O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Eleonora Milano Falcão
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Pacheco,Roberto Carlos dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512004000200006
Resumo: No campo educacional, as perspectivas para o uso dos computadores apontam para demandas diferenciadas, incluindo alfabetização e educação continuada, atendimento a populações especiais e geograficamente dispersas, mobilizando e envolvendo um grande leque de especialidades. Novas formas de linguagem e comportamento no uso de sistemas de informação já são sentidas, ainda que pouco estudadas. O Ministério da Educação tem legislação específica que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e que também consolida as normas de proteção ao deficiente. Surge, então, a necessidade de aprofundar estudos sobre o enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial. Nesse sentido, o foco deste artigo é a surdez e as limitações que esta provoca no uso das tecnologias de informação, especificamente em sites na Web.
id FGV-9_4e64895734c79f3607e53f9ba7cd447b
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512004000200006
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorialportal Webintegração do deficiente surdoaspectos ergonômicos cognitivosNo campo educacional, as perspectivas para o uso dos computadores apontam para demandas diferenciadas, incluindo alfabetização e educação continuada, atendimento a populações especiais e geograficamente dispersas, mobilizando e envolvendo um grande leque de especialidades. Novas formas de linguagem e comportamento no uso de sistemas de informação já são sentidas, ainda que pouco estudadas. O Ministério da Educação tem legislação específica que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e que também consolida as normas de proteção ao deficiente. Surge, então, a necessidade de aprofundar estudos sobre o enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial. Nesse sentido, o foco deste artigo é a surdez e as limitações que esta provoca no uso das tecnologias de informação, especificamente em sites na Web.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2004-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512004000200006Cadernos EBAPE.BR v.2 n.2 2004reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512004000200006info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Eleonora Milano FalcãoPacheco,Roberto Carlos dos Santospor2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512004000200006Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-09-13T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial
title O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial
spellingShingle O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial
Vieira,Eleonora Milano Falcão
portal Web
integração do deficiente surdo
aspectos ergonômicos cognitivos
title_short O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial
title_full O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial
title_fullStr O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial
title_full_unstemmed O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial
title_sort O enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial
author Vieira,Eleonora Milano Falcão
author_facet Vieira,Eleonora Milano Falcão
Pacheco,Roberto Carlos dos Santos
author_role author
author2 Pacheco,Roberto Carlos dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Eleonora Milano Falcão
Pacheco,Roberto Carlos dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv portal Web
integração do deficiente surdo
aspectos ergonômicos cognitivos
topic portal Web
integração do deficiente surdo
aspectos ergonômicos cognitivos
description No campo educacional, as perspectivas para o uso dos computadores apontam para demandas diferenciadas, incluindo alfabetização e educação continuada, atendimento a populações especiais e geograficamente dispersas, mobilizando e envolvendo um grande leque de especialidades. Novas formas de linguagem e comportamento no uso de sistemas de informação já são sentidas, ainda que pouco estudadas. O Ministério da Educação tem legislação específica que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e que também consolida as normas de proteção ao deficiente. Surge, então, a necessidade de aprofundar estudos sobre o enfoque cognitivo e o uso das tecnologias de informação em situação de limitação sensorial. Nesse sentido, o foco deste artigo é a surdez e as limitações que esta provoca no uso das tecnologias de informação, especificamente em sites na Web.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512004000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512004000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512004000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.2 n.2 2004
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115883435819008