Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borgatto, Adriano Ferreti
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Andrade, Dalton Francisco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1934
Resumo: Ao objetivo deste trabalho é mostrar a aplicação da metodologia descrita por meio de macro do SAS®, usando as provas do Saeb 2005 aplicadas a estudantes da 3ª série do ensino médio. Além da análise dos dados do Saeb, foi utilizado um conjunto de dados simulado a partir de duas provas com graus de dificuldade diferentes. Observou-se, principalmente no estudo de simulação, que os resultados obtidos pelo escore podem gerar conclusões erradas a respeito do item.
id FCC-2_dd76089c57216d9d758240536d6e45bf
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1934
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldadeTeoria de Resposta ao ItemNormitAnálise de DadosAo objetivo deste trabalho é mostrar a aplicação da metodologia descrita por meio de macro do SAS®, usando as provas do Saeb 2005 aplicadas a estudantes da 3ª série do ensino médio. Além da análise dos dados do Saeb, foi utilizado um conjunto de dados simulado a partir de duas provas com graus de dificuldade diferentes. Observou-se, principalmente no estudo de simulação, que os resultados obtidos pelo escore podem gerar conclusões erradas a respeito do item.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/193410.18222/eae235220121934Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 146-156Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 146-156Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 146-156Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 146-156Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 146-1561984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1934/1917Borgatto, Adriano FerretiAndrade, Dalton Francisco deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1934Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade
title Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade
spellingShingle Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade
Borgatto, Adriano Ferreti
Teoria de Resposta ao Item
Normit
Análise de Dados
title_short Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade
title_full Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade
title_fullStr Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade
title_full_unstemmed Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade
title_sort Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade
author Borgatto, Adriano Ferreti
author_facet Borgatto, Adriano Ferreti
Andrade, Dalton Francisco de
author_role author
author2 Andrade, Dalton Francisco de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borgatto, Adriano Ferreti
Andrade, Dalton Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de Resposta ao Item
Normit
Análise de Dados
topic Teoria de Resposta ao Item
Normit
Análise de Dados
description Ao objetivo deste trabalho é mostrar a aplicação da metodologia descrita por meio de macro do SAS®, usando as provas do Saeb 2005 aplicadas a estudantes da 3ª série do ensino médio. Além da análise dos dados do Saeb, foi utilizado um conjunto de dados simulado a partir de duas provas com graus de dificuldade diferentes. Observou-se, principalmente no estudo de simulação, que os resultados obtidos pelo escore podem gerar conclusões erradas a respeito do item.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1934
10.18222/eae235220121934
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1934
identifier_str_mv 10.18222/eae235220121934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1934/1917
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 146-156
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 146-156
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 146-156
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 146-156
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 146-156
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419796074496