Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/524 |
Resumo: | O conhecimento sobre o tema Sistemas de Informação tem ganhado força no âmbito contábil nos últimos anos, seja devido às demandas corporativas na busca de instrumentalização para melhoria seus fluxos informativos, objetivando obter diferenciais competitivos em seus processos de tomada de decisão, ou para atender as obrigações acessórias digitais junto ao Fisco, no caso o Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. As academias de Ciências Contábeis da região Norte do país envidam esforços para acompanhar essas mudanças, entendendo que seu papel é o de diminuir a lacuna existente entre conteúdos de Sistemas de Informação ensinados em sala de aula e as reais necessidades do mundo do trabalho gerando uma maior valorização do profissional de contabilidade ao mesmo tempo que lhe abrirá novas oportunidades profissionais. Para isso, foi elaborada uma pesquisa de campo do tipo survey aplicada a 18 coordenadores e 7 professores, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 37 questões. O problema de pesquisa, foi desenvolvido no sentido de verificar as condições de ensino da disciplina Sistemas de Informação nos cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis nas IES da Região Norte do Brasil, sob a perspectiva de coordenadores e professores. Os resultados obtidos foram que apesar de uma maior integração entre os professores da disciplina, e de uma aparente melhora interdisciplinaridade isso, não tem influenciado os planos de ensino e as práticas em sala de aula; a estratégia mais utilizada continua sendo a aula expositiva, porém ainda que timidamente foram apontadas outras metodologias, como: seminários, visitas técnicas, palestras de profissionais da área de SI, workshops e listas de discussões em redes sociais; quanto a infraestrutura verificou-se que apesar de se utilizarem de outras obras além de livros, a periodicidade da atualização e a quantidade do acervo é ineficiente; no caso dos laboratórios de informática é apontada pelos respondentes como parcialmente adequados, e por este motivo, sugerem melhorias relativas a atualização dos hardwares e softwares, aos espaços para lecionar, a oferta de softwares de simulação e comerciais para discentes; na questão aberta além de sugestões sobre a infraestrutura coordenadores e professores sugeriram melhorias em questões ligadas a: relação teoria, prática e mercado profissional, preparo docente, predisposição discente e metodologia de ensino e conteúdos |
id |
FECAP-0_08d4aa187fadaea22cb4b06ae120b3a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:tede/524 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do BrasilAccounting - Study and teachingInformation storage and retrieval sistems - AccountingLabor market - AccountantsContabilidade - Estudo e ensinoSistemas de recuperação da informação - ContabilidadeMercado de trabalho - ContadoresCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO conhecimento sobre o tema Sistemas de Informação tem ganhado força no âmbito contábil nos últimos anos, seja devido às demandas corporativas na busca de instrumentalização para melhoria seus fluxos informativos, objetivando obter diferenciais competitivos em seus processos de tomada de decisão, ou para atender as obrigações acessórias digitais junto ao Fisco, no caso o Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. As academias de Ciências Contábeis da região Norte do país envidam esforços para acompanhar essas mudanças, entendendo que seu papel é o de diminuir a lacuna existente entre conteúdos de Sistemas de Informação ensinados em sala de aula e as reais necessidades do mundo do trabalho gerando uma maior valorização do profissional de contabilidade ao mesmo tempo que lhe abrirá novas oportunidades profissionais. Para isso, foi elaborada uma pesquisa de campo do tipo survey aplicada a 18 coordenadores e 7 professores, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 37 questões. O problema de pesquisa, foi desenvolvido no sentido de verificar as condições de ensino da disciplina Sistemas de Informação nos cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis nas IES da Região Norte do Brasil, sob a perspectiva de coordenadores e professores. Os resultados obtidos foram que apesar de uma maior integração entre os professores da disciplina, e de uma aparente melhora interdisciplinaridade isso, não tem influenciado os planos de ensino e as práticas em sala de aula; a estratégia mais utilizada continua sendo a aula expositiva, porém ainda que timidamente foram apontadas outras metodologias, como: seminários, visitas técnicas, palestras de profissionais da área de SI, workshops e listas de discussões em redes sociais; quanto a infraestrutura verificou-se que apesar de se utilizarem de outras obras além de livros, a periodicidade da atualização e a quantidade do acervo é ineficiente; no caso dos laboratórios de informática é apontada pelos respondentes como parcialmente adequados, e por este motivo, sugerem melhorias relativas a atualização dos hardwares e softwares, aos espaços para lecionar, a oferta de softwares de simulação e comerciais para discentes; na questão aberta além de sugestões sobre a infraestrutura coordenadores e professores sugeriram melhorias em questões ligadas a: relação teoria, prática e mercado profissional, preparo docente, predisposição discente e metodologia de ensino e conteúdosThe knowledge about the theme Information Systems has gained strength in accounting framework in recent years, due to large business demands in the constant pursuit of instrumentalization for improving their informational flows, aiming to obtain competitive differentials in their decision-making processes, or to meet the ancillary obligations digital beside the Taxman, in case the Public Digital Bookkeeping System. On the other hand, the academies of Sciences Accounting of Northern region of the country are making enormous efforts to keep pace with these changes, it being understood that his role is to reduce the existing gap between content Information Systems taught in the classroom and the real needs of the professional market regarding the matter, knowing that the solution to this problem will generate a greater appreciation of the professional accounting at the same time that you will open up new business opportunities. To this end, we have prepared a field research of type survey applied to 18 coordinators and 7 teachers, using as an instrument for data collection was a questionnaire with 37 questions, being the 36 first closed analyzed by statistical treatment and the last question by content analysis. The research problem, was developed in order to verify the conditions of teaching discipline Information Systems in undergraduate courses in Accounting Sciences in Higher Education institutions