Avaliação da ação afirmativa no vestibular da UFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lilia Carolina Carneiro da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Jessica Priscila Rivas dos, Guimarães, Antonio, Guimarães, Nadya Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2025
Resumo: Com o objetivo de tornar o ensino superior acessível a todos, independentemente da classe social ou etnia, as universidades públicas vêm implantando ações afirmativas. A partir de 2005, o vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) possui um sistema de cotas que reserva cerca de 45% das vagas para candidatos originários de escola pública que se declaram pretos, pardos, índio-descendentes ou de outros grupos étnicos. Assim, desejando verificar as mudanças ocorridas no vestibular, em razão do sistema de cotas, este estudo utiliza dados da UFBA, de 2003 a 2008, e analisa a relação existente entre a aprovação no vestibular e as características dos candidatos, como renda familiar, cor/raça e nível educacional dos pais, entre outras variáveis. Mediante modelos logísticos ajustados a cada característica do candidato, foi observado que o sistema de cotas aumentou as chances de aprovação para os candidatos com renda familiar de 1 a 5 salários mínimos, que estudaram em escola estadual no 2º grau, e que trabalharam enquanto cursavam o ensino médio, entre outras variáveis. Já com o modelo logístico múltiplo, foi observado principalmente que a variável raça/cor apresentou uma tendência à equidade ao longo dos anos, isto é, independentemente da etnia, os candidatos tendem a ter as mesmas chances de serem aprovados no vestibular.
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