As eleições na era da televisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração de Empresas |
Texto Completo: | https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459 |
Resumo: | Electoral studies in Brazil deal very little with the importance of television as a determinant of voting. In general, explanations are sought in background variables or the individual position in the social structure. Withoutabandoning this orientation, the present article afirms that 1989 presidential election was full of lessons for the future. It is argued that particularly in state or nation wide elections, the center of the electoral campaign shifts to television. Many things, therefore, change: the use of polls during the campaign, the specialized personnel for the production of politicalprograms to the radio and television, the candidate midia performance. |
id |
FGV-7_f454afab357533b401564bce93f7053c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.fgv.br:article/38459 |
network_acronym_str |
FGV-7 |
network_name_str |
Revista de Administração de Empresas |
repository_id_str |
|
spelling |
As eleições na era da televisãoAs eleições na era da televisãopollselectionstelevisionpolitical socializationcensurship and mediamass mediamass politicsPesquisas de opinião públicaeleiçõestelevisãosocialização políticacensura e mídiameios de comunicação em massaElectoral studies in Brazil deal very little with the importance of television as a determinant of voting. In general, explanations are sought in background variables or the individual position in the social structure. Withoutabandoning this orientation, the present article afirms that 1989 presidential election was full of lessons for the future. It is argued that particularly in state or nation wide elections, the center of the electoral campaign shifts to television. Many things, therefore, change: the use of polls during the campaign, the specialized personnel for the production of politicalprograms to the radio and television, the candidate midia performance.Os estudos eleitorais no Brasil pouco se detêm sobre a importância da televisão nos determinantes do voto. No geral, buscam-se explicações nas variáveis de background ou o posicionamento do indivíduo na estrutura social. Sem abdicar desta orientação, o presente artigo afirma que as eleições presidenciais de 1989 foram cheias de lições para o futuro. Argumenta que, particularmente em eleições majoritárias, o centro das campanhas eleitorais se deslocou para a televisão. Muitas coisas, então, mudaram: a utilização continuada da pesquisa de opinião pública durante a campanha, o pessoal especializado para a produção de programas políticos para o rádio e a televisão, a exigência de boa performance do candidatona mídia.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas1992-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 32 No. 4 (1992): setembro-outubro; 42-57RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 32 Núm. 4 (1992): setembro-outubro; 42-57RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 32 n. 4 (1992): setembro-outubro; 42-572178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459/37199Avelar, Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-18T12:16:31Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/38459Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2016-08-18T12:16:31Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As eleições na era da televisão As eleições na era da televisão |
title |
As eleições na era da televisão |
spellingShingle |
As eleições na era da televisão Avelar, Lúcia polls elections television political socialization censurship and media mass media mass politics Pesquisas de opinião pública eleições televisão socialização política censura e mídia meios de comunicação em massa |
title_short |
As eleições na era da televisão |
title_full |
As eleições na era da televisão |
title_fullStr |
As eleições na era da televisão |
title_full_unstemmed |
As eleições na era da televisão |
title_sort |
As eleições na era da televisão |
author |
Avelar, Lúcia |
author_facet |
Avelar, Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avelar, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
polls elections television political socialization censurship and media mass media mass politics Pesquisas de opinião pública eleições televisão socialização política censura e mídia meios de comunicação em massa |
topic |
polls elections television political socialization censurship and media mass media mass politics Pesquisas de opinião pública eleições televisão socialização política censura e mídia meios de comunicação em massa |
description |
Electoral studies in Brazil deal very little with the importance of television as a determinant of voting. In general, explanations are sought in background variables or the individual position in the social structure. Withoutabandoning this orientation, the present article afirms that 1989 presidential election was full of lessons for the future. It is argued that particularly in state or nation wide elections, the center of the electoral campaign shifts to television. Many things, therefore, change: the use of polls during the campaign, the specialized personnel for the production of politicalprograms to the radio and television, the candidate midia performance. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459 |
url |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38459/37199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de Empresas RAE-Revista de Administração de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 32 No. 4 (1992): setembro-outubro; 42-57 RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 32 Núm. 4 (1992): setembro-outubro; 42-57 RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 32 n. 4 (1992): setembro-outubro; 42-57 2178-938X 0034-7590 reponame:Revista de Administração de Empresas instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista de Administração de Empresas |
collection |
Revista de Administração de Empresas |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br |
_version_ |
1766160823168794624 |