Conduta Obstétrica na Apresentação Pélvica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino,Márcia Maria Auxiliadora de
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Garcia,Gabriela Mauro, Rodrigues,Tayse Magally Costa, Mesquita,Maria Rita Souza, Cecatti,José Guilherme, Mariani Neto,Coríntio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032000000800008
Resumo: Objetivo: avaliar os resultados da assistência ao parto de gestantes com apresentação pélvica. Pacientes e Métodos: estudo descritivo em que foram analisadas 160 gestantes com feto em apresentação pélvica, com recém-nascidos vivos, divididas em 2 grupos conforme o tipo de parto. Foram estudados dados clínicos referentes ao trabalho de parto, parto e recém-nascido (RN). Para os procedimentos estatísticos comparararam-se os partos vaginais às cesarianas, utilizando cálculo de médias, desvio-padrão, chi² e os testes de Mann-Whitney e t de Student. Resultados: o índice geral de cesárea foi de 81,2%. A idade gestacional e o peso do RN foram significativamente menores no grupo de parto vaginal. A prematuridade e o baixo peso do RN estiveram significativamente associados ao parto vaginal. Somente 14 recém-nascidos tiveram índice de Apgar <7 ao quinto minuto, quase 60% deles no grupo de parto vaginal. Conclusões: esta população teve elevadas taxas de cesárea, com maior morbidade perinatal, prematuridade e baixo peso no grupo com parto vaginal. Tais achados não permitem conclusões acerca da real associação entre apresentação pélvica, via de parto e resultados perinatais, sendo necessário o controle pela idade gestacional e paridade, além de uma decisão aleatória sobre a via de parto.
id FEBRASGO-1_7057228d3037e83f1583896e8fd9d2a6
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-72032000000800008
network_acronym_str FEBRASGO-1
network_name_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository_id_str
spelling Conduta Obstétrica na Apresentação PélvicaApresentação pélvicaTrabalho de partoResultados perinataisPrematuridadeObjetivo: avaliar os resultados da assistência ao parto de gestantes com apresentação pélvica. Pacientes e Métodos: estudo descritivo em que foram analisadas 160 gestantes com feto em apresentação pélvica, com recém-nascidos vivos, divididas em 2 grupos conforme o tipo de parto. Foram estudados dados clínicos referentes ao trabalho de parto, parto e recém-nascido (RN). Para os procedimentos estatísticos comparararam-se os partos vaginais às cesarianas, utilizando cálculo de médias, desvio-padrão, chi² e os testes de Mann-Whitney e t de Student. Resultados: o índice geral de cesárea foi de 81,2%. A idade gestacional e o peso do RN foram significativamente menores no grupo de parto vaginal. A prematuridade e o baixo peso do RN estiveram significativamente associados ao parto vaginal. Somente 14 recém-nascidos tiveram índice de Apgar <7 ao quinto minuto, quase 60% deles no grupo de parto vaginal. Conclusões: esta população teve elevadas taxas de cesárea, com maior morbidade perinatal, prematuridade e baixo peso no grupo com parto vaginal. Tais achados não permitem conclusões acerca da real associação entre apresentação pélvica, via de parto e resultados perinatais, sendo necessário o controle pela idade gestacional e paridade, além de uma decisão aleatória sobre a via de parto.Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032000000800008Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.22 n.8 2000reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)instacron:FEBRASGO10.1590/S0100-72032000000800008info:eu-repo/semantics/openAccessAquino,Márcia Maria Auxiliadora deGarcia,Gabriela MauroRodrigues,Tayse Magally CostaMesquita,Maria Rita SouzaCecatti,José GuilhermeMariani Neto,Coríntiopor2003-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S0100-72032000000800008Revistahttp://www.scielo.br/rbgohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppublicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br1806-93390100-7203opendoar:2003-07-11T00:00Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)false
dc.title.none.fl_str_mv Conduta Obstétrica na Apresentação Pélvica
title Conduta Obstétrica na Apresentação Pélvica
spellingShingle Conduta Obstétrica na Apresentação Pélvica
Aquino,Márcia Maria Auxiliadora de
Apresentação pélvica
Trabalho de parto
Resultados perinatais
Prematuridade
title_short Conduta Obstétrica na Apresentação Pélvica
title_full Conduta Obstétrica na Apresentação Pélvica
title_fullStr Conduta Obstétrica na Apresentação Pélvica
title_full_unstemmed Conduta Obstétrica na Apresentação Pélvica
title_sort Conduta Obstétrica na Apresentação Pélvica
author Aquino,Márcia Maria Auxiliadora de
author_facet Aquino,Márcia Maria Auxiliadora de
Garcia,Gabriela Mauro
Rodrigues,Tayse Magally Costa
Mesquita,Maria Rita Souza
Cecatti,José Guilherme
Mariani Neto,Coríntio
author_role author
author2 Garcia,Gabriela Mauro
Rodrigues,Tayse Magally Costa
Mesquita,Maria Rita Souza
Cecatti,José Guilherme
Mariani Neto,Coríntio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino,Márcia Maria Auxiliadora de
Garcia,Gabriela Mauro
Rodrigues,Tayse Magally Costa
Mesquita,Maria Rita Souza
Cecatti,José Guilherme
Mariani Neto,Coríntio
dc.subject.por.fl_str_mv Apresentação pélvica
Trabalho de parto
Resultados perinatais
Prematuridade
topic Apresentação pélvica
Trabalho de parto
Resultados perinatais
Prematuridade
description Objetivo: avaliar os resultados da assistência ao parto de gestantes com apresentação pélvica. Pacientes e Métodos: estudo descritivo em que foram analisadas 160 gestantes com feto em apresentação pélvica, com recém-nascidos vivos, divididas em 2 grupos conforme o tipo de parto. Foram estudados dados clínicos referentes ao trabalho de parto, parto e recém-nascido (RN). Para os procedimentos estatísticos comparararam-se os partos vaginais às cesarianas, utilizando cálculo de médias, desvio-padrão, chi² e os testes de Mann-Whitney e t de Student. Resultados: o índice geral de cesárea foi de 81,2%. A idade gestacional e o peso do RN foram significativamente menores no grupo de parto vaginal. A prematuridade e o baixo peso do RN estiveram significativamente associados ao parto vaginal. Somente 14 recém-nascidos tiveram índice de Apgar <7 ao quinto minuto, quase 60% deles no grupo de parto vaginal. Conclusões: esta população teve elevadas taxas de cesárea, com maior morbidade perinatal, prematuridade e baixo peso no grupo com parto vaginal. Tais achados não permitem conclusões acerca da real associação entre apresentação pélvica, via de parto e resultados perinatais, sendo necessário o controle pela idade gestacional e paridade, além de uma decisão aleatória sobre a via de parto.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032000000800008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032000000800008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-72032000000800008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.22 n.8 2000
reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron:FEBRASGO
instname_str Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron_str FEBRASGO
institution FEBRASGO
reponame_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
collection Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
repository.mail.fl_str_mv publicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br
_version_ 1754115936814628864