Constructo do Processo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAMANAKA, FERNANDA GOYO
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LIMA, ROSA LIMA, João Chang Júnior
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3425
Resumo: A aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, de forma a ativar os neurônios a produzir novas conexões. Dessa forma, é compreensível que o método de ensino, tanto da educação formal como da informal, altera no cérebro a forma como a pessoa vai entender determinado conteúdo, em especial a Matemática. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que influenciam na compreensão do conteúdo pelo aluno, por meio da aplicação de questionários entregues aos estudantes do 1º ao 8ºsemestre do curso de Administração que responderam de forma voluntária. Para auxiliar na interpretação desses dados foi utilizado o software SPAD, agrupando os estudantes de acordo com as semelhanças dos modos de estudos e/ou dadossociais, pelos métodos: Análise de Cluster, Análise de Correspondência e Análise Fatorial. O principal resultado é de que existe uma relação entre a motivação do ingresso no curso, com o tipo de memóriaempregada para estimular aquele aluno. Todavia, como esta pesquisa, feita em uma única instituição de ensino, apresentou pouca aderência com 160 respondentes, sugere-se para as próximas, coletar os dados com maior banco de amostra, contemplando alunos de outros cursos e de outras instituições de ensino superior.
id FEI_70c854d9d0c515d9a9304c9cad75f5fc
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/3425
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str
spelling TAMANAKA, FERNANDA GOYOLIMA, ROSA LIMAJoão Chang Júniorhttps://orcid.org/0000-0001-6013-22222021-10-29T21:31:50Z2021-10-29T21:31:50Z2019-11-25TAMANAKA, F. G.; LIMA, F. R.; CHANG JUNIOR, J. Constructo do processo de aprendizagem dos alunos do curso de administração. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 26337-26345, 2019.2525-8761https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/342510.34117/bjdv5n11-268A aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, de forma a ativar os neurônios a produzir novas conexões. Dessa forma, é compreensível que o método de ensino, tanto da educação formal como da informal, altera no cérebro a forma como a pessoa vai entender determinado conteúdo, em especial a Matemática. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que influenciam na compreensão do conteúdo pelo aluno, por meio da aplicação de questionários entregues aos estudantes do 1º ao 8ºsemestre do curso de Administração que responderam de forma voluntária. Para auxiliar na interpretação desses dados foi utilizado o software SPAD, agrupando os estudantes de acordo com as semelhanças dos modos de estudos e/ou dadossociais, pelos métodos: Análise de Cluster, Análise de Correspondência e Análise Fatorial. O principal resultado é de que existe uma relação entre a motivação do ingresso no curso, com o tipo de memóriaempregada para estimular aquele aluno. Todavia, como esta pesquisa, feita em uma única instituição de ensino, apresentou pouca aderência com 160 respondentes, sugere-se para as próximas, coletar os dados com maior banco de amostra, contemplando alunos de outros cursos e de outras instituições de ensino superior.Learning is the process by which the brain reacts to environmental stimuli in order to activate neurons to produce new connections. Thus, it is understandable that the teaching method, both formal and informal education, changes in the brain the way the person will understand certain content, especially mathematics. In this context, this research aims to investigate the factors that influence the comprehension of the content by the student, through the application of questionnaires delivered to students from the 1st to the 8th semester of Business Administration who answered voluntarily. To assist in the interpretation of these data the SPAD software was used, grouping the students according to the similarities of the study modes and / or social data, by the methods: Cluster Analysis, Correspondence Analysis and Factorial Analysis. The main result is that there is a relationship between the motivation to enter the course, and the type of memory used to stimulate that student. However, as this research, conducted in a single educational institution, showed little adherence with 160 respondents, it is suggested for the next to collect data with a larger sample bank, including students from other courses and from other higher education institutions.5112633726345Brazilian Journal of Developmentaprendizagemmemóriacurso de administraçãolearningmemoryadministration courseConstructo do Processo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIhttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/4812/4423ORIGINALChang_pdfChang_pdfapplication/pdf386751https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3425/1/Chang_pdf81a8c55c9c90b8b42aeae33d0d1b5cceMD51TEXTChang_pdf.txtChang_pdf.txtExtracted texttext/plain22903https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3425/2/Chang_pdf.txtdfa75e44814f5743d4ccbef36770aeb1MD52THUMBNAILChang_pdf.jpgChang_pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1697https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3425/3/Chang_pdf.jpg41a1370c7f8e4afc701f4a3f8be78ca4MD53FEI/34252021-11-03 19:01:32.398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Constructo do Processo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Administração
title Constructo do Processo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Administração
spellingShingle Constructo do Processo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Administração
TAMANAKA, FERNANDA GOYO
aprendizagem
memória
curso de administração
learning
memory
administration course
title_short Constructo do Processo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Administração
title_full Constructo do Processo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Administração
title_fullStr Constructo do Processo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Administração
title_full_unstemmed Constructo do Processo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Administração
title_sort Constructo do Processo de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Administração
author TAMANAKA, FERNANDA GOYO
author_facet TAMANAKA, FERNANDA GOYO
LIMA, ROSA LIMA
João Chang Júnior
author_role author
author2 LIMA, ROSA LIMA
João Chang Júnior
author2_role author
author
dc.contributor.authorOrcid.none.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6013-2222
dc.contributor.author.fl_str_mv TAMANAKA, FERNANDA GOYO
LIMA, ROSA LIMA
João Chang Júnior
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
memória
curso de administração
learning
memory
administration course
topic aprendizagem
memória
curso de administração
learning
memory
administration course
description A aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, de forma a ativar os neurônios a produzir novas conexões. Dessa forma, é compreensível que o método de ensino, tanto da educação formal como da informal, altera no cérebro a forma como a pessoa vai entender determinado conteúdo, em especial a Matemática. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que influenciam na compreensão do conteúdo pelo aluno, por meio da aplicação de questionários entregues aos estudantes do 1º ao 8ºsemestre do curso de Administração que responderam de forma voluntária. Para auxiliar na interpretação desses dados foi utilizado o software SPAD, agrupando os estudantes de acordo com as semelhanças dos modos de estudos e/ou dadossociais, pelos métodos: Análise de Cluster, Análise de Correspondência e Análise Fatorial. O principal resultado é de que existe uma relação entre a motivação do ingresso no curso, com o tipo de memóriaempregada para estimular aquele aluno. Todavia, como esta pesquisa, feita em uma única instituição de ensino, apresentou pouca aderência com 160 respondentes, sugere-se para as próximas, coletar os dados com maior banco de amostra, contemplando alunos de outros cursos e de outras instituições de ensino superior.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-29T21:31:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-29T21:31:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAMANAKA, F. G.; LIMA, F. R.; CHANG JUNIOR, J. Constructo do processo de aprendizagem dos alunos do curso de administração. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 26337-26345, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3425
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2525-8761
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n11-268
identifier_str_mv TAMANAKA, F. G.; LIMA, F. R.; CHANG JUNIOR, J. Constructo do processo de aprendizagem dos alunos do curso de administração. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 26337-26345, 2019.
2525-8761
10.34117/bjdv5n11-268
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3425
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3425/1/Chang_pdf
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3425/2/Chang_pdf.txt
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/3425/3/Chang_pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 81a8c55c9c90b8b42aeae33d0d1b5cce
dfa75e44814f5743d4ccbef36770aeb1
41a1370c7f8e4afc701f4a3f8be78ca4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734750993847943168