Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riani, Juliana de Lucena Ruas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Vania Candida da, Soares, Tufi Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1918
Resumo: Esse trabalho analisou os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização nos anos de 2006 e 2010 e a evolução das desigualdades regionais entre escolas e entre os alunos da rede pública de Minas Gerais. Seus resultados indicam que no período estudado os alunos aumentaram consideravelmente sua alfabetização. Porém esse resultado representa uma média das proficiências dos estudantes e não leva em conta como estes se distribuem, deixando de lado, portanto, as desigualdades entre as regiões, as escolas e os próprios alunos. Com o objetivo de apontar tais diferenças, este trabalho analisou a evolução dos níveis de proficiência entre as regiões, entre os estudantes e entre as escolas. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diminuição da desigualdade entre as regiões de Minas e entre os alunos, mas a diferença entre as escolas aumentou.
id FCC-2_58f4fc3a01eb8a2fe13b101621a9c13a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1918
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdadeEducaçãoAlfabetizaçãoDesigualdades RegionaisProalfaEsse trabalho analisou os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização nos anos de 2006 e 2010 e a evolução das desigualdades regionais entre escolas e entre os alunos da rede pública de Minas Gerais. Seus resultados indicam que no período estudado os alunos aumentaram consideravelmente sua alfabetização. Porém esse resultado representa uma média das proficiências dos estudantes e não leva em conta como estes se distribuem, deixando de lado, portanto, as desigualdades entre as regiões, as escolas e os próprios alunos. Com o objetivo de apontar tais diferenças, este trabalho analisou a evolução dos níveis de proficiência entre as regiões, entre os estudantes e entre as escolas. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diminuição da desigualdade entre as regiões de Minas e entre os alunos, mas a diferença entre as escolas aumentou.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/191810.18222/eae235320121918Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 126-147Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 126-147Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 126-147Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 126-147Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 126-1471984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1918/1902Riani, Juliana de Lucena RuasSilva, Vania Candida daSoares, Tufi Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T17:46:05Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1918Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T17:46:05Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade
title Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade
spellingShingle Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade
Riani, Juliana de Lucena Ruas
Educação
Alfabetização
Desigualdades Regionais
Proalfa
title_short Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade
title_full Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade
title_fullStr Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade
title_full_unstemmed Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade
title_sort Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade
author Riani, Juliana de Lucena Ruas
author_facet Riani, Juliana de Lucena Ruas
Silva, Vania Candida da
Soares, Tufi Machado
author_role author
author2 Silva, Vania Candida da
Soares, Tufi Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riani, Juliana de Lucena Ruas
Silva, Vania Candida da
Soares, Tufi Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Alfabetização
Desigualdades Regionais
Proalfa
topic Educação
Alfabetização
Desigualdades Regionais
Proalfa
description Esse trabalho analisou os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização nos anos de 2006 e 2010 e a evolução das desigualdades regionais entre escolas e entre os alunos da rede pública de Minas Gerais. Seus resultados indicam que no período estudado os alunos aumentaram consideravelmente sua alfabetização. Porém esse resultado representa uma média das proficiências dos estudantes e não leva em conta como estes se distribuem, deixando de lado, portanto, as desigualdades entre as regiões, as escolas e os próprios alunos. Com o objetivo de apontar tais diferenças, este trabalho analisou a evolução dos níveis de proficiência entre as regiões, entre os estudantes e entre as escolas. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diminuição da desigualdade entre as regiões de Minas e entre os alunos, mas a diferença entre as escolas aumentou.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1918
10.18222/eae235320121918
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1918
identifier_str_mv 10.18222/eae235320121918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1918/1902
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 126-147
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 126-147
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 126-147
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 126-147
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 126-147
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419775102976