Qual é o efeito do clima organizacional sobre o desempenho empresarial? Evidências empíricas de uma instituição financeira no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Vitor Martins da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/34809
Resumo: Objetivo: Este estudo investigou o efeito do clima organizacional sobre o desempenho empresarial, a partir de revisão bibliográfica e evidências empíricas em uma rede bancária. Metodologia: O estudo caracteriza-se como quantitativo, transversal com base de dados secundária. Utilizou-se para análise dos dados e testes das hipóteses, estatística descritiva, análise fatorial confirmatória e regressão linear múltipla. O estudo contempla a análise de 64 agências bancárias de uma das maiores instituições financeiras da América Latina, localizadas no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Resultados: A aplicação do modelo teórico resultou na avaliação de seis hipóteses, rejeitando qualquer correlação entre clima e indicadores financeiros de receita e lucratividade, bem como, com o indicador de satisfação de clientes. Em relação a variável socioeconômica utilizada no modelo, identificou-se relação positiva com os indicadores financeiros, entretanto, não houve qualquer relação com o indicador de satisfação dos clientes. Limitações: A amplitude das variáveis internas e fatores externos que não puderam ser exploradas, aumentando a complexidade à interpretação das conclusões. A concentração do estudo em um segmento específico de uma empresa do ramo financeiro, em um único estado brasileiro, dificultando a generalização dos resultados. Aplicabilidade do trabalho: Contribui com a teoria trazendo evidências empíricas sobre a não relação entre o clima organizacional com desempenho financeiro e satisfação de clientes. A exploração da variável socioeconômica, que demonstra os impactos de fatores externos nos resultados financeiros de receita e lucratividade, e que a satisfação dos clientes independe de fator socioeconômico. Contribui com a prática, pois fornece insumos para a área de recursos humanos e gestores, na implementação de iniciativas que vão além da promoção de um bom clima, mas que desenvolvam as pessoas no entendimento do negócio, produtividade e atendimento aos clientes. Outra contribuição está na importância de avaliar varáveis externas nas decisões de planos de expansão, redução ou adaptação do modelo de negócio, devido a sua relevância em resultados financeiros.
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Resultados: A aplicação do modelo teórico resultou na avaliação de seis hipóteses, rejeitando qualquer correlação entre clima e indicadores financeiros de receita e lucratividade, bem como, com o indicador de satisfação de clientes. Em relação a variável socioeconômica utilizada no modelo, identificou-se relação positiva com os indicadores financeiros, entretanto, não houve qualquer relação com o indicador de satisfação dos clientes. Limitações: A amplitude das variáveis internas e fatores externos que não puderam ser exploradas, aumentando a complexidade à interpretação das conclusões. A concentração do estudo em um segmento específico de uma empresa do ramo financeiro, em um único estado brasileiro, dificultando a generalização dos resultados. Aplicabilidade do trabalho: Contribui com a teoria trazendo evidências empíricas sobre a não relação entre o clima organizacional com desempenho financeiro e satisfação de clientes. A exploração da variável socioeconômica, que demonstra os impactos de fatores externos nos resultados financeiros de receita e lucratividade, e que a satisfação dos clientes independe de fator socioeconômico. Contribui com a prática, pois fornece insumos para a área de recursos humanos e gestores, na implementação de iniciativas que vão além da promoção de um bom clima, mas que desenvolvam as pessoas no entendimento do negócio, produtividade e atendimento aos clientes. Outra contribuição está na importância de avaliar varáveis externas nas decisões de planos de expansão, redução ou adaptação do modelo de negócio, devido a sua relevância em resultados financeiros.Objective: This study investigated the impact of organizational climate on business performance through literature review and empirical evidence in a network of bank branches. Methodology: The study is characterized as quantitative, cross-sectional, based on secondary data. For data analysis and hypothesis testing, descriptive statistics, confirmatory factor analysis, and multiple linear regression were used. The study includes the analysis of 64 bank branches of one of the largest financial institutions in Latin America, located in the Brazilian state of Rio Grande do Sul. Results: The application of the theoretical model resulted in the evaluation of six hypotheses, rejecting any correlation