A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2217 |
Resumo: | A autora apresenta, de forma acessível, as idéias nucleares do importante e denso documento que apresentou as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Discute a questão das áreas de conhecimento, procura esclarecer o entendimento de ensino por competências, aborda as preocupantes questões da contextualização e da interdisciplinaridade, entre outras. Assim, em resumo, a autora busca elucidar alguns dos conceitos básicos do documento e aponta implicações para o sistema paulista, Secretarias de Estado, escolas e para instituições responsáveis pela formação de docentes. |
id |
FCC-2_92942bf04dc5b5fb31a6567a0de6288f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2217 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médioCurrículosEnsino MédioEnsino de 2º GrauLegislação do EnsinoLDBA autora apresenta, de forma acessível, as idéias nucleares do importante e denso documento que apresentou as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Discute a questão das áreas de conhecimento, procura esclarecer o entendimento de ensino por competências, aborda as preocupantes questões da contextualização e da interdisciplinaridade, entre outras. Assim, em resumo, a autora busca elucidar alguns dos conceitos básicos do documento e aponta implicações para o sistema paulista, Secretarias de Estado, escolas e para instituições responsáveis pela formação de docentes. Fundação Carlos Chagas2000-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/221710.18222/eae02220002217Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 93-100Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 22 (2000); 93-100Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 93-100Estudos em Avaliação Educacional; N. 22 (2000); 93-100Estudos em Avaliação Educacional; n. 22 (2000); 93-1001984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2217/2175Barretto, Elba Siqueira de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:15:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2217Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:15:30Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio |
title |
A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio |
spellingShingle |
A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio Barretto, Elba Siqueira de Sá Currículos Ensino Médio Ensino de 2º Grau Legislação do Ensino LDB |
title_short |
A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio |
title_full |
A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio |
title_fullStr |
A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio |
title_sort |
A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio |
author |
Barretto, Elba Siqueira de Sá |
author_facet |
Barretto, Elba Siqueira de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barretto, Elba Siqueira de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Ensino Médio Ensino de 2º Grau Legislação do Ensino LDB |
topic |
Currículos Ensino Médio Ensino de 2º Grau Legislação do Ensino LDB |
description |
A autora apresenta, de forma acessível, as idéias nucleares do importante e denso documento que apresentou as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Discute a questão das áreas de conhecimento, procura esclarecer o entendimento de ensino por competências, aborda as preocupantes questões da contextualização e da interdisciplinaridade, entre outras. Assim, em resumo, a autora busca elucidar alguns dos conceitos básicos do documento e aponta implicações para o sistema paulista, Secretarias de Estado, escolas e para instituições responsáveis pela formação de docentes. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2217 10.18222/eae02220002217 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2217 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02220002217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2217/2175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 93-100 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 22 (2000); 93-100 Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 93-100 Estudos em Avaliação Educacional; N. 22 (2000); 93-100 Estudos em Avaliação Educacional; n. 22 (2000); 93-100 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420741890048 |