Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, K. M. R. de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
Texto Completo: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/258
Resumo: Considerando que a educação a distância está emergindo como o novo paradigma da educação moderna em todo mundo, e pesquisas realizadas anteriormente sobre essa modalidade educacional sugeriram uma variedade de fatores que afetam a percepção dos resultados de aprendizagem e a satisfação do aluno com essa temática, neste trabalho desenvolveu-se um modelo integrado, com quatro dimensões: tutor, curso, tecnologia e interação que impactam na aprendizagem e satisfação do aluno que cursa disciplinas online em um curso presencial e alunos dos cursos totalmente online. Além das dimensões, analisou-se também o impacto da percepção dos resultados de aprendizagem na satisfação do aluno. Ademais, foi analisado o impacto de cinco tipos de variáveis dentre as quatro dimensões: o tutor, o conteúdo do curso, design do curso, qualidade da tecnologia e o nível de interação. Para testar as hipóteses propostas, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, que possui concepção pós-positivista, de estratégia de investigação. O tipo adotado de pesquisa neste estudo foi o descritivo, pois tem como objetivo observar, registrar, analisar e relacionar fatos ou fenômenos, nos quais procura-se saber com precisão possível qual a frequência do fenômeno e suas possíveis relações com outros. A amostra analisada foi composta por 799 questionários aplicados a estudantes universitários. A técnica estatística utilizada foi a de modelagem de equações estruturais, devido às características da pesquisa. Concluiu-se que o conteúdo do curso impacta positivamente na satisfação do aluno e a aprendizagem é impactada positivamente pelo conteúdo do curso, tecnologia e interatividade, bem como a satisfação é impactada positivamente pela aprendizagem. A contribuição teórica do trabalho se deu a partir de estudos anteriores que propuseram a análise das variáveis dependentes e independentes de forma isolada e em contextos diferentes, uma vez que foram realizados no exterior. Sendo assim, este trabalho buscou integrar as variáveis dependentes satisfação e aprendizagem e os fatores, conforme a realidade brasileira no que diz respeito à educação a distância
id FEI_c0ec6e16608806bc9175f4a3fac38965
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/258
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str
spelling Lima, K. M. R. deMoraes, Edmilson Alves de2019-03-15T17:44:48Z2019-03-15T17:44:48Z2015LIMA, K. M. R. <b> Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online. </b> 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2015 Disponível em: &lt;http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003533.pdf&gt;. Acesso em: 13 ago. 2018.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/258Considerando que a educação a distância está emergindo como o novo paradigma da educação moderna em todo mundo, e pesquisas realizadas anteriormente sobre essa modalidade educacional sugeriram uma variedade de fatores que afetam a percepção dos resultados de aprendizagem e a satisfação do aluno com essa temática, neste trabalho desenvolveu-se um modelo integrado, com quatro dimensões: tutor, curso, tecnologia e interação que impactam na aprendizagem e satisfação do aluno que cursa disciplinas online em um curso presencial e alunos dos cursos totalmente online. Além das dimensões, analisou-se também o impacto da percepção dos resultados de aprendizagem na satisfação do aluno. Ademais, foi analisado o impacto de cinco tipos de variáveis dentre as quatro dimensões: o tutor, o conteúdo do curso, design do curso, qualidade da tecnologia e o nível de interação. Para testar as hipóteses propostas, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, que possui concepção pós-positivista, de estratégia de investigação. O tipo adotado de pesquisa neste estudo foi o descritivo, pois tem como objetivo observar, registrar, analisar e relacionar fatos ou fenômenos, nos quais procura-se saber com precisão possível qual a frequência do fenômeno e suas possíveis relações com outros. A amostra analisada foi composta por 799 questionários aplicados a estudantes universitários. A técnica estatística utilizada foi a de modelagem de equações estruturais, devido às características da pesquisa. Concluiu-se que o conteúdo do curso impacta positivamente na satisfação do aluno e a aprendizagem é impactada positivamente pelo conteúdo do curso, tecnologia e interatividade, bem como a satisfação é impactada positivamente pela aprendizagem. A contribuição teórica do trabalho se deu a partir de estudos anteriores que propuseram a análise das variáveis dependentes e independentes de forma isolada e em contextos diferentes, uma vez que foram realizados no exterior. Sendo assim, este trabalho buscou integrar as variáveis dependentes satisfação e aprendizagem e os fatores, conforme a realidade brasileira no que diz respeito à educação a distânciaWhereas distance education is emerging as the new paradigm of modern education worldwide, and previously performed research on this educational modality suggested a variety of factors, that affect the perception of learning outcomes and student satisfaction with this theme, this paper has developed an integrated model with four dimensions: tutor, course, technology and interaction that impact on learning and student satisfaction which courses online courses in a classroom course and students from fully courses online. In addition to the dimensions, it is also analyzed the impact of perceptions of learning outcomes in student satisfaction. In addition, it analyzed the impact of five types of variables among the four dimensions: the tutor, course content, course design, quality of technology and the level of interaction. To test the hypotheses, we carried out a quantitative approach to research, which has post-positivist conception of research strategy. The type of research adopted in this study was descriptive, it aims to observe, record, analyze and relate facts or phenomena, in which we seek to know as accurately as possible what is the