A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASTOS, Alberto Messias Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716
Resumo: O objetivo desta pesquisa é conhecer, analisar e descrever a percepção de professores de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. Para atingir o objetivo, utilizou-se em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, sumariando o que já foi pesquisado, achados e conclusões consensuais. A segunda etapa consitiu na coleta de dados, que ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores de perícia contábil. Esta última etapa, envolveu uma amostra de quatro instituições de ensino superior que ministram o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial na cidade de São Paulo, e teve como objetivo, verificar se a interdisciplinariade é conhecida e praticada pelos docentes e se os mesmos percebem sua finalidade na prática pedagógica. Os resultados demonstraram que as IES abordam a interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso, seguindo as orientações da Resolução (CNE/CES) Nº. 10/2004. As informações obtidas nas entrevistas, confirmam a literatura existente, quanto a interdisciplinaridade ser importante na formação do contador, embora sua prática ocorra de forma modesta, evidenciando que há uma lacuna entre o falado e o efetivamente praticado pelos professores entrevistados.
id FECAP-0_7aa0f7fedc9d2474c9a5819d2391af67
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:jspui/716
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.Forensic accounting. Accounting. Accounting - Study and teaching.Perícia contábil. Contabilidade. Contabilidade – estudo e ensinoCIÊNCIAS CONTÁBEISO objetivo desta pesquisa é conhecer, analisar e descrever a percepção de professores de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. Para atingir o objetivo, utilizou-se em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, sumariando o que já foi pesquisado, achados e conclusões consensuais. A segunda etapa consitiu na coleta de dados, que ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores de perícia contábil. Esta última etapa, envolveu uma amostra de quatro instituições de ensino superior que ministram o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial na cidade de São Paulo, e teve como objetivo, verificar se a interdisciplinariade é conhecida e praticada pelos docentes e se os mesmos percebem sua finalidade na prática pedagógica. Os resultados demonstraram que as IES abordam a interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso, seguindo as orientações da Resolução (CNE/CES) Nº. 10/2004. As informações obtidas nas entrevistas, confirmam a literatura existente, quanto a interdisciplinaridade ser importante na formação do contador, embora sua prática ocorra de forma modesta, evidenciando que há uma lacuna entre o falado e o efetivamente praticado pelos professores entrevistados.The objective of this research is to understand, analyze and describe the perception of accounting expertise of teachers in Accounting courses in higher education institutions in the city of São Paulo, on interdisciplinarity and its importance in the formation of counters. To achieve the goal, it was used in a first stage, the exploratory study through documentary and bibliographic research, summarizing what has been researched, findings and conclusions agreed. The second stage had consisted in data collection, which occurred through semi-structured interviews involving accounting expertise teachers. This last step involved a sample of four higher education institutions providing the course in Accounting in classroom mode in São Paulo, and aimed to determine whether the interdisciplinariade is known and practiced by teachers and if they perceive their purpose in teaching practice. The results showed that the IES approach interdisciplinarity in the pedagogical project of the course, following the guidelines of Resolution (CNE / CES) No. 10/2004. The information obtained in the interviews, confirm the existing literature, as interdisciplinarity be important in the formation of the counter, although its practice occurs modestly, showing that there is a gap between the spoken and effectively practiced by the teachers interviewed.FECAPEscola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em Ciências ContábeisPELEIAS, Ivam Ricardohttp://lattes.cnpq.br/1583907056732686ARAUJO, Adriana Maria Procópiohttp://lattes.cnpq.br/3907440088436844WEFFORT, Elionor Farah Jreigehttp://lattes.cnpq.br/3929537799335350BASTOS, Alberto Messias Rodrigues2016-12-01T15:32:22Z2016-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBASTOS, Alberto Messias Rodrigues. A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. 2016.125 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-10-09T20:31:22Zoai:tede.fecap.br:jspui/716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-10-09T20:31:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.
title A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.
spellingShingle A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.
BASTOS, Alberto Messias Rodrigues
Forensic accounting. Accounting. Accounting - Study and teaching.
Perícia contábil. Contabilidade. Contabilidade – estudo e ensino
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.
title_full A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.
title_fullStr A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.
title_full_unstemmed A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.
title_sort A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo.
author BASTOS, Alberto Messias Rodrigues
author_facet BASTOS, Alberto Messias Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PELEIAS, Ivam Ricardo
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
ARAUJO, Adriana Maria Procópio
http://lattes.cnpq.br/3907440088436844
WEFFORT, Elionor Farah Jreige
http://lattes.cnpq.br/3929537799335350
dc.contributor.author.fl_str_mv BASTOS, Alberto Messias Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Forensic accounting. Accounting. Accounting - Study and teaching.
Perícia contábil. Contabilidade. Contabilidade – estudo e ensino
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Forensic accounting. Accounting. Accounting - Study and teaching.
Perícia contábil. Contabilidade. Contabilidade – estudo e ensino
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description O objetivo desta pesquisa é conhecer, analisar e descrever a percepção de professores de perícia contábil em cursos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. Para atingir o objetivo, utilizou-se em uma primeira etapa, o estudo exploratório por meio de pesquisa documental e bibliográfica, sumariando o que já foi pesquisado, achados e conclusões consensuais. A segunda etapa consitiu na coleta de dados, que ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores de perícia contábil. Esta última etapa, envolveu uma amostra de quatro instituições de ensino superior que ministram o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial na cidade de São Paulo, e teve como objetivo, verificar se a interdisciplinariade é conhecida e praticada pelos docentes e se os mesmos percebem sua finalidade na prática pedagógica. Os resultados demonstraram que as IES abordam a interdisciplinaridade no projeto pedagógico do curso, seguindo as orientações da Resolução (CNE/CES) Nº. 10/2004. As informações obtidas nas entrevistas, confirmam a literatura existente, quanto a interdisciplinaridade ser importante na formação do contador, embora sua prática ocorra de forma modesta, evidenciando que há uma lacuna entre o falado e o efetivamente praticado pelos professores entrevistados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01T15:32:22Z
2016-09-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASTOS, Alberto Messias Rodrigues. A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. 2016.125 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716
identifier_str_mv BASTOS, Alberto Messias Rodrigues. A percepção da interdisciplinaridade por professores de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo. 2016.125 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP
Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP
Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850326913712128