Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2276 |
Resumo: | Apresentar formas de operacionalização da avaliação por norma e por critério, considerando a possibilidade de sua utilização em sala de aula, pelo professor, constituiu o principal objetivo da autora em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de São Paulo. A autora aprofunda a discussão sobre como as escolas lidam com o processo de avaliação, perdendo, quase sempre, a oportunidade de levantar dados sobre os processos de ensino e aprendizagem. Analisa, ainda, o papel da matemática no currículo, evidenciando a dificuldade que ela representa para os alunos, gerando reprovação e evasão. Verifica, em seguida, se a utilização de diferentes tipos de avaliação contribui, diferentemente, para os resultados da aprendizagem em matemática. |
id |
FCC-2_34358c41f5206cd514987f27c1a9d88f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2276 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da AprendizagemAvaliação da AprendizagemEnsino de MatemáticaPsicologia da EducaçãoApresentar formas de operacionalização da avaliação por norma e por critério, considerando a possibilidade de sua utilização em sala de aula, pelo professor, constituiu o principal objetivo da autora em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de São Paulo. A autora aprofunda a discussão sobre como as escolas lidam com o processo de avaliação, perdendo, quase sempre, a oportunidade de levantar dados sobre os processos de ensino e aprendizagem. Analisa, ainda, o papel da matemática no currículo, evidenciando a dificuldade que ela representa para os alunos, gerando reprovação e evasão. Verifica, em seguida, se a utilização de diferentes tipos de avaliação contribui, diferentemente, para os resultados da aprendizagem em matemática.Fundação Carlos Chagas1997-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/227610.18222/eae01519972276Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 135-198Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 15 (1997); 135-198Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 135-198Estudos em Avaliação Educacional; N. 15 (1997); 135-198Estudos em Avaliação Educacional; n. 15 (1997); 135-1981984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2276/2227Brito, Maria do Socorro Taurinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:20:00Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2276Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:20Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem |
title |
Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem |
spellingShingle |
Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem Brito, Maria do Socorro Taurino Avaliação da Aprendizagem Ensino de Matemática Psicologia da Educação |
title_short |
Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem |
title_full |
Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem |
title_fullStr |
Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem |
title_sort |
Norma e critério de desempenho como parâmetros da avaliação da Aprendizagem |
author |
Brito, Maria do Socorro Taurino |
author_facet |
Brito, Maria do Socorro Taurino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Maria do Socorro Taurino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Ensino de Matemática Psicologia da Educação |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Ensino de Matemática Psicologia da Educação |
description |
Apresentar formas de operacionalização da avaliação por norma e por critério, considerando a possibilidade de sua utilização em sala de aula, pelo professor, constituiu o principal objetivo da autora em sua tese de doutorado apresentada na Universidade de São Paulo. A autora aprofunda a discussão sobre como as escolas lidam com o processo de avaliação, perdendo, quase sempre, a oportunidade de levantar dados sobre os processos de ensino e aprendizagem. Analisa, ainda, o papel da matemática no currículo, evidenciando a dificuldade que ela representa para os alunos, gerando reprovação e evasão. Verifica, em seguida, se a utilização de diferentes tipos de avaliação contribui, diferentemente, para os resultados da aprendizagem em matemática. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2276 10.18222/eae01519972276 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2276 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae01519972276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2276/2227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 135-198 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 15 (1997); 135-198 Estudos em Avaliação Educacional; No. 15 (1997); 135-198 Estudos em Avaliação Educacional; N. 15 (1997); 135-198 Estudos em Avaliação Educacional; n. 15 (1997); 135-198 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421066948608 |