Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria do Socorro Taurino
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2276
Resumo: Apresentar formas de operacionalização da avaliação por norma e por critério, considerando a possibilidade de sua utilização em sala de aula, pelo professor, constituiu o principal objetivo da autora em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de São Paulo. A autora aprofunda a discussão sobre como as escolas lidam com o processo de avaliação, perdendo, quase sempre, a oportunidade de levantar dados sobre os processos de ensino e aprendizagem. Analisa, ainda, o papel da matemática no currículo, evidenciando a dificuldade que ela representa para os alunos, gerando reprovação e evasão. Verifica, em seguida, se a utilização de diferentes tipos de avaliação contribui, diferentemente, para os resultados da aprendizagem em matemática.
id FCC-2_34358c41f5206cd514987f27c1a9d88f
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2276
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da AprendizagemAvaliação da AprendizagemEnsino de MatemáticaPsicologia da EducaçãoApresentar formas de operacionalização da avaliação por norma e por critério, considerando a possibilidade de sua utilização em sala de aula, pelo professor, constituiu o principal objetivo da autora em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de São Paulo. A autora aprofunda a discussão sobre como as escolas lidam com o processo de avaliação, perdendo, quase sempre, a oportunidade de levantar dados sobre os processos de ensino e aprendizagem. Analisa, ainda, o papel da matemática no currículo, evidenciando a dificuldade que ela representa para os alunos, gerando reprovação e evasão. Verifica, em seguida, se a utilização de diferentes tipos de avaliação contribui, diferentemente, para os resultados da aprendizagem em matemática.Fundação Carlos Chagas1997-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/227610.18222/eae01519972276Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 135-198Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 15 (1997); 135-198Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 135-198Estudos em Avaliação Educacional; N. 15 (1997); 135-198Estudos em Avaliação Educacional; n. 15 (1997); 135-1981984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2276/2227Brito, Maria do Socorro Taurinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:20:00Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2276Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:20Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem
title Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem
spellingShingle Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem
Brito, Maria do Socorro Taurino
Avaliação da Aprendizagem
Ensino de Matemática
Psicologia da Educação
title_short Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem
title_full Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem
title_fullStr Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem
title_full_unstemmed Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem
title_sort Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem
author Brito, Maria do Socorro Taurino
author_facet Brito, Maria do Socorro Taurino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maria do Socorro Taurino
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Ensino de Matemática
Psicologia da Educação
topic Avaliação da Aprendizagem
Ensino de Matemática
Psicologia da Educação
description Apresentar formas de operacionalização da avaliação por norma e por critério, considerando a possibilidade de sua utilização em sala de aula, pelo professor, constituiu o principal objetivo da autora em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de São Paulo. A autora aprofunda a discussão sobre como as escolas lidam com o processo de avaliação, perdendo, quase sempre, a oportunidade de levantar dados sobre os processos de ensino e aprendizagem. Analisa, ainda, o papel da matemática no currículo, evidenciando a dificuldade que ela representa para os alunos, gerando reprovação e evasão. Verifica, em seguida, se a utilização de diferentes tipos de avaliação contribui, diferentemente, para os resultados da aprendizagem em matemática.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2276
10.18222/eae01519972276
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2276
identifier_str_mv 10.18222/eae01519972276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2276/2227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 135-198
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 15 (1997); 135-198
Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 135-198
Estudos em Avaliação Educacional; N. 15 (1997); 135-198
Estudos em Avaliação Educacional; n. 15 (1997); 135-198
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421066948608