Teoria de Redes de Influências de "Stakeholders": uma abordagem revisitada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STOCKER,FABRICIO
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MASCENA,KEYSA MANUELA CUNHA, AZEVEDO,ANA CLÁUDIA, BOAVENTURA,JOÃO MAURÍCIO GAMA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700673
Resumo: Resumo As interações entre múltiplos stakeholders vêm ganhando importância nas últimas décadas, dada a velocidade com que se propagam informações e se estabelecem conexões entre indivíduos e grupos. Porém, a pesquisa sobre o tema ainda carece de estudos empíricos que analisem o fenômeno das redes de stakeholders e da sua contribuição para o avanço da teoria. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar a evolução da abordagem de redes de stakeholders nos últimos 20 anos e fornecer um panorama da sua evolução até os dias atuais. Este trabalho fundamenta-se em dois escopos de pesquisa: Teorias de Redes - sociedade em redes e redes interoganizacionais e a Teoria de Stakeholders, integradas na composição da proposta de Rowley (1997) -; Teoria de Redes de Stakeholders. Valendo-se da análise sociométrica e da revisão sistemática de 228 artigos coletados no Web of Science entre 1997 e 2017, foi possível analisar a evolução desta abordagem. Inferimos, por esta reflexão, que o interesse das pesquisas recentes deslocou-se das relações com os Stakeholders centradas na organização para as relações em rede descentralizadas e com diversos atores. Além disso, há uma tendência de estudos das redes formadas por grupos de stakeholders e estudos das identidades sociais dos indivíduos membros desses grupos. A contribuição deste estudo consiste em fornecer um panorama da Teoria de Redes de stakeholders, analisando as redes de referências, as contribuições teóricas e empíricas, as tendências de pesquisa, além de sugerir tópicos de pesquisa para trabalhos futuros.
id FGV-9_1f9713c831fb1c1f25274c07734223b2
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512019000700673
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Teoria de Redes de Influências de "Stakeholders": uma abordagem revisitadaMúltiplos stakeholdersRedes interorganizacionaisTeoria dos stakeholdersInfluência das partes interessadasAnálise sociométricaResumo As interações entre múltiplos stakeholders vêm ganhando importância nas últimas décadas, dada a velocidade com que se propagam informações e se estabelecem conexões entre indivíduos e grupos. Porém, a pesquisa sobre o tema ainda carece de estudos empíricos que analisem o fenômeno das redes de stakeholders e da sua contribuição para o avanço da teoria. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar a evolução da abordagem de redes de stakeholders nos últimos 20 anos e fornecer um panorama da sua evolução até os dias atuais. Este trabalho fundamenta-se em dois escopos de pesquisa: Teorias de Redes - sociedade em redes e redes interoganizacionais e a Teoria de Stakeholders, integradas na composição da proposta de Rowley (1997) -; Teoria de Redes de Stakeholders. Valendo-se da análise sociométrica e da revisão sistemática de 228 artigos coletados no Web of Science entre 1997 e 2017, foi possível analisar a evolução desta abordagem. Inferimos, por esta reflexão, que o interesse das pesquisas recentes deslocou-se das relações com os Stakeholders centradas na organização para as relações em rede descentralizadas e com diversos atores. Além disso, há uma tendência de estudos das redes formadas por grupos de stakeholders e estudos das identidades sociais dos indivíduos membros desses grupos. A contribuição deste estudo consiste em fornecer um panorama da Teoria de Redes de stakeholders, analisando as redes de referências, as contribuições teóricas e empíricas, as tendências de pesquisa, além de sugerir tópicos de pesquisa para trabalhos futuros.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2019-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700673Cadernos EBAPE.BR v.17 n.spe 2019reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395176683info:eu-repo/semantics/openAccessSTOCKER,FABRICIOMASCENA,KEYSA MANUELA CUNHAAZEVEDO,ANA CLÁUDIABOAVENTURA,JOÃO MAURÍCIO GAMApor2019-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512019000700673Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2019-12-05T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria de Redes de Influências de "Stakeholders": uma abordagem revisitada
title Teoria de Redes de Influências de "Stakeholders": uma abordagem revisitada
spellingShingle Teoria de Redes de Influências de "Stakeholders": uma abordagem revisitada
STOCKER,FABRICIO
Múltiplos stakeholders
Redes interorganizacionais
Teoria dos stakeholders
Influência das partes interessadas
Análise sociométrica
title_short Teoria de Redes de Influências de "Stakeholders": uma abordagem revisitada
title_full Teoria de Redes de Influências de "Stakeholders": uma abordagem revisitada
title_fullStr Teoria de Redes de Influências de "Stakeholders": uma abordagem revisitada
title_full_unstemmed Teoria de Redes de Influências de "Stakeholders": uma abordagem revisitada
title_sort Teoria de Redes de Influências de "Stakeholders": uma abordagem revisitada
author STOCKER,FABRICIO
author_facet STOCKER,FABRICIO
MASCENA,KEYSA MANUELA CUNHA
AZEVEDO,ANA CLÁUDIA
BOAVENTURA,JOÃO MAURÍCIO GAMA
author_role author
author2 MASCENA,KEYSA MANUELA CUNHA
AZEVEDO,ANA CLÁUDIA
BOAVENTURA,JOÃO MAURÍCIO GAMA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv STOCKER,FABRICIO
MASCENA,KEYSA MANUELA CUNHA
AZEVEDO,ANA CLÁUDIA
BOAVENTURA,JOÃO MAURÍCIO GAMA
dc.subject.por.fl_str_mv Múltiplos stakeholders
Redes interorganizacionais
Teoria dos stakeholders
Influência das partes interessadas
Análise sociométrica
topic Múltiplos stakeholders
Redes interorganizacionais
Teoria dos stakeholders
Influência das partes interessadas
Análise sociométrica
description Resumo As interações entre múltiplos stakeholders vêm ganhando importância nas últimas décadas, dada a velocidade com que se propagam informações e se estabelecem conexões entre indivíduos e grupos. Porém, a pesquisa sobre o tema ainda carece de estudos empíricos que analisem o fenômeno das redes de stakeholders e da sua contribuição para o avanço da teoria. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar a evolução da abordagem de redes de stakeholders nos últimos 20 anos e fornecer um panorama da sua evolução até os dias atuais. Este trabalho fundamenta-se em dois escopos de pesquisa: Teorias de Redes - sociedade em redes e redes interoganizacionais e a Teoria de Stakeholders, integradas na composição da proposta de Rowley (1997) -; Teoria de Redes de Stakeholders. Valendo-se da análise sociométrica e da revisão sistemática de 228 artigos coletados no Web of Science entre 1997 e 2017, foi possível analisar a evolução desta abordagem. Inferimos, por esta reflexão, que o interesse das pesquisas recentes deslocou-se das relações com os Stakeholders centradas na organização para as relações em rede descentralizadas e com diversos atores. Além disso, há uma tendência de estudos das redes formadas por grupos de stakeholders e estudos das identidades sociais dos indivíduos membros desses grupos. A contribuição deste estudo consiste em fornecer um panorama da Teoria de Redes de stakeholders, analisando as redes de referências, as contribuições teóricas e empíricas, as tendências de pesquisa, além de sugerir tópicos de pesquisa para trabalhos futuros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700673
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512019000700673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395176683
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.17 n.spe 2019
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115886658093056