sobre os impactos, nos países estudados, da reforma educacional da década.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393/396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 673-704
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 129 (2006); 673-704
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 129 (2006); 673-704
Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 129 (2006); 673-704
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309210767360