A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Estudos em Avaliação Educacional |
Download full: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2725 |
Summary: | Este texto apresenta reflexões sobre experiências de ensino com pesquisa, em curso de graduação em pedagogia de uma universidade pública. As experiências envolveram, entre outras ações, problematização da realidade e definição dos objetivos e questões de pesquisa; construção coletiva do instrumento de coleta de dados; trabalho de campo em escolas públicas; construção de relatório. A análise evidencia que assumir a pesquisa como norteadora da formação profissional implica trabalhar elementos cognitivos e afetivos/ relacionais, bem como promover mudanças de atitude dos envolvidos, em um processo de aprender a aprender e de aprender a ser pessoa e professor. |
id |
FCC-2_aaa90f21119015aac6c91cb6c456298e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2725 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidadeFormação de ProfessoresPesquisa como Princípio FormativoProcesso de Ensino- AprendizagemEste texto apresenta reflexões sobre experiências de ensino com pesquisa, em curso de graduação em pedagogia de uma universidade pública. As experiências envolveram, entre outras ações, problematização da realidade e definição dos objetivos e questões de pesquisa; construção coletiva do instrumento de coleta de dados; trabalho de campo em escolas públicas; construção de relatório. A análise evidencia que assumir a pesquisa como norteadora da formação profissional implica trabalhar elementos cognitivos e afetivos/ relacionais, bem como promover mudanças de atitude dos envolvidos, em um processo de aprender a aprender e de aprender a ser pessoa e professor.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/272510.18222/eae245520132725Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 224-245Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 224-245Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 224-245Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 224-245Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 224-2451984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2725/2678Soares, Sandra Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:35:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2725Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:35:14Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade |
title |
A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade |
spellingShingle |
A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade Soares, Sandra Regina Formação de Professores Pesquisa como Princípio Formativo Processo de Ensino- Aprendizagem |
title_short |
A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade |
title_full |
A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade |
title_fullStr |
A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade |
title_full_unstemmed |
A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade |
title_sort |
A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade |
author |
Soares, Sandra Regina |
author_facet |
Soares, Sandra Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Sandra Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Pesquisa como Princípio Formativo Processo de Ensino- Aprendizagem |
topic |
Formação de Professores Pesquisa como Princípio Formativo Processo de Ensino- Aprendizagem |
description |
Este texto apresenta reflexões sobre experiências de ensino com pesquisa, em curso de graduação em pedagogia de uma universidade pública. As experiências envolveram, entre outras ações, problematização da realidade e definição dos objetivos e questões de pesquisa; construção coletiva do instrumento de coleta de dados; trabalho de campo em escolas públicas; construção de relatório. A análise evidencia que assumir a pesquisa como norteadora da formação profissional implica trabalhar elementos cognitivos e afetivos/ relacionais, bem como promover mudanças de atitude dos envolvidos, em um processo de aprender a aprender e de aprender a ser pessoa e professor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2725 10.18222/eae245520132725 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2725 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245520132725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2725/2678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 224-245 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 224-245 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 224-245 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 224-245 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 224-245 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421525176320 |