As eleições na era da televisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelar, Lúcia
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459
Resumo: Electoral studies in Brazil deal very little with the importance of television as a determinant of voting. In general, explanations are sought in background variables or the individual position in the social structure. Withoutabandoning this orientation, the present article afirms that 1989 presidential election was full of lessons for the future. It is argued that particularly in state or nation wide elections, the center of the electoral campaign shifts to television. Many things, therefore, change: the use of polls during the campaign, the specialized personnel for the production of politicalprograms to the radio and television, the candidate midia performance.
id FGV-7_f454afab357533b401564bce93f7053c
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:article/38459
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling As eleições na era da televisãoAs eleições na era da televisãopollselectionstelevisionpolitical socializationcensurship and mediamass mediamass politicsPesquisas de opinião públicaeleiçõestelevisãosocialização políticacensura e mídiameios de comunicação em massaElectoral studies in Brazil deal very little with the importance of television as a determinant of voting. In general, explanations are sought in background variables or the individual position in the social structure. Withoutabandoning this orientation, the present article afirms that 1989 presidential election was full of lessons for the future. It is argued that particularly in state or nation wide elections, the center of the electoral campaign shifts to television. Many things, therefore, change: the use of polls during the campaign, the specialized personnel for the production of politicalprograms to the radio and television, the candidate midia performance.Os estudos eleitorais no Brasil pouco se detêm sobre a importância da televisão nos determinantes do voto. No geral, buscam-se explicações nas variáveis de background ou o posicionamento do indivíduo na estrutura social. Sem abdicar desta orientação, o presente artigo afirma que as eleições presidenciais de 1989 foram cheias de lições para o futuro. Argumenta que, particularmente em eleições majoritárias, o centro das campanhas eleitorais se deslocou para a televisão. Muitas coisas, então, mudaram: a utilização continuada da pesquisa de opinião pública durante a campanha, o pessoal especializado para a produção de programas políticos para o rádio e a televisão, a exigência de boa performance do candidatona mídia.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas1992-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 32 No. 4 (1992): setembro-outubro; 42-57RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 32 Núm. 4 (1992): setembro-outubro; 42-57RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 32 n. 4 (1992): setembro-outubro; 42-572178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459/37199Avelar, Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-18T12:16:31Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/38459Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2016-08-18T12:16:31Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv As eleições na era da televisão
As eleições na era da televisão
title As eleições na era da televisão
spellingShingle As eleições na era da televisão
Avelar, Lúcia
polls
elections
television
political socialization
censurship and media
mass media
mass politics
Pesquisas de opinião pública
eleições
televisão
socialização política
censura e mídia
meios de comunicação em massa
title_short As eleições na era da televisão
title_full As eleições na era da televisão
title_fullStr As eleições na era da televisão
title_full_unstemmed As eleições na era da televisão
title_sort As eleições na era da televisão
author Avelar, Lúcia
author_facet Avelar, Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelar, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv polls
elections
television
political socialization
censurship and media
mass media
mass politics
Pesquisas de opinião pública
eleições
televisão
socialização política
censura e mídia
meios de comunicação em massa
topic polls
elections
television
political socialization
censurship and media
mass media
mass politics
Pesquisas de opinião pública
eleições
televisão
socialização política
censura e mídia
meios de comunicação em massa
description Electoral studies in Brazil deal very little with the importance of television as a determinant of voting. In general, explanations are sought in background variables or the individual position in the social structure. Withoutabandoning this orientation, the present article afirms that 1989 presidential election was full of lessons for the future. It is argued that particularly in state or nation wide elections, the center of the electoral campaign shifts to television. Many things, therefore, change: the use of polls during the campaign, the specialized personnel for the production of politicalprograms to the radio and television, the candidate midia performance.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459
url https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459/37199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 32 No. 4 (1992): setembro-outubro; 42-57
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 32 Núm. 4 (1992): setembro-outubro; 42-57
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 32 n. 4 (1992): setembro-outubro; 42-57
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1766160823168794624