of the North Region of Brazil, under the perspective of coordinators and teachers of this region. The results obtained were that in spite of a greater integration between the teachers of the discipline, and an apparent improvement interdisciplinarity this, has not influenced the education plans and practices in the classroom; the strategy most often used is still the expositive classes, but still that timidly were identified other methodologies, such as: Seminars, technical visits, lectures from professionals working in the area of SI, workshops and discussion lists on social networks; as far as the infrastructure it was found that despite the use of other works that not only the books, the periodicity of the update and the quantity of the acquis communautaire is inefficient; in the case of laboratories of informatics is pointed out by the respondents as partially adequate, and for this reason, suggest improvements concerning the updating of hardware and software, to spaces to teach, the availability of simulation software and commercial for learners; in question open as well as suggestions on the infrastructure coordinators and teachers suggested improvements on issues related to the relationship: theory, practice and professional market, teacher preparation, predisposition learner and teaching methodology and contentFECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Côrtes, Pedro LuizCPF:11508062811http://lattes.cnpq.br/0806369390396060Parisi, ClaudioCPF:14742962893http://lattes.cnpq.br/2891889803015460Fernandes, Alexandre Augusto Haick2015-12-03T18:35:28Z2014-03-212013-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFERNANDES, Alexandre Augusto Haick. Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:21Zoai:tede.fecap.br:tede/524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil |
title |
Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil |
spellingShingle |
Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil Fernandes, Alexandre Augusto Haick Accounting - Study and teaching Information storage and retrieval sistems - Accounting Labor market - Accountants Contabilidade - Estudo e ensino Sistemas de recuperação da informação - Contabilidade Mercado de trabalho - Contadores CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil |
title_full |
Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil |
title_fullStr |
Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil |
title_full_unstemmed |
Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil |
title_sort |
Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil |
author |
Fernandes, Alexandre Augusto Haick |
author_facet |
Fernandes, Alexandre Augusto Haick |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peleias, Ivam Ricardo CPF:01402220812 http://lattes.cnpq.br/1583907056732686 Côrtes, Pedro Luiz CPF:11508062811 http://lattes.cnpq.br/0806369390396060 Parisi, Claudio CPF:14742962893 http://lattes.cnpq.br/2891889803015460 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Alexandre Augusto Haick |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Accounting - Study and teaching Information storage and retrieval sistems - Accounting Labor market - Accountants Contabilidade - Estudo e ensino Sistemas de recuperação da informação - Contabilidade Mercado de trabalho - Contadores CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Accounting - Study and teaching Information storage and retrieval sistems - Accounting Labor market - Accountants Contabilidade - Estudo e ensino Sistemas de recuperação da informação - Contabilidade Mercado de trabalho - Contadores CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
O conhecimento sobre o tema Sistemas de Informação tem ganhado força no âmbito contábil nos últimos anos, seja devido às demandas corporativas na busca de instrumentalização para melhoria seus fluxos informativos, objetivando obter diferenciais competitivos em seus processos de tomada de decisão, ou para atender as obrigações acessórias digitais junto ao Fisco, no caso o Sistema Público de Escrituração Digital - SPED. As academias de Ciências Contábeis da região Norte do país envidam esforços para acompanhar essas mudanças, entendendo que seu papel é o de diminuir a lacuna existente entre conteúdos de Sistemas de Informação ensinados em sala de aula e as reais necessidades do mundo do trabalho gerando uma maior valorização do profissional de contabilidade ao mesmo tempo que lhe abrirá novas oportunidades profissionais. Para isso, foi elaborada uma pesquisa de campo do tipo survey aplicada a 18 coordenadores e 7 professores, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 37 questões. O problema de pesquisa, foi desenvolvido no sentido de verificar as condições de ensino da disciplina Sistemas de Informação nos cursos presenciais de graduação em Ciências Contábeis nas IES da Região Norte do Brasil, sob a perspectiva de coordenadores e professores. Os resultados obtidos foram que apesar de uma maior integração entre os professores da disciplina, e de uma aparente melhora interdisciplinaridade isso, não tem influenciado os planos de ensino e as práticas em sala de aula; a estratégia mais utilizada continua sendo a aula expositiva, porém ainda que timidamente foram apontadas outras metodologias, como: seminários, visitas técnicas, palestras de profissionais da área de SI, workshops e listas de discussões em redes sociais; quanto a infraestrutura verificou-se que apesar de se utilizarem de outras obras além de livros, a periodicidade da atualização e a quantidade do acervo é ineficiente; no caso dos laboratórios de informática é apontada pelos respondentes como parcialmente adequados, e por este motivo, sugerem melhorias relativas a atualização dos hardwares e softwares, aos espaços para lecionar, a oferta de softwares de simulação e comerciais para discentes; na questão aberta além de sugestões sobre a infraestrutura coordenadores e professores sugeriram melhorias em questões ligadas a: relação teoria, prática e mercado profissional, preparo docente, predisposição discente e metodologia de ensino e conteúdos |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-30 2014-03-21 2015-12-03T18:35:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Alexandre Augusto Haick. Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013. http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/524 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Alexandre Augusto Haick. Análise das condições de oferta da disciplina Sistemas de Informação em cursos de Ciências Contábeis presenciais da região Norte do Brasil. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2013. |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado Controladoria e Contabilidade BR FECAP Mestrado em Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850328622891008 |