A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barretto, Elba Siqueira de Sá
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2217
Resumo: A autora apresenta, de forma acessível, as idéias nucleares do importante e denso documento que apresentou as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Discute a questão das áreas de conhecimento, procura esclarecer o entendimento de ensino por competências, aborda as preocupantes questões da contextualização e da interdisciplinaridade, entre outras. Assim, em resumo, a autora busca elucidar alguns dos conceitos básicos do documento e aponta implicações para o sistema paulista, Secretarias de Estado, escolas e para instituições responsáveis pela formação de docentes.
id FCC-2_92942bf04dc5b5fb31a6567a0de6288f
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2217
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médioCurrículosEnsino MédioEnsino de 2º GrauLegislação do EnsinoLDBA autora apresenta, de forma acessível, as idéias nucleares do importante e denso documento que apresentou as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Discute a questão das áreas de conhecimento, procura esclarecer o entendimento de ensino por competências, aborda as preocupantes questões da contextualização e da interdisciplinaridade, entre outras. Assim, em resumo, a autora busca elucidar alguns dos conceitos básicos do documento e aponta implicações para o sistema paulista, Secretarias de Estado, escolas e para instituições responsáveis pela formação de docentes. Fundação Carlos Chagas2000-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/221710.18222/eae02220002217Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 93-100Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 22 (2000); 93-100Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 93-100Estudos em Avaliação Educacional; N. 22 (2000); 93-100Estudos em Avaliação Educacional; n. 22 (2000); 93-1001984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2217/2175Barretto, Elba Siqueira de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:15:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2217Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:15:30Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio
title A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio
spellingShingle A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio
Barretto, Elba Siqueira de Sá
Currículos
Ensino Médio
Ensino de 2º Grau
Legislação do Ensino
LDB
title_short A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio
title_full A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio
title_fullStr A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio
title_full_unstemmed A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio
title_sort A propósito das orientações curriculares nacionais para o ensino médio
author Barretto, Elba Siqueira de Sá
author_facet Barretto, Elba Siqueira de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barretto, Elba Siqueira de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Ensino Médio
Ensino de 2º Grau
Legislação do Ensino
LDB
topic Currículos
Ensino Médio
Ensino de 2º Grau
Legislação do Ensino
LDB
description A autora apresenta, de forma acessível, as idéias nucleares do importante e denso documento que apresentou as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Discute a questão das áreas de conhecimento, procura esclarecer o entendimento de ensino por competências, aborda as preocupantes questões da contextualização e da interdisciplinaridade, entre outras. Assim, em resumo, a autora busca elucidar alguns dos conceitos básicos do documento e aponta implicações para o sistema paulista, Secretarias de Estado, escolas e para instituições responsáveis pela formação de docentes.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2217
10.18222/eae02220002217
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2217
identifier_str_mv 10.18222/eae02220002217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2217/2175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 93-100
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 22 (2000); 93-100
Estudos em Avaliação Educacional; No. 22 (2000); 93-100
Estudos em Avaliação Educacional; N. 22 (2000); 93-100
Estudos em Avaliação Educacional; n. 22 (2000); 93-100
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420741890048