Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
TAMANAKA, FERNANDA GOYO |
Data de Publicação: |
2019 |
Outros Autores: |
LIMA, ROSA LIMA,
João Chang Júnior |
Tipo de documento: |
Artigo
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Título da fonte: |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI |
Texto Completo: |
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3425
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Resumo: |
A aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, de forma a ativar os neurônios a produzir novas conexões. Dessa forma, é compreensível que o método de ensino, tanto da educação formal como da informal, altera no cérebro a forma como a pessoa vai entender determinado conteúdo, em especial a Matemática. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que influenciam na compreensão do conteúdo pelo aluno, por meio da aplicação de questionários entregues aos estudantes do 1º ao 8ºsemestre do curso de Administração que responderam de forma voluntária. Para auxiliar na interpretação desses dados foi utilizado o software SPAD, agrupando os estudantes de acordo com as semelhanças dos modos de estudos e/ou dadossociais, pelos métodos: Análise de Cluster, Análise de Correspondência e Análise Fatorial. O principal resultado é de que existe uma relação entre a motivação do ingresso no curso, com o tipo de memóriaempregada para estimular aquele aluno. Todavia, como esta pesquisa, feita em uma única instituição de ensino, apresentou pouca aderência com 160 respondentes, sugere-se para as próximas, coletar os dados com maior banco de amostra, contemplando alunos de outros cursos e de outras instituições de ensino superior. |