Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bekman, Roberto M.
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2202
Resumo: O artigo apresenta os Blocos Incompletos Balanceados (BIB) como uma possível solução para o problema de como se distribuir um grande número de questões (adequado para se obter informações amplas sobre o ensino) em cadernos de prova com poucas questões (adequados aos alunos). A forma de se distribuir as questões em Blocos Incompletos Balanceados é especialmente útil no uso conjunto com análises à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI) como forma de uniformizar a exposição das questões, visando a obtenção de resultados mais precisos. Neste sentido são apresentados vários exemplos de Blocos Incompletos Balanceados que atendem a diferentes relações entre o número de questões nos cadernos de prova dos alunos face ao total de questões do estudo.
id FCC-2_0ab93c92ce2859853671b0d36d9724d9
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2202
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.TRIBlocos Incompletos BalanceadosConstrução de ProvasO artigo apresenta os Blocos Incompletos Balanceados (BIB) como uma possível solução para o problema de como se distribuir um grande número de questões (adequado para se obter informações amplas sobre o ensino) em cadernos de prova com poucas questões (adequados aos alunos). A forma de se distribuir as questões em Blocos Incompletos Balanceados é especialmente útil no uso conjunto com análises à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI) como forma de uniformizar a exposição das questões, visando a obtenção de resultados mais precisos. Neste sentido são apresentados vários exemplos de Blocos Incompletos Balanceados que atendem a diferentes relações entre o número de questões nos cadernos de prova dos alunos face ao total de questões do estudo.Fundação Carlos Chagas2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/220210.18222/eae02420012202Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 24 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; N. 24 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; n. 24 (2001); 119-1361984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2202/2165Bekman, Roberto M.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:14:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2202Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:14:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.
title Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.
spellingShingle Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.
Bekman, Roberto M.
TRI
Blocos Incompletos Balanceados
Construção de Provas
title_short Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.
title_full Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.
title_fullStr Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.
title_full_unstemmed Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.
title_sort Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.
author Bekman, Roberto M.
author_facet Bekman, Roberto M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bekman, Roberto M.
dc.subject.por.fl_str_mv TRI
Blocos Incompletos Balanceados
Construção de Provas
topic TRI
Blocos Incompletos Balanceados
Construção de Provas
description O artigo apresenta os Blocos Incompletos Balanceados (BIB) como uma possível solução para o problema de como se distribuir um grande número de questões (adequado para se obter informações amplas sobre o ensino) em cadernos de prova com poucas questões (adequados aos alunos). A forma de se distribuir as questões em Blocos Incompletos Balanceados é especialmente útil no uso conjunto com análises à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI) como forma de uniformizar a exposição das questões, visando a obtenção de resultados mais precisos. Neste sentido são apresentados vários exemplos de Blocos Incompletos Balanceados que atendem a diferentes relações entre o número de questões nos cadernos de prova dos alunos face ao total de questões do estudo.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2202
10.18222/eae02420012202
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2202
identifier_str_mv 10.18222/eae02420012202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2202/2165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 119-136
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 24 (2001); 119-136
Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 119-136
Estudos em Avaliação Educacional; N. 24 (2001); 119-136
Estudos em Avaliação Educacional; n. 24 (2001); 119-136
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420720918528