Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406 |
Resumo: | Existem diferentes propostas para aumento da população negra na universidade. Com o objetivo de investigar o impacto da adoção de algumas propostas na proporção de negros no ensino superior, a partir dos bancos de dados do vestibular e dos matriculados em 2004 na Universidade Federal de Santa Catarina, foi estudada a distribuição étnico-racial na instituição. Verificou-se baixa proporção de estudantes negros candidatos e aprovados no vestibular e matriculados na referida universidade. A duplicação do número de vagas e a reserva de 50% das vagas para egressos de escola pública não alteram esse perfil étnico-racial, indicando que políticas sensíveis à cor têm de ser utilizadas para aumentar a proporção de estudantes negros no ensino superior público e contribuir para a redução de desigualdades raciais no Brasil. Foram simuladas diferentes proporções de reservas de vagas: 15%, 20% e 5% de negros, esta última somente para oriundos de escola pública. Em geral, a redução da nota mínima de ingresso em cursos de diferentes níveis de prestígio social é da ordem de 10% ou menos, não indicando um quadro de expressiva queda da qualidade de ensino. |
id |
FCC-1_9b9771a403846485199e12a15198bfa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/406 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?Discriminação RacialDesigualdades SociaisUniversidadesNegrosExistem diferentes propostas para aumento da população negra na universidade. Com o objetivo de investigar o impacto da adoção de algumas propostas na proporção de negros no ensino superior, a partir dos bancos de dados do vestibular e dos matriculados em 2004 na Universidade Federal de Santa Catarina, foi estudada a distribuição étnico-racial na instituição. Verificou-se baixa proporção de estudantes negros candidatos e aprovados no vestibular e matriculados na referida universidade. A duplicação do número de vagas e a reserva de 50% das vagas para egressos de escola pública não alteram esse perfil étnico-racial, indicando que políticas sensíveis à cor têm de ser utilizadas para aumentar a proporção de estudantes negros no ensino superior público e contribuir para a redução de desigualdades raciais no Brasil. Foram simuladas diferentes proporções de reservas de vagas: 15%, 20% e 5% de negros, esta última somente para oriundos de escola pública. Em geral, a redução da nota mínima de ingresso em cursos de diferentes níveis de prestígio social é da ordem de 10% ou menos, não indicando um quadro de expressiva queda da qualidade de ensino.Fundação Carlos Chagas2006-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 128 (2006); 473-495Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 128 (2006); 473-495Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 128 (2006); 473-495Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 128 (2006); 473-4951980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406/409Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTragtenberg, Marcelo Henrique RomanoBastos, João Luiz DornellesNomura, Lincon HideoPeres, Marco Aurélio2023-11-06T13:23:59Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/406Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T13:23:59Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade? |
title |
Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade? |
spellingShingle |
Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade? Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano Discriminação Racial Desigualdades Sociais Universidades Negros |
title_short |
Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade? |
title_full |
Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade? |
title_fullStr |
Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade? |
title_full_unstemmed |
Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade? |
title_sort |
Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade? |
author |
Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano |
author_facet |
Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano Bastos, João Luiz Dornelles Nomura, Lincon Hideo Peres, Marco Aurélio |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, João Luiz Dornelles Nomura, Lincon Hideo Peres, Marco Aurélio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano Bastos, João Luiz Dornelles Nomura, Lincon Hideo Peres, Marco Aurélio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discriminação Racial Desigualdades Sociais Universidades Negros |
topic |
Discriminação Racial Desigualdades Sociais Universidades Negros |
description |
Existem diferentes propostas para aumento da população negra na universidade. Com o objetivo de investigar o impacto da adoção de algumas propostas na proporção de negros no ensino superior, a partir dos bancos de dados do vestibular e dos matriculados em 2004 na Universidade Federal de Santa Catarina, foi estudada a distribuição étnico-racial na instituição. Verificou-se baixa proporção de estudantes negros candidatos e aprovados no vestibular e matriculados na referida universidade. A duplicação do número de vagas e a reserva de 50% das vagas para egressos de escola pública não alteram esse perfil étnico-racial, indicando que políticas sensíveis à cor têm de ser utilizadas para aumentar a proporção de estudantes negros no ensino superior público e contribuir para a redução de desigualdades raciais no Brasil. Foram simuladas diferentes proporções de reservas de vagas: 15%, 20% e 5% de negros, esta última somente para oriundos de escola pública. Em geral, a redução da nota mínima de ingresso em cursos de diferentes níveis de prestígio social é da ordem de 10% ou menos, não indicando um quadro de expressiva queda da qualidade de ensino. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/406/409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 128 (2006); 473-495 Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 128 (2006); 473-495 Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 128 (2006); 473-495 Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 128 (2006); 473-495 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309242224640 |