Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Bastos, João Luiz Dornelles, Nomura, Lincon Hideo, Peres, Marco Aurélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406
Resumo: Existem diferentes propostas para aumento da população negra na universidade. Com o objetivo de investigar o impacto da adoção de algumas propostas na proporção de negros no ensino superior, a partir dos bancos de dados do vestibular e dos matriculados em 2004 na Universidade Federal de Santa Catarina, foi estudada a distribuição étnico-racial na instituição. Verificou-se baixa proporção de estudantes negros candidatos e aprovados no vestibular e matriculados na referida universidade. A duplicação do número de vagas e a reserva de 50% das vagas para egressos de escola pública não alteram esse perfil étnico-racial, indicando que políticas sensíveis à cor têm de ser utilizadas para aumentar a proporção de estudantes negros no ensino superior público e contribuir para a redução de desigualdades raciais no Brasil. Foram simuladas diferentes proporções de reservas de vagas: 15%, 20% e 5% de negros, esta última somente para oriundos de escola pública. Em geral, a redução da nota mínima de ingresso em cursos de diferentes níveis de prestígio social é da ordem de 10% ou menos, não indicando um quadro de expressiva queda da qualidade de ensino.
id FCC-1_9b9771a403846485199e12a15198bfa4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/406
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?Discriminação RacialDesigualdades SociaisUniversidadesNegrosExistem diferentes propostas para aumento da população negra na universidade. Com o objetivo de investigar o impacto da adoção de algumas propostas na proporção de negros no ensino superior, a partir dos bancos de dados do vestibular e dos matriculados em 2004 na Universidade Federal de Santa Catarina, foi estudada a distribuição étnico-racial na instituição. Verificou-se baixa proporção de estudantes negros candidatos e aprovados no vestibular e matriculados na referida universidade. A duplicação do número de vagas e a reserva de 50% das vagas para egressos de escola pública não alteram esse perfil étnico-racial, indicando que políticas sensíveis à cor têm de ser utilizadas para aumentar a proporção de estudantes negros no ensino superior público e contribuir para a redução de desigualdades raciais no Brasil. Foram simuladas diferentes proporções de reservas de vagas: 15%, 20% e 5% de negros, esta última somente para oriundos de escola pública. Em geral, a redução da nota mínima de ingresso em cursos de diferentes níveis de prestígio social é da ordem de 10% ou menos, não indicando um quadro de expressiva queda da qualidade de ensino.Fundação Carlos Chagas2006-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 128 (2006); 473-495Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 128 (2006); 473-495Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 128 (2006); 473-495Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 128 (2006); 473-4951980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406/409Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTragtenberg, Marcelo Henrique RomanoBastos, João Luiz DornellesNomura, Lincon HideoPeres, Marco Aurélio2023-11-06T13:23:59Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/406Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T13:23:59Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?
title Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?
spellingShingle Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?
Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano
Discriminação Racial
Desigualdades Sociais
Universidades
Negros
title_short Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?
title_full Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?
title_fullStr Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?
title_full_unstemmed Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?
title_sort Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?
author Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano
author_facet Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano
Bastos, João Luiz Dornelles
Nomura, Lincon Hideo
Peres, Marco Aurélio
author_role author
author2 Bastos, João Luiz Dornelles
Nomura, Lincon Hideo
Peres, Marco Aurélio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano
Bastos, João Luiz Dornelles
Nomura, Lincon Hideo
Peres, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Discriminação Racial
Desigualdades Sociais
Universidades
Negros
topic Discriminação Racial
Desigualdades Sociais
Universidades
Negros
description Existem diferentes propostas para aumento da população negra na universidade. Com o objetivo de investigar o impacto da adoção de algumas propostas na proporção de negros no ensino superior, a partir dos bancos de dados do vestibular e dos matriculados em 2004 na Universidade Federal de Santa Catarina, foi estudada a distribuição étnico-racial na instituição. Verificou-se baixa proporção de estudantes negros candidatos e aprovados no vestibular e matriculados na referida universidade. A duplicação do número de vagas e a reserva de 50% das vagas para egressos de escola pública não alteram esse perfil étnico-racial, indicando que políticas sensíveis à cor têm de ser utilizadas para aumentar a proporção de estudantes negros no ensino superior público e contribuir para a redução de desigualdades raciais no Brasil. Foram simuladas diferentes proporções de reservas de vagas: 15%, 20% e 5% de negros, esta última somente para oriundos de escola pública. Em geral, a redução da nota mínima de ingresso em cursos de diferentes níveis de prestígio social é da ordem de 10% ou menos, não indicando um quadro de expressiva queda da qualidade de ensino.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406/409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 128 (2006); 473-495
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 128 (2006); 473-495
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 128 (2006); 473-495
Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 128 (2006); 473-495
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309242224640