Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2202 |
Resumo: | O artigo apresenta os Blocos Incompletos Balanceados (BIB) como uma possível solução para o problema de como se distribuir um grande número de questões (adequado para se obter informações amplas sobre o ensino) em cadernos de prova com poucas questões (adequados aos alunos). A forma de se distribuir as questões em Blocos Incompletos Balanceados é especialmente útil no uso conjunto com análises à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI) como forma de uniformizar a exposição das questões, visando a obtenção de resultados mais precisos. Neste sentido são apresentados vários exemplos de Blocos Incompletos Balanceados que atendem a diferentes relações entre o número de questões nos cadernos de prova dos alunos face ao total de questões do estudo. |
id |
FCC-2_0ab93c92ce2859853671b0d36d9724d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2202 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item.TRIBlocos Incompletos BalanceadosConstrução de ProvasO artigo apresenta os Blocos Incompletos Balanceados (BIB) como uma possível solução para o problema de como se distribuir um grande número de questões (adequado para se obter informações amplas sobre o ensino) em cadernos de prova com poucas questões (adequados aos alunos). A forma de se distribuir as questões em Blocos Incompletos Balanceados é especialmente útil no uso conjunto com análises à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI) como forma de uniformizar a exposição das questões, visando a obtenção de resultados mais precisos. Neste sentido são apresentados vários exemplos de Blocos Incompletos Balanceados que atendem a diferentes relações entre o número de questões nos cadernos de prova dos alunos face ao total de questões do estudo.Fundação Carlos Chagas2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/220210.18222/eae02420012202Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 24 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; N. 24 (2001); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; n. 24 (2001); 119-1361984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2202/2165Bekman, Roberto M.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:14:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2202Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:14:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item. |
title |
Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item. |
spellingShingle |
Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item. Bekman, Roberto M. TRI Blocos Incompletos Balanceados Construção de Provas |
title_short |
Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item. |
title_full |
Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item. |
title_fullStr |
Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item. |
title_full_unstemmed |
Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item. |
title_sort |
Aplicação dos blocos incompletos balanceados na Teoria de Resposta ao Item. |
author |
Bekman, Roberto M. |
author_facet |
Bekman, Roberto M. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bekman, Roberto M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TRI Blocos Incompletos Balanceados Construção de Provas |
topic |
TRI Blocos Incompletos Balanceados Construção de Provas |
description |
O artigo apresenta os Blocos Incompletos Balanceados (BIB) como uma possível solução para o problema de como se distribuir um grande número de questões (adequado para se obter informações amplas sobre o ensino) em cadernos de prova com poucas questões (adequados aos alunos). A forma de se distribuir as questões em Blocos Incompletos Balanceados é especialmente útil no uso conjunto com análises à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI) como forma de uniformizar a exposição das questões, visando a obtenção de resultados mais precisos. Neste sentido são apresentados vários exemplos de Blocos Incompletos Balanceados que atendem a diferentes relações entre o número de questões nos cadernos de prova dos alunos face ao total de questões do estudo. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2202 10.18222/eae02420012202 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2202 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02420012202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2202/2165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 24 (2001); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; No. 24 (2001); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; N. 24 (2001); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; n. 24 (2001); 119-136 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420720918528 |