O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos Organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARRETO,RAQUEL DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA, ROMAGNOLI,ROBERTA CARVALHO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000100047
Resumo: Resumo Neste ensaio, objetivamos discutir sobre a utilização do conceito de rizoma, desenvolvido por Deleuze e Guattari, no âmbito da pesquisa em Estudos Organizacionais. Trata-se de uma imagem-pensamento que se opõe à forma tradicional de pensar e conhecer baseada em uma perspectiva arborescente, organizada e centralizada. Dessa imagem-pensamento rizomática proposta pelos autores provém um entendimento da vida de uma forma mais ampla, considerando a complexidade e a processualidade que lhe são inerentes. Partindo de uma breve introdução à filosofia dos autores e, especificamente, ao conceito de rizoma, arriscamo-nos a propor formas de utilização desse conceito nas pesquisas em Estudos Organizacionais, a saber: como uma perspectiva rizomática e como operador metodológico. Enquanto a primeira proposta refere-se basicamente à postura do pesquisador frente à construção da pesquisa, a segunda remete a uma lente capaz de aumentar o grau de inteligibilidade sobre os objetos de investigação. Concluímos que as contribuições filosóficas de Deleuze e Guattari podem revelar-se extremamente produtivas quando pensamos na pesquisa nesse campo de estudo, em especial no que tange às investigações empíricas, por sustentar a complexidade e a processualidade também no que diz respeito à produção de conhecimento.
id FGV-9_95b7d321a2c25a0c88f4da216701881d
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512020000100047
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos OrganizacionaisRizomaDeleuze e GuattariEstudos OrganizacionaisResumo Neste ensaio, objetivamos discutir sobre a utilização do conceito de rizoma, desenvolvido por Deleuze e Guattari, no âmbito da pesquisa em Estudos Organizacionais. Trata-se de uma imagem-pensamento que se opõe à forma tradicional de pensar e conhecer baseada em uma perspectiva arborescente, organizada e centralizada. Dessa imagem-pensamento rizomática proposta pelos autores provém um entendimento da vida de uma forma mais ampla, considerando a complexidade e a processualidade que lhe são inerentes. Partindo de uma breve introdução à filosofia dos autores e, especificamente, ao conceito de rizoma, arriscamo-nos a propor formas de utilização desse conceito nas pesquisas em Estudos Organizacionais, a saber: como uma perspectiva rizomática e como operador metodológico. Enquanto a primeira proposta refere-se basicamente à postura do pesquisador frente à construção da pesquisa, a segunda remete a uma lente capaz de aumentar o grau de inteligibilidade sobre os objetos de investigação. Concluímos que as contribuições filosóficas de Deleuze e Guattari podem revelar-se extremamente produtivas quando pensamos na pesquisa nesse campo de estudo, em especial no que tange às investigações empíricas, por sustentar a complexidade e a processualidade também no que diz respeito à produção de conhecimento.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000100047Cadernos EBAPE.BR v.18 n.1 2020reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-395174655info:eu-repo/semantics/openAccessBARRETO,RAQUEL DE OLIVEIRACARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUAROMAGNOLI,ROBERTA CARVALHOpor2020-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512020000100047Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2020-04-08T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos Organizacionais
title O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos Organizacionais
spellingShingle O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos Organizacionais
BARRETO,RAQUEL DE OLIVEIRA
Rizoma
Deleuze e Guattari
Estudos Organizacionais
title_short O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos Organizacionais
title_full O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos Organizacionais
title_fullStr O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos Organizacionais
title_full_unstemmed O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos Organizacionais
title_sort O rizoma deleuze-guattariano nas pesquisas em Estudos Organizacionais
author BARRETO,RAQUEL DE OLIVEIRA
author_facet BARRETO,RAQUEL DE OLIVEIRA
CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA
ROMAGNOLI,ROBERTA CARVALHO
author_role author
author2 CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA
ROMAGNOLI,ROBERTA CARVALHO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARRETO,RAQUEL DE OLIVEIRA
CARRIERI,ALEXANDRE DE PÁDUA
ROMAGNOLI,ROBERTA CARVALHO
dc.subject.por.fl_str_mv Rizoma
Deleuze e Guattari
Estudos Organizacionais
topic Rizoma
Deleuze e Guattari
Estudos Organizacionais
description Resumo Neste ensaio, objetivamos discutir sobre a utilização do conceito de rizoma, desenvolvido por Deleuze e Guattari, no âmbito da pesquisa em Estudos Organizacionais. Trata-se de uma imagem-pensamento que se opõe à forma tradicional de pensar e conhecer baseada em uma perspectiva arborescente, organizada e centralizada. Dessa imagem-pensamento rizomática proposta pelos autores provém um entendimento da vida de uma forma mais ampla, considerando a complexidade e a processualidade que lhe são inerentes. Partindo de uma breve introdução à filosofia dos autores e, especificamente, ao conceito de rizoma, arriscamo-nos a propor formas de utilização desse conceito nas pesquisas em Estudos Organizacionais, a saber: como uma perspectiva rizomática e como operador metodológico. Enquanto a primeira proposta refere-se basicamente à postura do pesquisador frente à construção da pesquisa, a segunda remete a uma lente capaz de aumentar o grau de inteligibilidade sobre os objetos de investigação. Concluímos que as contribuições filosóficas de Deleuze e Guattari podem revelar-se extremamente produtivas quando pensamos na pesquisa nesse campo de estudo, em especial no que tange às investigações empíricas, por sustentar a complexidade e a processualidade também no que diz respeito à produção de conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000100047
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512020000100047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-395174655
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.18 n.1 2020
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115886686404608