Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Juliana Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento,Marco César Ribeiro, Carrieri,Alexandre de Pádua
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000100010
Resumo: O objetivo deste artigo é buscar responder à seguinte questão: a triangulação como método tem sido utilizada nas pesquisas em administração de uma perspectiva multiparadigmática, gerando conversações entre paradigmas? Ou tem sido utilizada simplesmente no intuito de se realizar uma validação "convergente" entre os métodos na pesquisa? Para responder à questão, utilizou-se o banco de dados referente a 174 artigos que utilizaram a triangulação em três anais do EnAnpad. Esses artigos foram analisados qualitativamente para verificar de que forma a triangulação foi conduzida, a fim de investigar se a combinação se ateve apenas no nível do método, ou se atingiu o âmbito paradigmático. O posicionamento adotado pelos pesquisadores neste estudo é o de defender a importância da conversação paradigmática para lidar com os fenômenos sociais característicos das pesquisas em administração. Os resultados demonstraram que a combinação de métodos tem sido adotada principalmente no intuito de validação convergente, não implicando necessariamente conversações efetivas entre diferentes visões de mundo e de conhecimento científico. O que se observa é sua aplicação principalmente em estudos nos quais predomina, em termos epistemológicos, uma visão positivista e, em termos metodológicos, uma postura nomotética.
id FGV-4_ee8ddaa47341154f41b03d715a7de8e8
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-76122012000100010
network_acronym_str FGV-4
network_name_str Revista de Administração Pública
repository_id_str
spelling Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"?triangulaçãométodosadministraçãoparadigmasvalidação convergenteO objetivo deste artigo é buscar responder à seguinte questão: a triangulação como método tem sido utilizada nas pesquisas em administração de uma perspectiva multiparadigmática, gerando conversações entre paradigmas? Ou tem sido utilizada simplesmente no intuito de se realizar uma validação "convergente" entre os métodos na pesquisa? Para responder à questão, utilizou-se o banco de dados referente a 174 artigos que utilizaram a triangulação em três anais do EnAnpad. Esses artigos foram analisados qualitativamente para verificar de que forma a triangulação foi conduzida, a fim de investigar se a combinação se ateve apenas no nível do método, ou se atingiu o âmbito paradigmático. O posicionamento adotado pelos pesquisadores neste estudo é o de defender a importância da conversação paradigmática para lidar com os fenômenos sociais característicos das pesquisas em administração. Os resultados demonstraram que a combinação de métodos tem sido adotada principalmente no intuito de validação convergente, não implicando necessariamente conversações efetivas entre diferentes visões de mundo e de conhecimento científico. O que se observa é sua aplicação principalmente em estudos nos quais predomina, em termos epistemológicos, uma visão positivista e, em termos metodológicos, uma postura nomotética.Fundação Getulio Vargas2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000100010Revista de Administração Pública v.46 n.1 2012reponame:Revista de Administração Públicainstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S0034-76122012000100010info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Juliana CristinaNascimento,Marco César RibeiroCarrieri,Alexandre de Páduapor2012-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S0034-76122012000100010Revistahttps://ebape.fgv.br/publicacoes/rapONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rap@fgv.br1982-31340034-7612opendoar:2012-03-28T00:00Revista de Administração Pública - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"?
title Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"?
spellingShingle Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"?
Teixeira,Juliana Cristina
triangulação
métodos
administração
paradigmas
validação convergente
title_short Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"?
title_full Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"?
title_fullStr Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"?
title_full_unstemmed Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"?
title_sort Triangulação entre métodos na administração: gerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"?
author Teixeira,Juliana Cristina
author_facet Teixeira,Juliana Cristina
Nascimento,Marco César Ribeiro
Carrieri,Alexandre de Pádua
author_role author
author2 Nascimento,Marco César Ribeiro
Carrieri,Alexandre de Pádua
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Juliana Cristina
Nascimento,Marco César Ribeiro
Carrieri,Alexandre de Pádua
dc.subject.por.fl_str_mv triangulação
métodos
administração
paradigmas
validação convergente
topic triangulação
métodos
administração
paradigmas
validação convergente
description O objetivo deste artigo é buscar responder à seguinte questão: a triangulação como método tem sido utilizada nas pesquisas em administração de uma perspectiva multiparadigmática, gerando conversações entre paradigmas? Ou tem sido utilizada simplesmente no intuito de se realizar uma validação "convergente" entre os métodos na pesquisa? Para responder à questão, utilizou-se o banco de dados referente a 174 artigos que utilizaram a triangulação em três anais do EnAnpad. Esses artigos foram analisados qualitativamente para verificar de que forma a triangulação foi conduzida, a fim de investigar se a combinação se ateve apenas no nível do método, ou se atingiu o âmbito paradigmático. O posicionamento adotado pelos pesquisadores neste estudo é o de defender a importância da conversação paradigmática para lidar com os fenômenos sociais característicos das pesquisas em administração. Os resultados demonstraram que a combinação de métodos tem sido adotada principalmente no intuito de validação convergente, não implicando necessariamente conversações efetivas entre diferentes visões de mundo e de conhecimento científico. O que se observa é sua aplicação principalmente em estudos nos quais predomina, em termos epistemológicos, uma visão positivista e, em termos metodológicos, uma postura nomotética.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122012000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-76122012000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Pública v.46 n.1 2012
reponame:Revista de Administração Pública
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração Pública
collection Revista de Administração Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração Pública - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rap@fgv.br
_version_ 1754115790374699008