Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Bill
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ayrosa,Eduardo André Teixeira, Ojima,Sayuri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000200002
Resumo: Um dos segmentos que mais têm se projetado no cenário brasileiro é o dos homossexuais. Apesar dessa crescente visibilidade, são quase inexistentes os estudos que procuram compreender a forma como os gays¹ interagem com o mundo dos produtos. Este estudo tem o objetivo de observar a subcultura gay e explorar as mudanças que ocorrem nos hábitos de consumo dos gays durante o rito de passagem da "saída do armário". Essa análise é crucial para se compreender a construção da identidade homossexual. Entrevistas em profundidade foram realizadas com 10 gays residentes no Rio de Janeiro entre outubro de 2004 e janeiro de 2005. Os resultados sugerem que: • os gays interagem com produtos e marcas durante a construção da identidade homossexual; e • os sujeitos utilizam os produtos numa estratégia de negação, camuflagem e reforço dessa identidade.
id FGV-9_0ad808e10df5f9bfb1c07842b3f83888
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512006000200002
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumoconsumo gayidentidade homossexualidentidadeUm dos segmentos que mais têm se projetado no cenário brasileiro é o dos homossexuais. Apesar dessa crescente visibilidade, são quase inexistentes os estudos que procuram compreender a forma como os gays¹ interagem com o mundo dos produtos. Este estudo tem o objetivo de observar a subcultura gay e explorar as mudanças que ocorrem nos hábitos de consumo dos gays durante o rito de passagem da "saída do armário". Essa análise é crucial para se compreender a construção da identidade homossexual. Entrevistas em profundidade foram realizadas com 10 gays residentes no Rio de Janeiro entre outubro de 2004 e janeiro de 2005. Os resultados sugerem que: • os gays interagem com produtos e marcas durante a construção da identidade homossexual; e • os sujeitos utilizam os produtos numa estratégia de negação, camuflagem e reforço dessa identidade.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000200002Cadernos EBAPE.BR v.4 n.2 2006reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512006000200002info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,BillAyrosa,Eduardo André TeixeiraOjima,Sayuripor2012-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512006000200002Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2012-07-11T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo
title Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo
spellingShingle Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo
Pereira,Bill
consumo gay
identidade homossexual
identidade
title_short Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo
title_full Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo
title_fullStr Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo
title_full_unstemmed Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo
title_sort Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo
author Pereira,Bill
author_facet Pereira,Bill
Ayrosa,Eduardo André Teixeira
Ojima,Sayuri
author_role author
author2 Ayrosa,Eduardo André Teixeira
Ojima,Sayuri
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Bill
Ayrosa,Eduardo André Teixeira
Ojima,Sayuri
dc.subject.por.fl_str_mv consumo gay
identidade homossexual
identidade
topic consumo gay
identidade homossexual
identidade
description Um dos segmentos que mais têm se projetado no cenário brasileiro é o dos homossexuais. Apesar dessa crescente visibilidade, são quase inexistentes os estudos que procuram compreender a forma como os gays¹ interagem com o mundo dos produtos. Este estudo tem o objetivo de observar a subcultura gay e explorar as mudanças que ocorrem nos hábitos de consumo dos gays durante o rito de passagem da "saída do armário". Essa análise é crucial para se compreender a construção da identidade homossexual. Entrevistas em profundidade foram realizadas com 10 gays residentes no Rio de Janeiro entre outubro de 2004 e janeiro de 2005. Os resultados sugerem que: • os gays interagem com produtos e marcas durante a construção da identidade homossexual; e • os sujeitos utilizam os produtos numa estratégia de negação, camuflagem e reforço dessa identidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512006000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.4 n.2 2006
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115883784994817