A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA,ELOISIO MOULIN DE
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000300595
Resumo: Resumo Liderança é considerada um tema relevante para os estudos organizacionais, fato que pode ser verificado pela existência de diversos periódicos acadêmicos dedicados exclusivamente ao tema. Contudo, apesar da proliferação de periódicos e várias publicações sobre o tema, a definição de liderança ainda é vaga, sendo geralmente considerada pelo mainstream um atributo masculino de líderes individuais heroicos. Assim, este artigo busca realizar uma análise crítica do mainstream sobre liderança, tendo-se como lente de análise a ontologia pós-estruturalista sobre o tema. Portanto, este artigo objetiva contribuir com o debate ontológico sobre liderança ao abordar o que é liderança para o pós-estruturalismo, enfatizando suas diferenças ontológicas em relação ao mainstream. O pós-estruturalismo promove uma ontologia de liderança alternativa ao mainstream que rompe com a concepção universal de liderança ao evidenciar sua característica microssocial e discursiva, concebendo liderança como um processo discursivo micropolítico, sendo fundamental para a entendimento da ontologia pós-estruturalista de liderança compreender (1) a produção das identidades de líderes e seguidores e (2) a materialidade da liderança.
id FGV-9_23d11fbab04e5ef6e75a45d24175aefd
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512021000300595
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidênciaLiderançaPós-estruturalismoOntologiaIdentidadeMaterialidadeResumo Liderança é considerada um tema relevante para os estudos organizacionais, fato que pode ser verificado pela existência de diversos periódicos acadêmicos dedicados exclusivamente ao tema. Contudo, apesar da proliferação de periódicos e várias publicações sobre o tema, a definição de liderança ainda é vaga, sendo geralmente considerada pelo mainstream um atributo masculino de líderes individuais heroicos. Assim, este artigo busca realizar uma análise crítica do mainstream sobre liderança, tendo-se como lente de análise a ontologia pós-estruturalista sobre o tema. Portanto, este artigo objetiva contribuir com o debate ontológico sobre liderança ao abordar o que é liderança para o pós-estruturalismo, enfatizando suas diferenças ontológicas em relação ao mainstream. O pós-estruturalismo promove uma ontologia de liderança alternativa ao mainstream que rompe com a concepção universal de liderança ao evidenciar sua característica microssocial e discursiva, concebendo liderança como um processo discursivo micropolítico, sendo fundamental para a entendimento da ontologia pós-estruturalista de liderança compreender (1) a produção das identidades de líderes e seguidores e (2) a materialidade da liderança.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000300595Cadernos EBAPE.BR v.19 n.3 2021reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395120200121info:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA,ELOISIO MOULIN DEpor2021-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512021000300595Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2021-09-10T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência
title A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência
spellingShingle A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência
SOUZA,ELOISIO MOULIN DE
Liderança
Pós-estruturalismo
Ontologia
Identidade
Materialidade
title_short A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência
title_full A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência
title_fullStr A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência
title_full_unstemmed A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência
title_sort A ontologia pós-estruturalista sobre liderança: identidade e materialidade em evidência
author SOUZA,ELOISIO MOULIN DE
author_facet SOUZA,ELOISIO MOULIN DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA,ELOISIO MOULIN DE
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Pós-estruturalismo
Ontologia
Identidade
Materialidade
topic Liderança
Pós-estruturalismo
Ontologia
Identidade
Materialidade
description Resumo Liderança é considerada um tema relevante para os estudos organizacionais, fato que pode ser verificado pela existência de diversos periódicos acadêmicos dedicados exclusivamente ao tema. Contudo, apesar da proliferação de periódicos e várias publicações sobre o tema, a definição de liderança ainda é vaga, sendo geralmente considerada pelo mainstream um atributo masculino de líderes individuais heroicos. Assim, este artigo busca realizar uma análise crítica do mainstream sobre liderança, tendo-se como lente de análise a ontologia pós-estruturalista sobre o tema. Portanto, este artigo objetiva contribuir com o debate ontológico sobre liderança ao abordar o que é liderança para o pós-estruturalismo, enfatizando suas diferenças ontológicas em relação ao mainstream. O pós-estruturalismo promove uma ontologia de liderança alternativa ao mainstream que rompe com a concepção universal de liderança ao evidenciar sua característica microssocial e discursiva, concebendo liderança como um processo discursivo micropolítico, sendo fundamental para a entendimento da ontologia pós-estruturalista de liderança compreender (1) a produção das identidades de líderes e seguidores e (2) a materialidade da liderança.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000300595
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512021000300595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395120200121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.19 n.3 2021
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115887115272192