between climate and financial indicators of revenue and profitability, as well as with the customer satisfaction indicator. Regarding the socioeconomic variable used in the model, a positive relationship was identified with the financial indicators, however, there was no relationship with the customer satisfaction indicator. Limitations: The range of internal variables and external factors that couldn't be explored added complexity to the interpretation of the findings. The focus of the study on a specific segment of a financial institution within a single Brazilian state made it challenging to generalize the results. The applicability of the work: It contributes to the theory by providing empirical evidence on the lack of a relationship between organizational climate and financial performance and customer satisfaction. The exploration of the socioeconomic variable demonstrates the impact of external factors on financial results in terms of revenue and profitability, and it highlights that customer satisfaction is independent of socioeconomic factors. It contributes to practical application by supplying input for human resources and managers in implementing initiatives that go beyond fostering a positive climate, focusing on the development of individuals in terms of business understanding, productivity, and customer service. Another contribution lies in the importance of considering external variables in decisions regarding expansion, reduction, or adaptation of the business model, given their significance in financial outcomes.porClima organizacionalDesempenho empresarialRecursos humanosIndicadores financeirosSatisfação de clientesClima organizacional - Estudo de casosDesenvolvimento organizacionalRecursos humanosSatisfação do consumidorQual é o efeito do clima organizacional sobre o desempenho empresarial? Evidências empíricas de uma instituição financeira no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFGV_MEX_Dissertação_JOAO VITOR MARTINS DA SILVA_Versão Final.pdfFGV_MEX_Dissertação_JOAO VITOR MARTINS DA SILVA_Versão Final.pdfapplication/pdf1319143https://repositorio.fgv.br/bitstreams/72fd1d69-270e-48ca-9bbe-143eace53a30/downloade1fc6f27d304b369e6667db2779ca32aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/163887c7-d550-47c8-bc8c-9f2d6d75d278/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52TEXTFGV_MEX_Dissertação_JOAO VITOR MARTINS DA SILVA_Versão Final.pdf.txtFGV_MEX_Dissertação_JOAO VITOR MARTINS DA SILVA_Versão Final.pdf.txtExtracted 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description Objetivo: Este estudo investigou o efeito do clima organizacional sobre o desempenho empresarial, a partir de revisão bibliográfica e evidências empíricas em uma rede bancária. Metodologia: O estudo caracteriza-se como quantitativo, transversal com base de dados secundária. Utilizou-se para análise dos dados e testes das hipóteses, estatística descritiva, análise fatorial confirmatória e regressão linear múltipla. O estudo contempla a análise de 64 agências bancárias de uma das maiores instituições financeiras da América Latina, localizadas no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Resultados: A aplicação do modelo teórico resultou na avaliação de seis hipóteses, rejeitando qualquer correlação entre clima e indicadores financeiros de receita e lucratividade, bem como, com o indicador de satisfação de clientes. Em relação a variável socioeconômica utilizada no modelo, identificou-se relação positiva com os indicadores financeiros, entretanto, não houve qualquer relação com o indicador de satisfação dos clientes. Limitações: A amplitude das variáveis internas e fatores externos que não puderam ser exploradas, aumentando a complexidade à interpretação das conclusões. A concentração do estudo em um segmento específico de uma empresa do ramo financeiro, em um único estado brasileiro, dificultando a generalização dos resultados. Aplicabilidade do trabalho: Contribui com a teoria trazendo evidências empíricas sobre a não relação entre o clima organizacional com desempenho financeiro e satisfação de clientes. A exploração da variável socioeconômica, que demonstra os impactos de fatores externos nos resultados financeiros de receita e lucratividade, e que a satisfação dos clientes independe de fator socioeconômico. Contribui com a prática, pois fornece insumos para a área de recursos humanos e gestores, na implementação de iniciativas que vão além da promoção de um bom clima, mas que desenvolvam as pessoas no entendimento do negócio, produtividade e atendimento aos clientes. Outra contribuição está na importância de avaliar varáveis externas nas decisões de planos de expansão, redução ou adaptação do modelo de negócio, devido a sua relevância em resultados financeiros.
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