Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawashima, Rosana Akemi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, Raul Aragão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2734
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar os juízos a respeito da virtude generosidade ou justiça de professores da educação infantil e compará-los com os das crianças. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade desse nível de ensino. O instrumento utilizado foi um dilema moral em que a protagonista da história teria de optar entre dar um prêmio para a criança que fez o desenho mais bonito (justiça) ou para a criança que estava triste (generosidade). Os resultados indicam que a justiça é a virtude mais valorizada pelas professoras e que já é valorizada pelas crianças, podendo ser uma necessidade para elas. E a generosidade é mais valorizada pelas crianças do que pelas professoras.
id FCC-2_74034790d2ac6ad625ace8d60ff9de8f
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2734
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?GenerosidadeJustiçaEducação InfantilValores MoraisO objetivo deste trabalho é investigar os juízos a respeito da virtude generosidade ou justiça de professores da educação infantil e compará-los com os das crianças. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade desse nível de ensino. O instrumento utilizado foi um dilema moral em que a protagonista da história teria de optar entre dar um prêmio para a criança que fez o desenho mais bonito (justiça) ou para a criança que estava triste (generosidade). Os resultados indicam que a justiça é a virtude mais valorizada pelas professoras e que já é valorizada pelas crianças, podendo ser uma necessidade para elas. E a generosidade é mais valorizada pelas crianças do que pelas professoras.Fundação Carlos Chagas2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/273410.18222/eae245620132734Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 48-74Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 48-74Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 48-74Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 48-74Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 48-741984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2734/2686Kawashima, Rosana AkemiMartins, Raul Aragãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:36:09Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2734Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:36:09Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?
title Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?
spellingShingle Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?
Kawashima, Rosana Akemi
Generosidade
Justiça
Educação Infantil
Valores Morais
title_short Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?
title_full Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?
title_fullStr Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?
title_full_unstemmed Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?
title_sort Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?
author Kawashima, Rosana Akemi
author_facet Kawashima, Rosana Akemi
Martins, Raul Aragão
author_role author
author2 Martins, Raul Aragão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawashima, Rosana Akemi
Martins, Raul Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv Generosidade
Justiça
Educação Infantil
Valores Morais
topic Generosidade
Justiça
Educação Infantil
Valores Morais
description O objetivo deste trabalho é investigar os juízos a respeito da virtude generosidade ou justiça de professores da educação infantil e compará-los com os das crianças. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade desse nível de ensino. O instrumento utilizado foi um dilema moral em que a protagonista da história teria de optar entre dar um prêmio para a criança que fez o desenho mais bonito (justiça) ou para a criança que estava triste (generosidade). Os resultados indicam que a justiça é a virtude mais valorizada pelas professoras e que já é valorizada pelas crianças, podendo ser uma necessidade para elas. E a generosidade é mais valorizada pelas crianças do que pelas professoras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2734
10.18222/eae245620132734
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2734
identifier_str_mv 10.18222/eae245620132734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2734/2686
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 48-74
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 48-74
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 48-74
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 48-74
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 48-74
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421881692160