Influência da glândula pineal sobre a ingestão de água e NaCl em ratas normais e ooforectomizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Jr.,José Maria
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Baracat,Edmund Chada, Oliveira,Shirley, Haidar,Mauro Abi, Simões,Manoel Jesus, Reis,Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72031999000600003
Resumo: Objetivo: avaliar a influência da pineal sobre a ingestão de água e de NaCl em ratas normais e ooforectomizadas. Métodos: utilizaram-se 48 (n = 48) ratas adultas, divididas ao acaso em quatro grupos: GI - mantidas sem manipulação, servindo como controle (n = 20); GII - submetidas à ooforectomia bilateral (n = 8); GIII - submetidas à pinealectomia (n = 12); GIV - submetidas à ooforectomia bilateral e à pinealectomia (n = 8). A seguir, todos os animais foram mantidos em gaiolas individuais; após três semanas. Determinou-se diariamente a fase do ciclo por esfregaço vaginal e anotou-se diariamente o volume ingerido de água e NaCl a 0,25 M, por aproximadamente três meses. Resultados: 1) as ratas submetidas somente à pinealectomia apresentaram maior freqüência da fase de estro, sendo que algumas entraram em estado de estro permanente; 2) o consumo de líquidos (água e solução salina) não se alterou durante as diferentes fases do ciclo estral; 3) as ratas do grupo submetido à ooforectomia tiveram maior consumo de água, sendo que a pinealectomia nesses animais restabeleceu o consumo normal de água; 4) os animais ooforectomizados e os ooforectomizados e pinealectomizados mostraram redução do consumo médio de solução salina. Conclusões: os dados obtidos sugerem que a glândula pineal poderia modular a ação dos esteróides ovarianos sobre a ingestão de sal e água em ratas adultas.
id FEBRASGO-1_2724824d557f27616c060ee08a716362
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-72031999000600003
network_acronym_str FEBRASGO-1
network_name_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository_id_str
spelling Influência da glândula pineal sobre a ingestão de água e NaCl em ratas normais e ooforectomizadasPinealMetabolismoOoforectomiaObjetivo: avaliar a influência da pineal sobre a ingestão de água e de NaCl em ratas normais e ooforectomizadas. Métodos: utilizaram-se 48 (n = 48) ratas adultas, divididas ao acaso em quatro grupos: GI - mantidas sem manipulação, servindo como controle (n = 20); GII - submetidas à ooforectomia bilateral (n = 8); GIII - submetidas à pinealectomia (n = 12); GIV - submetidas à ooforectomia bilateral e à pinealectomia (n = 8). A seguir, todos os animais foram mantidos em gaiolas individuais; após três semanas. Determinou-se diariamente a fase do ciclo por esfregaço vaginal e anotou-se diariamente o volume ingerido de água e NaCl a 0,25 M, por aproximadamente três meses. Resultados: 1) as ratas submetidas somente à pinealectomia apresentaram maior freqüência da fase de estro, sendo que algumas entraram em estado de estro permanente; 2) o consumo de líquidos (água e solução salina) não se alterou durante as diferentes fases do ciclo estral; 3) as ratas do grupo submetido à ooforectomia tiveram maior consumo de água, sendo que a pinealectomia nesses animais restabeleceu o consumo normal de água; 4) os animais ooforectomizados e os ooforectomizados e pinealectomizados mostraram redução do consumo médio de solução salina. Conclusões: os dados obtidos sugerem que a glândula pineal poderia modular a ação dos esteróides ovarianos sobre a ingestão de sal e água em ratas adultas.Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia1999-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72031999000600003Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.21 n.6 1999reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)instacron:FEBRASGO10.1590/S0100-72031999000600003info:eu-repo/semantics/openAccessSoares Jr.,José MariaBaracat,Edmund ChadaOliveira,ShirleyHaidar,Mauro AbiSimões,Manoel JesusReis,Luiz Carlospor2006-08-02T00:00:00Zoai:scielo:S0100-72031999000600003Revistahttp://www.scielo.br/rbgohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppublicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br1806-93390100-7203opendoar:2006-08-02T00:00Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da glândula pineal sobre a ingestão de água e NaCl em ratas normais e ooforectomizadas
title Influência da glândula pineal sobre a ingestão de água e NaCl em ratas normais e ooforectomizadas
spellingShingle Influência da glândula pineal sobre a ingestão de água e NaCl em ratas normais e ooforectomizadas
Soares Jr.,José Maria
Pineal
Metabolismo
Ooforectomia
title_short Influência da glândula pineal sobre a ingestão de água e NaCl em ratas normais e ooforectomizadas
title_full Influência da glândula pineal sobre a ingestão de água e NaCl em ratas normais e ooforectomizadas
title_fullStr Influência da glândula pineal sobre a ingestão de água e NaCl em ratas normais e ooforectomizadas
title_full_unstemmed Influência da glândula pineal sobre a ingestão de água e NaCl em ratas normais e ooforectomizadas
title_sort Influência da glândula pineal sobre a ingestão de água e NaCl em ratas normais e ooforectomizadas
author Soares Jr.,José Maria
author_facet Soares Jr.,José Maria
Baracat,Edmund Chada
Oliveira,Shirley
Haidar,Mauro Abi
Simões,Manoel Jesus
Reis,Luiz Carlos
author_role author
author2 Baracat,Edmund Chada
Oliveira,Shirley
Haidar,Mauro Abi
Simões,Manoel Jesus
Reis,Luiz Carlos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Jr.,José Maria
Baracat,Edmund Chada
Oliveira,Shirley
Haidar,Mauro Abi
Simões,Manoel Jesus
Reis,Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Pineal
Metabolismo
Ooforectomia
topic Pineal
Metabolismo
Ooforectomia
description Objetivo: avaliar a influência da pineal sobre a ingestão de água e de NaCl em ratas normais e ooforectomizadas. Métodos: utilizaram-se 48 (n = 48) ratas adultas, divididas ao acaso em quatro grupos: GI - mantidas sem manipulação, servindo como controle (n = 20); GII - submetidas à ooforectomia bilateral (n = 8); GIII - submetidas à pinealectomia (n = 12); GIV - submetidas à ooforectomia bilateral e à pinealectomia (n = 8). A seguir, todos os animais foram mantidos em gaiolas individuais; após três semanas. Determinou-se diariamente a fase do ciclo por esfregaço vaginal e anotou-se diariamente o volume ingerido de água e NaCl a 0,25 M, por aproximadamente três meses. Resultados: 1) as ratas submetidas somente à pinealectomia apresentaram maior freqüência da fase de estro, sendo que algumas entraram em estado de estro permanente; 2) o consumo de líquidos (água e solução salina) não se alterou durante as diferentes fases do ciclo estral; 3) as ratas do grupo submetido à ooforectomia tiveram maior consumo de água, sendo que a pinealectomia nesses animais restabeleceu o consumo normal de água; 4) os animais ooforectomizados e os ooforectomizados e pinealectomizados mostraram redução do consumo médio de solução salina. Conclusões: os dados obtidos sugerem que a glândula pineal poderia modular a ação dos esteróides ovarianos sobre a ingestão de sal e água em ratas adultas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72031999000600003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72031999000600003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-72031999000600003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.21 n.6 1999
reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron:FEBRASGO
instname_str Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron_str FEBRASGO
institution FEBRASGO
reponame_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
collection Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
repository.mail.fl_str_mv publicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br
_version_ 1754115936393101312