Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2927 |
Resumo: | O artigo analisa o fenômeno das transferências de alunos entre escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro e suas possíveis relações com processos de segregação escolar. É utilizado um indicador para medir a segregação escolar – o Segregation Index –, em desenhos longitudinais para todas as transições do ensino fundamental. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e o contemplam todos os alunos da rede entre 2006 e 2011. Três características dos alunos foram consideradas: cor/raça; educação dos pais; e condição de pobreza. Os resultados sugerem que: o impacto do remanejamento de alunos entre o primeiro e o segundo segmentos é desagregador, ou seja, as escolas se tornam mais misturadas em sua composição social; as transferências ao longo do segundo segmento apresentam um padrão definido e sugerem um processo constante de seleção do alunado. |
id |
FCC-2_822ef007071e3f83945f1f57db64eabf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2927 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantesSEGREGAÇÃO ESCOLARMOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTESESTUDO LONGITUDINALINDICADORESO artigo analisa o fenômeno das transferências de alunos entre escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro e suas possíveis relações com processos de segregação escolar. É utilizado um indicador para medir a segregação escolar – o Segregation Index –, em desenhos longitudinais para todas as transições do ensino fundamental. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e o contemplam todos os alunos da rede entre 2006 e 2011. Três características dos alunos foram consideradas: cor/raça; educação dos pais; e condição de pobreza. Os resultados sugerem que: o impacto do remanejamento de alunos entre o primeiro e o segundo segmentos é desagregador, ou seja, as escolas se tornam mais misturadas em sua composição social; as transferências ao longo do segundo segmento apresentam um padrão definido e sugerem um processo constante de seleção do alunado.Fundação Carlos Chagas2014-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/292710.18222/eae255820142927Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 242-271Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 242-271Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 242-271Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 242-271Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 242-2711984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2927/2776Bartholo, Tiago Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T21:17:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2927Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-10-06T21:17:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes |
title |
Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes |
spellingShingle |
Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes Bartholo, Tiago Lisboa SEGREGAÇÃO ESCOLAR MOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES ESTUDO LONGITUDINAL INDICADORES |
title_short |
Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes |
title_full |
Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes |
title_fullStr |
Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes |
title_full_unstemmed |
Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes |
title_sort |
Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes |
author |
Bartholo, Tiago Lisboa |
author_facet |
Bartholo, Tiago Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bartholo, Tiago Lisboa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SEGREGAÇÃO ESCOLAR MOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES ESTUDO LONGITUDINAL INDICADORES |
topic |
SEGREGAÇÃO ESCOLAR MOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES ESTUDO LONGITUDINAL INDICADORES |
description |
O artigo analisa o fenômeno das transferências de alunos entre escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro e suas possíveis relações com processos de segregação escolar. É utilizado um indicador para medir a segregação escolar – o Segregation Index –, em desenhos longitudinais para todas as transições do ensino fundamental. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e o contemplam todos os alunos da rede entre 2006 e 2011. Três características dos alunos foram consideradas: cor/raça; educação dos pais; e condição de pobreza. Os resultados sugerem que: o impacto do remanejamento de alunos entre o primeiro e o segundo segmentos é desagregador, ou seja, as escolas se tornam mais misturadas em sua composição social; as transferências ao longo do segundo segmento apresentam um padrão definido e sugerem um processo constante de seleção do alunado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2927 10.18222/eae255820142927 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2927 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae255820142927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2927/2776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 242-271 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 242-271 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 242-271 Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 242-271 Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 242-271 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421958238208 |