Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarenhas, André Ofenhejm
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração de Empresas
Texto Completo: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37584
Resumo: The article discusses contributions of anthropology to management through the analysis of the knowledge produced through its classical method, the ethnography, in an interpretative approach. Beginning with the identification of the differences between the anthropological and management approaches of the culture concept, the article abandons the last one and shows how ethnography can be useful in a detailed interpretation of the cultural dynamics in an organization or in part of it, allowing a deeper comprehension of human behavior in this context and a more realistic picture of the challenges managers face everyday.
id FGV-7_f9fc2909ef81a6366b912bce02491f67
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:article/37584
network_acronym_str FGV-7
network_name_str Revista de Administração de Empresas
repository_id_str
spelling Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresasEtnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresasOrganizational cultureanthropologyparticipant observationethnographyorganizational analysisCultura organizacionalantropologiapesquisa participanteetnografiaanálise organizacionalThe article discusses contributions of anthropology to management through the analysis of the knowledge produced through its classical method, the ethnography, in an interpretative approach. Beginning with the identification of the differences between the anthropological and management approaches of the culture concept, the article abandons the last one and shows how ethnography can be useful in a detailed interpretation of the cultural dynamics in an organization or in part of it, allowing a deeper comprehension of human behavior in this context and a more realistic picture of the challenges managers face everyday.O artigo discute as contribuições da antropologia à administração de empresas a partir da análise do conhecimento produzido por seu método clássico, a etnografia, em uma abordagem interpretativa. Partindo da identificação das diferenças entre as abordagens típicas da administração e da antropologia em relação ao conceito de cultura, o artigo distancia-se da primeira e trata de mostrar como o método etnográfico pode ser útil para uma interpretação minuciosa da dinâmica sociocultural em uma organização ou em parte dela, proporcionando um conhecimento mais aprofundado da atuação humana nesse contexto e um quadro mais realista dos desafios com os quais os administradores defrontam-se diariamente.RAE - Revista de Administracao de Empresas RAE - Revista de Administração de EmpresasRAE-Revista de Administração de Empresas2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37584RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 42 No. 2 (2002): abril-junho; 88-94RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 42 Núm. 2 (2002): abril-junho; 88-94RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 42 n. 2 (2002): abril-junho; 88-942178-938X0034-7590reponame:Revista de Administração de Empresasinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37584/36340Mascarenhas, André Ofenhejminfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-17T18:48:25Zoai:bibliotecadigital.fgv.br:article/37584Revistahttps://rae.fgv.br/raeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br2178-938X0034-7590opendoar:2016-08-17T18:48:25Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas
Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas
title Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas
spellingShingle Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas
Mascarenhas, André Ofenhejm
Organizational culture
anthropology
participant observation
ethnography
organizational analysis
Cultura organizacional
antropologia
pesquisa participante
etnografia
análise organizacional
title_short Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas
title_full Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas
title_fullStr Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas
title_full_unstemmed Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas
title_sort Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas
author Mascarenhas, André Ofenhejm
author_facet Mascarenhas, André Ofenhejm
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascarenhas, André Ofenhejm
dc.subject.por.fl_str_mv Organizational culture
anthropology
participant observation
ethnography
organizational analysis
Cultura organizacional
antropologia
pesquisa participante
etnografia
análise organizacional
topic Organizational culture
anthropology
participant observation
ethnography
organizational analysis
Cultura organizacional
antropologia
pesquisa participante
etnografia
análise organizacional
description The article discusses contributions of anthropology to management through the analysis of the knowledge produced through its classical method, the ethnography, in an interpretative approach. Beginning with the identification of the differences between the anthropological and management approaches of the culture concept, the article abandons the last one and shows how ethnography can be useful in a detailed interpretation of the cultural dynamics in an organization or in part of it, allowing a deeper comprehension of human behavior in this context and a more realistic picture of the challenges managers face everyday.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37584
url https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37584/36340
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
publisher.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas
RAE - Revista de Administração de Empresas
RAE-Revista de Administração de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv RAE - Revista de Administracao de Empresas ; Vol. 42 No. 2 (2002): abril-junho; 88-94
RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol. 42 Núm. 2 (2002): abril-junho; 88-94
RAE-Revista de Administração de Empresas; v. 42 n. 2 (2002): abril-junho; 88-94
2178-938X
0034-7590
reponame:Revista de Administração de Empresas
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista de Administração de Empresas
collection Revista de Administração de Empresas
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv rae@fgv.br||ilda.fontes@fgv.br||raeredacao@fgv.br
_version_ 1766160821015019520