Expressão local do fator de necrose tumoral alfa na ruptura prematura de membranas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roveran,Valquíria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva,Maria Antonieta Longo Galvão, Yamano,Lucia, Rodrigues,Lilian Paiva, Vasquez,Mônica Lopez, Piato,Sebastião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032009000500008
Resumo: OBJETIVO: comparar a expressão do fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) em membranas ovulares com ruptura prematura (RPM) e com ruptura oportuna das mesmas; verificar a associação entre a expressão do TNF-α em membranas ovulares e o grau de corioamnionite das mesmas e correlacionar a expressão do TNF-α e o tempo de ruptura das membranas. MÉTODOS: foram analisadas as membranas ovulares de 31 parturientes com RPM, com idade gestacional acima de 34 semanas, e de 14 parturientes com ruptura oportuna das membranas, com idade gestacional igual ou maior de 37 semanas. A detecção da corioamnionite foi feita por meio de estudo histopatológico. A avaliação da expressão do TNF-α foi feita por meio de técnica imunoistoquímica, na qual foi empregado o método streptavidina-biotina-peroxidase (LSAB). RESULTADOS: o tempo médio de ruptura foi de 16,6 horas. A frequência da expressão de TNF-α, nos Grupos Controle e Estudo, não mostrou diferença significante (χ2=6,6; p=0,08). No Grupo Estudo, houve correlação entre o grau de corioamnionite e a intensidade da expressão de TNF-α (coeficiente de Spearman (Rs)=0,4; p=0,02). CONCLUSÕES: não houve diferença significante entre as expressões do TNF-α em membranas ovulares com ruptura prematura e com ruptura oportuna das mesmas; no Grupo Estudo, constatou-se associação significante entre a expressão do TNF-α e o grau de corioamnionite e não houve associação entre o tempo de ruptura e a intensidade da expressão do TNF-α.
id FEBRASGO-1_d843bcc834336727614c0bccbc88991e
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-72032009000500008
network_acronym_str FEBRASGO-1
network_name_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository_id_str
spelling Expressão local do fator de necrose tumoral alfa na ruptura prematura de membranasRuptura prematura de membranas fetaisCitocinasFator de necrose tumoral alfaSistema imuneGravidez/imunologiaCorioamnionite/diagnósticoOBJETIVO: comparar a expressão do fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) em membranas ovulares com ruptura prematura (RPM) e com ruptura oportuna das mesmas; verificar a associação entre a expressão do TNF-α em membranas ovulares e o grau de corioamnionite das mesmas e correlacionar a expressão do TNF-α e o tempo de ruptura das membranas. MÉTODOS: foram analisadas as membranas ovulares de 31 parturientes com RPM, com idade gestacional acima de 34 semanas, e de 14 parturientes com ruptura oportuna das membranas, com idade gestacional igual ou maior de 37 semanas. A detecção da corioamnionite foi feita por meio de estudo histopatológico. A avaliação da expressão do TNF-α foi feita por meio de técnica imunoistoquímica, na qual foi empregado o método streptavidina-biotina-peroxidase (LSAB). RESULTADOS: o tempo médio de ruptura foi de 16,6 horas. A frequência da expressão de TNF-α, nos Grupos Controle e Estudo, não mostrou diferença significante (χ2=6,6; p=0,08). No Grupo Estudo, houve correlação entre o grau de corioamnionite e a intensidade da expressão de TNF-α (coeficiente de Spearman (Rs)=0,4; p=0,02). CONCLUSÕES: não houve diferença significante entre as expressões do TNF-α em membranas ovulares com ruptura prematura e com ruptura oportuna das mesmas; no Grupo Estudo, constatou-se associação significante entre a expressão do TNF-α e o grau de corioamnionite e não houve associação entre o tempo de ruptura e a intensidade da expressão do TNF-α.Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia2009-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032009000500008Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.31 n.5 2009reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)instacron:FEBRASGO10.1590/S0100-72032009000500008info:eu-repo/semantics/openAccessRoveran,ValquíriaSilva,Maria Antonieta Longo GalvãoYamano,LuciaRodrigues,Lilian PaivaVasquez,Mônica LopezPiato,Sebastiãopor2009-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-72032009000500008Revistahttp://www.scielo.br/rbgohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppublicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br1806-93390100-7203opendoar:2009-07-29T00:00Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)false
