Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000200002 |
Resumo: | Um dos segmentos que mais têm se projetado no cenário brasileiro é o dos homossexuais. Apesar dessa crescente visibilidade, são quase inexistentes os estudos que procuram compreender a forma como os gays¹ interagem com o mundo dos produtos. Este estudo tem o objetivo de observar a subcultura gay e explorar as mudanças que ocorrem nos hábitos de consumo dos gays durante o rito de passagem da "saída do armário". Essa análise é crucial para se compreender a construção da identidade homossexual. Entrevistas em profundidade foram realizadas com 10 gays residentes no Rio de Janeiro entre outubro de 2004 e janeiro de 2005. Os resultados sugerem que: os gays interagem com produtos e marcas durante a construção da identidade homossexual; e os sujeitos utilizam os produtos numa estratégia de negação, camuflagem e reforço dessa identidade. |
id |
FGV-9_0ad808e10df5f9bfb1c07842b3f83888 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1679-39512006000200002 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumoconsumo gayidentidade homossexualidentidadeUm dos segmentos que mais têm se projetado no cenário brasileiro é o dos homossexuais. Apesar dessa crescente visibilidade, são quase inexistentes os estudos que procuram compreender a forma como os gays¹ interagem com o mundo dos produtos. Este estudo tem o objetivo de observar a subcultura gay e explorar as mudanças que ocorrem nos hábitos de consumo dos gays durante o rito de passagem da "saída do armário". Essa análise é crucial para se compreender a construção da identidade homossexual. Entrevistas em profundidade foram realizadas com 10 gays residentes no Rio de Janeiro entre outubro de 2004 e janeiro de 2005. Os resultados sugerem que: os gays interagem com produtos e marcas durante a construção da identidade homossexual; e os sujeitos utilizam os produtos numa estratégia de negação, camuflagem e reforço dessa identidade.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000200002Cadernos EBAPE.BR v.4 n.2 2006reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512006000200002info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,BillAyrosa,Eduardo André TeixeiraOjima,Sayuripor2012-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512006000200002Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2012-07-11T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo |
title |
Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo |
spellingShingle |
Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo Pereira,Bill consumo gay identidade homossexual identidade |
title_short |
Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo |
title_full |
Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo |
title_fullStr |
Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo |
title_full_unstemmed |
Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo |
title_sort |
Consumo entre gays: compreendendo a construção da identidade homossexual através do consumo |
author |
Pereira,Bill |
author_facet |
Pereira,Bill Ayrosa,Eduardo André Teixeira Ojima,Sayuri |
author_role |
author |
author2 |
Ayrosa,Eduardo André Teixeira Ojima,Sayuri |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Bill Ayrosa,Eduardo André Teixeira Ojima,Sayuri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumo gay identidade homossexual identidade |
topic |
consumo gay identidade homossexual identidade |
description |
Um dos segmentos que mais têm se projetado no cenário brasileiro é o dos homossexuais. Apesar dessa crescente visibilidade, são quase inexistentes os estudos que procuram compreender a forma como os gays¹ interagem com o mundo dos produtos. Este estudo tem o objetivo de observar a subcultura gay e explorar as mudanças que ocorrem nos hábitos de consumo dos gays durante o rito de passagem da "saída do armário". Essa análise é crucial para se compreender a construção da identidade homossexual. Entrevistas em profundidade foram realizadas com 10 gays residentes no Rio de Janeiro entre outubro de 2004 e janeiro de 2005. Os resultados sugerem que: os gays interagem com produtos e marcas durante a construção da identidade homossexual; e os sujeitos utilizam os produtos numa estratégia de negação, camuflagem e reforço dessa identidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1679-39512006000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR v.4 n.2 2006 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1754115883784994817 |