A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade

Bibliographic Details
Main Author: Soares, Sandra Regina
Publication Date: 2013
Format: Article
Language: por
Source: Estudos em Avaliação Educacional
Download full: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2725
Summary: Este texto apresenta reflexões sobre experiências de ensino com pesquisa, em curso de graduação em pedagogia de uma universidade pública. As experiências envolveram, entre outras ações, problematização da realidade e definição dos objetivos e questões de pesquisa; construção coletiva do instrumento de coleta de dados; trabalho de campo em escolas públicas; construção de relatório. A análise evidencia que assumir a pesquisa como norteadora da formação profissional implica trabalhar elementos cognitivos e afetivos/ relacionais, bem como promover mudanças de atitude dos envolvidos, em um processo de aprender a aprender e de aprender a ser pessoa e professor.
id FCC-2_aaa90f21119015aac6c91cb6c456298e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2725
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidadeFormação de ProfessoresPesquisa como Princípio FormativoProcesso de Ensino- AprendizagemEste texto apresenta reflexões sobre experiências de ensino com pesquisa, em curso de graduação em pedagogia de uma universidade pública. As experiências envolveram, entre outras ações, problematização da realidade e definição dos objetivos e questões de pesquisa; construção coletiva do instrumento de coleta de dados; trabalho de campo em escolas públicas; construção de relatório. A análise evidencia que assumir a pesquisa como norteadora da formação profissional implica trabalhar elementos cognitivos e afetivos/ relacionais, bem como promover mudanças de atitude dos envolvidos, em um processo de aprender a aprender e de aprender a ser pessoa e professor.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/272510.18222/eae245520132725Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 224-245Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 224-245Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 224-245Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 224-245Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 224-2451984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2725/2678Soares, Sandra Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:35:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2725Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:35:14Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade
title A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade
spellingShingle A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade
Soares, Sandra Regina
Formação de Professores
Pesquisa como Princípio Formativo
Processo de Ensino- Aprendizagem
title_short A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade
title_full A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade
title_fullStr A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade
title_full_unstemmed A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade
title_sort A pesquisa como norteadora da formação profissional na universidade
author Soares, Sandra Regina
author_facet Soares, Sandra Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sandra Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Pesquisa como Princípio Formativo
Processo de Ensino- Aprendizagem
topic Formação de Professores
Pesquisa como Princípio Formativo
Processo de Ensino- Aprendizagem
description Este texto apresenta reflexões sobre experiências de ensino com pesquisa, em curso de graduação em pedagogia de uma universidade pública. As experiências envolveram, entre outras ações, problematização da realidade e definição dos objetivos e questões de pesquisa; construção coletiva do instrumento de coleta de dados; trabalho de campo em escolas públicas; construção de relatório. A análise evidencia que assumir a pesquisa como norteadora da formação profissional implica trabalhar elementos cognitivos e afetivos/ relacionais, bem como promover mudanças de atitude dos envolvidos, em um processo de aprender a aprender e de aprender a ser pessoa e professor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2725
10.18222/eae245520132725
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2725
identifier_str_mv 10.18222/eae245520132725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2725/2678
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 224-245
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 224-245
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 224-245
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 224-245
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 224-245
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421525176320