dc.title.none.fl_str_mv Expressão local do fator de necrose tumoral alfa na ruptura prematura de membranas
title Expressão local do fator de necrose tumoral alfa na ruptura prematura de membranas
spellingShingle Expressão local do fator de necrose tumoral alfa na ruptura prematura de membranas
Roveran,Valquíria
Ruptura prematura de membranas fetais
Citocinas
Fator de necrose tumoral alfa
Sistema imune
Gravidez/imunologia
Corioamnionite/diagnóstico
title_short Expressão local do fator de necrose tumoral alfa na ruptura prematura de membranas
title_full Expressão local do fator de necrose tumoral alfa na ruptura prematura de membranas
title_fullStr Expressão local do fator de necrose tumoral alfa na ruptura prematura de membranas
title_full_unstemmed Expressão local do fator de necrose tumoral alfa na ruptura prematura de membranas
title_sort Expressão local do fator de necrose tumoral alfa na ruptura prematura de membranas
author Roveran,Valquíria
author_facet Roveran,Valquíria
Silva,Maria Antonieta Longo Galvão
Yamano,Lucia
Rodrigues,Lilian Paiva
Vasquez,Mônica Lopez
Piato,Sebastião
author_role author
author2 Silva,Maria Antonieta Longo Galvão
Yamano,Lucia
Rodrigues,Lilian Paiva
Vasquez,Mônica Lopez
Piato,Sebastião
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roveran,Valquíria
Silva,Maria Antonieta Longo Galvão
Yamano,Lucia
Rodrigues,Lilian Paiva
Vasquez,Mônica Lopez
Piato,Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv Ruptura prematura de membranas fetais
Citocinas
Fator de necrose tumoral alfa
Sistema imune
Gravidez/imunologia
Corioamnionite/diagnóstico
topic Ruptura prematura de membranas fetais
Citocinas
Fator de necrose tumoral alfa
Sistema imune
Gravidez/imunologia
Corioamnionite/diagnóstico
description OBJETIVO: comparar a expressão do fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) em membranas ovulares com ruptura prematura (RPM) e com ruptura oportuna das mesmas; verificar a associação entre a expressão do TNF-α em membranas ovulares e o grau de corioamnionite das mesmas e correlacionar a expressão do TNF-α e o tempo de ruptura das membranas. MÉTODOS: foram analisadas as membranas ovulares de 31 parturientes com RPM, com idade gestacional acima de 34 semanas, e de 14 parturientes com ruptura oportuna das membranas, com idade gestacional igual ou maior de 37 semanas. A detecção da corioamnionite foi feita por meio de estudo histopatológico. A avaliação da expressão do TNF-α foi feita por meio de técnica imunoistoquímica, na qual foi empregado o método streptavidina-biotina-peroxidase (LSAB). RESULTADOS: o tempo médio de ruptura foi de 16,6 horas. A frequência da expressão de TNF-α, nos Grupos Controle e Estudo, não mostrou diferença significante (χ2=6,6; p=0,08). No Grupo Estudo, houve correlação entre o grau de corioamnionite e a intensidade da expressão de TNF-α (coeficiente de Spearman (Rs)=0,4; p=0,02). CONCLUSÕES: não houve diferença significante entre as expressões do TNF-α em membranas ovulares com ruptura prematura e com ruptura oportuna das mesmas; no Grupo Estudo, constatou-se associação significante entre a expressão do TNF-α e o grau de corioamnionite e não houve associação entre o tempo de ruptura e a intensidade da expressão do TNF-α.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032009000500008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032009000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-72032009000500008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia v.31 n.5 2009
reponame:Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
instname:Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron:FEBRASGO
instname_str Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
instacron_str FEBRASGO
institution FEBRASGO
reponame_str Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
collection Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de ginecologia e obstetrícia (Online) - Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
repository.mail.fl_str_mv publicações@febrasgo.org.br||rbgo@fmrp.usp.br
_version_ 1754115940416487424