Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartholo, Tiago Lisboa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2927
Resumo: O artigo analisa o fenômeno das transferências de alunos entre escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro e suas possíveis relações com processos de segregação escolar. É utilizado um indicador para medir a segregação escolar – o Segregation Index –, em desenhos longitudinais para todas as transições do ensino fundamental. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e o contemplam todos os alunos da rede entre 2006 e 2011. Três características dos alunos foram consideradas: cor/raça; educação dos pais; e condição de pobreza. Os resultados sugerem que: o impacto do remanejamento de alunos entre o primeiro e o segundo segmentos é desagregador, ou seja, as escolas se tornam mais misturadas em sua composição social; as transferências ao longo do segundo segmento apresentam um padrão definido e sugerem um processo constante de seleção do alunado.
id FCC-2_822ef007071e3f83945f1f57db64eabf
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2927
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantesSEGREGAÇÃO ESCOLARMOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTESESTUDO LONGITUDINALINDICADORESO artigo analisa o fenômeno das transferências de alunos entre escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro e suas possíveis relações com processos de segregação escolar. É utilizado um indicador para medir a segregação escolar – o Segregation Index –, em desenhos longitudinais para todas as transições do ensino fundamental. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e o contemplam todos os alunos da rede entre 2006 e 2011. Três características dos alunos foram consideradas: cor/raça; educação dos pais; e condição de pobreza. Os resultados sugerem que: o impacto do remanejamento de alunos entre o primeiro e o segundo segmentos é desagregador, ou seja, as escolas se tornam mais misturadas em sua composição social; as transferências ao longo do segundo segmento apresentam um padrão definido e sugerem um processo constante de seleção do alunado.Fundação Carlos Chagas2014-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/292710.18222/eae255820142927Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 242-271Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 242-271Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 242-271Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 242-271Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 242-2711984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2927/2776Bartholo, Tiago Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T21:17:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2927Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-10-06T21:17:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes
title Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes
spellingShingle Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes
Bartholo, Tiago Lisboa
SEGREGAÇÃO ESCOLAR
MOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES
ESTUDO LONGITUDINAL
INDICADORES
title_short Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes
title_full Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes
title_fullStr Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes
title_full_unstemmed Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes
title_sort Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes
author Bartholo, Tiago Lisboa
author_facet Bartholo, Tiago Lisboa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartholo, Tiago Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv SEGREGAÇÃO ESCOLAR
MOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES
ESTUDO LONGITUDINAL
INDICADORES
topic SEGREGAÇÃO ESCOLAR
MOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES
ESTUDO LONGITUDINAL
INDICADORES
description O artigo analisa o fenômeno das transferências de alunos entre escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro e suas possíveis relações com processos de segregação escolar. É utilizado um indicador para medir a segregação escolar – o Segregation Index –, em desenhos longitudinais para todas as transições do ensino fundamental. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e o contemplam todos os alunos da rede entre 2006 e 2011. Três características dos alunos foram consideradas: cor/raça; educação dos pais; e condição de pobreza. Os resultados sugerem que: o impacto do remanejamento de alunos entre o primeiro e o segundo segmentos é desagregador, ou seja, as escolas se tornam mais misturadas em sua composição social; as transferências ao longo do segundo segmento apresentam um padrão definido e sugerem um processo constante de seleção do alunado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2927
10.18222/eae255820142927
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2927
identifier_str_mv 10.18222/eae255820142927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2927/2776
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 242-271
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 242-271
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 242-271
Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 242-271
Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 242-271
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421958238208