Desempenho dos estudantes ao final do ensino médio: Mensurando a influência direta e indireta da educação dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó, Janaina Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos de França, João Mario, de Pinho Neto, Valdemar Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/81721
Resumo: Esse artigo investiga a relação existente entre escolaridade dos pais e desempenho acadêmico dos filhos, trazendo novos insights ao analisar os mecanismos subjacentes a esta relação e mensurar os efeitos “bruto” e “líquido” das combinações de escolaridade do pai e da mãe na performance dos filhos. Adicionalmente, investiga-se a existência de heterogeneidade desses impactos por gênero do filho. Os dados são oriundos dos microdados do Censo Escolar e do Enem, disponibilizados pelo INEP no ano de 2017. De acordo com os resultados, após controlar simultaneamente pela renda, tamanho da família, infraestrutura domiciliar e escola, a magnitude da influência da escolaridade do pai e da mãe diminuem consideravelmente. Além disso, em termos de efeito líquido, a escolaridade do pai e da mãe contribuem mais para as notas das filhas.
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