Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Myers, Robert
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/119
Resumo: O objetivo deste artigo é relatar um trabalho de elaboração e aplicação de instrumentos para avaliar a qualidade da educação pré-escolar em curso no México. Após breve apresentação do contexto do trabalho, descreve-se a trajetória seguida para desenvolver um instrumento que representa uma definição operacional de qualidade e uma metodologia que o incorpora à pesquisa e à avaliação. Apresentam-se a seguir exemplos da aplicação do instrumento em dois estudos e alguns de seus resultados, e finaliza-se com algumas conclusões e implicações para o planejamento de políticas públicas.
id FCC-1_8d56ea3e143367375f2fa4c124e75ab8
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/119
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicanaEducação Pré-EscolarPesquisaMéxicoQualidade do Ensino.O objetivo deste artigo é relatar um trabalho de elaboração e aplicação de instrumentos para avaliar a qualidade da educação pré-escolar em curso no México. Após breve apresentação do contexto do trabalho, descreve-se a trajetória seguida para desenvolver um instrumento que representa uma definição operacional de qualidade e uma metodologia que o incorpora à pesquisa e à avaliação. Apresentam-se a seguir exemplos da aplicação do instrumento em dois estudos e alguns de seus resultados, e finaliza-se com algumas conclusões e implicações para o planejamento de políticas públicas.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/119Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 100-115Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 100-115Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 100-115Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 100-1151980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/119/124Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMyers, Robert2023-11-08T13:24:44Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/119Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T13:24:44Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicana
title Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicana
spellingShingle Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicana
Myers, Robert
Educação Pré-Escolar
Pesquisa
México
Qualidade do Ensino.
title_short Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicana
title_full Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicana
title_fullStr Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicana
title_full_unstemmed Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicana
title_sort Em busca da qualidade educacional na pré-escola: uma experiência mexicana
author Myers, Robert
author_facet Myers, Robert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Myers, Robert
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Pesquisa
México
Qualidade do Ensino.
topic Educação Pré-Escolar
Pesquisa
México
Qualidade do Ensino.
description O objetivo deste artigo é relatar um trabalho de elaboração e aplicação de instrumentos para avaliar a qualidade da educação pré-escolar em curso no México. Após breve apresentação do contexto do trabalho, descreve-se a trajetória seguida para desenvolver um instrumento que representa uma definição operacional de qualidade e uma metodologia que o incorpora à pesquisa e à avaliação. Apresentam-se a seguir exemplos da aplicação do instrumento em dois estudos e alguns de seus resultados, e finaliza-se com algumas conclusões e implicações para o planejamento de políticas públicas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/119
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/119/124
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 100-115
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 100-115
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 100-115
Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 100-115
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308097179648