phenomenon of frequency and their possible relationships with others. The sample consisted of 799 questionnaires given to university students. The statistical technique used was the structural equation modeling, due to the characteristics of research. It was concluded that the course content impacts positively on student satisfaction and learning is positively impacted by the course content, technology and interactivity as well as the satisfaction is positively impacted by learning. The theoretical contribution of this work is given from previous studies that suggested the analysis of the dependent and independent variables in isolation and in different contexts, since they were conducted outside. Thus, this study sought to integrate the dependent variables satisfaction and learning and the factors, according to the Brazilian reality with regard to distance educationporpt_BRCentro Universitário FEI, São PauloEnsino à distânciaSatisfação do alunoPercepção dos resultados de aprendizagemOs fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos onlineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALfulltext.pdfapplication/pdf20127719https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/258/1/fulltext.pdfcc3d25f6c8e7c581b73501803c480ef1MD51TEXTfulltext.pdf.txtfulltext.pdf.txtExtracted texttext/plain109https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/258/2/fulltext.pdf.txtc63a2c7b51296aee0e7004c426533da8MD52THUMBNAILfulltext.pdf.jpgfulltext.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/258/3/fulltext.pdf.jpg237a679efc3d6f4123d44f316c9e1928MD53FEI/2582019-05-13 13:06:14.495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online
title Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online
spellingShingle Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online
Lima, K. M. R. de
Ensino à distância
Satisfação do aluno
Percepção dos resultados de aprendizagem
title_short Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online
title_full Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online
title_fullStr Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online
title_full_unstemmed Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online
title_sort Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online
author Lima, K. M. R. de
author_facet Lima, K. M. R. de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, K. M. R. de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Edmilson Alves de
contributor_str_mv Moraes, Edmilson Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Satisfação do aluno
Percepção dos resultados de aprendizagem
topic Ensino à distância
Satisfação do aluno
Percepção dos resultados de aprendizagem
description Considerando que a educação a distância está emergindo como o novo paradigma da educação moderna em todo mundo, e pesquisas realizadas anteriormente sobre essa modalidade educacional sugeriram uma variedade de fatores que afetam a percepção dos resultados de aprendizagem e a satisfação do aluno com essa temática, neste trabalho desenvolveu-se um modelo integrado, com quatro dimensões: tutor, curso, tecnologia e interação que impactam na aprendizagem e satisfação do aluno que cursa disciplinas online em um curso presencial e alunos dos cursos totalmente online. Além das dimensões, analisou-se também o impacto da percepção dos resultados de aprendizagem na satisfação do aluno. Ademais, foi analisado o impacto de cinco tipos de variáveis dentre as quatro dimensões: o tutor, o conteúdo do curso, design do curso, qualidade da tecnologia e o nível de interação. Para testar as hipóteses propostas, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, que possui concepção pós-positivista, de estratégia de investigação. O tipo adotado de pesquisa neste estudo foi o descritivo, pois tem como objetivo observar, registrar, analisar e relacionar fatos ou fenômenos, nos quais procura-se saber com precisão possível qual a frequência do fenômeno e suas possíveis relações com outros. A amostra analisada foi composta por 799 questionários aplicados a estudantes universitários. A técnica estatística utilizada foi a de modelagem de equações estruturais, devido às características da pesquisa. Concluiu-se que o conteúdo do curso impacta positivamente na satisfação do aluno e a aprendizagem é impactada positivamente pelo conteúdo do curso, tecnologia e interatividade, bem como a satisfação é impactada positivamente pela aprendizagem. A contribuição teórica do trabalho se deu a partir de estudos anteriores que propuseram a análise das variáveis dependentes e independentes de forma isolada e em contextos diferentes, uma vez que foram realizados no exterior. Sendo assim, este trabalho buscou integrar as variáveis dependentes satisfação e aprendizagem e os fatores, conforme a realidade brasileira no que diz respeito à educação a distância
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-15T17:44:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-15T17:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, K. M. R. <b> Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online. </b> 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2015 Disponível em: &lt;http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003533.pdf&gt;. Acesso em: 13 ago. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/258
identifier_str_mv LIMA, K. M. R. <b> Os fatores críticos que impactam na satisfação e na percepção dos resultados da aprendizagem dos alunos em cursos online. </b> 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário FEI, São Paulo, 2015 Disponível em: &lt;http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000035/00003533.pdf&gt;. Acesso em: 13 ago. 2018.
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/258
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/258/1/fulltext.pdf
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/258/2/fulltext.pdf.txt
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/258/3/fulltext.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc3d25f6c8e7c581b73501803c480ef1
c63a2c7b51296aee0e7004c426533da8
237a679efc3d6f4123d44f316c9e1928
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734750997505376256