Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidmeier,Janete
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Takahashi,Adriana Roseli Wünsch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100135
Resumo: Resumo O conceito de competência intercultural (CI) foi introduzido pelos pesquisadores para entender porque e como algumas pessoas, alguns grupos e algumas organizações prosperam em situações interculturais (LEUNG, ANG e TAN, 2014). A literatura sobre CI é ampla e permeada de muitos conceitos, porém, o foco predominante desses conceitos é cognitivo e comportamental, há escassez de estudos em nível grupal. Somado a essa constatação, existe um paradigma emergente mudando a ênfase da CI, inclusive a capacidade de trabalhar com sucesso em uma equipe diversificada e o desenvolvimento de relacionamento subsequente, caracterizando uma abordagem relacional. Com o objetivo de propor um conceito para a competência intercultural grupal (CIG), inexistente na literatura sobre o tema, surgiu a necessidade de um aprofundamento na literatura de CI individual e de uma investigação de como seria possível trabalhar o conceito em nível grupal. Para isso, mostrou-se necessária uma categorização do campo, classificação de conceitos e análise de elementos e dimensões da CI, com base na literatura de competência de forma geral. Isso possibilitou a elaboração de um conceito para a CIG, abrindo uma perspectiva de construção social da realidade (BERGER e LUCKMANN, 2003), onde a CI grupal pode ser mais bem compreendida a partir de uma perspectiva integradora que abarque as interações sociais. As dimensões que permaneceram no conceito de CI grupal foram: interação, eficácia, diferenças culturais, comunicação, aprendizagem e cultura negociada.
id FGV-9_6cf3e6a1e7e6baa065eb583f48116ebb
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512018000100135
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Competência intercultural grupal: uma proposição de conceitoAdministração interculturalEquipes multiculturaisCompetência interculturalCompetência intercultural grupalCompetência cross-culturalResumo O conceito de competência intercultural (CI) foi introduzido pelos pesquisadores para entender porque e como algumas pessoas, alguns grupos e algumas organizações prosperam em situações interculturais (LEUNG, ANG e TAN, 2014). A literatura sobre CI é ampla e permeada de muitos conceitos, porém, o foco predominante desses conceitos é cognitivo e comportamental, há escassez de estudos em nível grupal. Somado a essa constatação, existe um paradigma emergente mudando a ênfase da CI, inclusive a capacidade de trabalhar com sucesso em uma equipe diversificada e o desenvolvimento de relacionamento subsequente, caracterizando uma abordagem relacional. Com o objetivo de propor um conceito para a competência intercultural grupal (CIG), inexistente na literatura sobre o tema, surgiu a necessidade de um aprofundamento na literatura de CI individual e de uma investigação de como seria possível trabalhar o conceito em nível grupal. Para isso, mostrou-se necessária uma categorização do campo, classificação de conceitos e análise de elementos e dimensões da CI, com base na literatura de competência de forma geral. Isso possibilitou a elaboração de um conceito para a CIG, abrindo uma perspectiva de construção social da realidade (BERGER e LUCKMANN, 2003), onde a CI grupal pode ser mais bem compreendida a partir de uma perspectiva integradora que abarque as interações sociais. As dimensões que permaneceram no conceito de CI grupal foram: interação, eficácia, diferenças culturais, comunicação, aprendizagem e cultura negociada.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100135Cadernos EBAPE.BR v.16 n.1 2018reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395159430info:eu-repo/semantics/openAccessSchmidmeier,JaneteTakahashi,Adriana Roseli Wünschpor2018-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512018000100135Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2018-05-03T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito
title Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito
spellingShingle Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito
Schmidmeier,Janete
Administração intercultural
Equipes multiculturais
Competência intercultural
Competência intercultural grupal
Competência cross-cultural
title_short Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito
title_full Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito
title_fullStr Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito
title_full_unstemmed Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito
title_sort Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito
author Schmidmeier,Janete
author_facet Schmidmeier,Janete
Takahashi,Adriana Roseli Wünsch
author_role author
author2 Takahashi,Adriana Roseli Wünsch
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidmeier,Janete
Takahashi,Adriana Roseli Wünsch
dc.subject.por.fl_str_mv Administração intercultural
Equipes multiculturais
Competência intercultural
Competência intercultural grupal
Competência cross-cultural
topic Administração intercultural
Equipes multiculturais
Competência intercultural
Competência intercultural grupal
Competência cross-cultural
description Resumo O conceito de competência intercultural (CI) foi introduzido pelos pesquisadores para entender porque e como algumas pessoas, alguns grupos e algumas organizações prosperam em situações interculturais (LEUNG, ANG e TAN, 2014). A literatura sobre CI é ampla e permeada de muitos conceitos, porém, o foco predominante desses conceitos é cognitivo e comportamental, há escassez de estudos em nível grupal. Somado a essa constatação, existe um paradigma emergente mudando a ênfase da CI, inclusive a capacidade de trabalhar com sucesso em uma equipe diversificada e o desenvolvimento de relacionamento subsequente, caracterizando uma abordagem relacional. Com o objetivo de propor um conceito para a competência intercultural grupal (CIG), inexistente na literatura sobre o tema, surgiu a necessidade de um aprofundamento na literatura de CI individual e de uma investigação de como seria possível trabalhar o conceito em nível grupal. Para isso, mostrou-se necessária uma categorização do campo, classificação de conceitos e análise de elementos e dimensões da CI, com base na literatura de competência de forma geral. Isso possibilitou a elaboração de um conceito para a CIG, abrindo uma perspectiva de construção social da realidade (BERGER e LUCKMANN, 2003), onde a CI grupal pode ser mais bem compreendida a partir de uma perspectiva integradora que abarque as interações sociais. As dimensões que permaneceram no conceito de CI grupal foram: interação, eficácia, diferenças culturais, comunicação, aprendizagem e cultura negociada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100135
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395159430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.16 n.1 2018
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115886223982592