Gestão sanitária da pandemia de COVID-19 nos Estados Partes do Mercosul: um estudo comparativo entre Brasil e Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rogério Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/30908
Resumo: Objetivo – Este estudo objetivou a sistematização de práticas e de normativas adotadas em Estados Partes do Mercosul (Brasil e Argentina), no âmbito da Vigilância Sanitária, e que tiveram por objetivo a gestão da pandemia de Covid-19. Espera-se que esse conhecimento sistematizado possa subsidiar a tomada de decisão futura de gestores municipais, estaduais, do Distrito Federal e da União, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em especial, quanto à formulação de ações e estratégias a serem utilizadas em outras emergências de saúde de magnitudes nacional ou internacional. Metodologia - A pesquisa é de natureza qualitativa e a técnica de pesquisa escolhida para este estudo foi a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Foi realizado um levantamento em base de dados secundárias das do Brasil e da Argentina referentes às ações no contexto da pandemia. Dentre as diversas ações adotadas foi realizado um recorte em relação aos temas de vigilância sanitária que possuíram maior impacto no enfrentamento da Covid-19. Os elementos de análise selecionados foram (1) dispositivos médicos; (2) medicamentos e vacinas; (3) portos, aeroportos e fronteiras; e (4) serviços de saúde. O período de análise contemplado pelo presente estudo considera o lapso temporal de 01 de janeiro a 30 de abril de 2021. Dados gerais foram contabilizados até o dia 31 de maio de 2021. Resultados – Até o dia 31 de maio de 2021, o Brasil contava com 16.545.554 casos confirmados, representando um acometimento 7,8% da população, 462.791 óbitos, uma taxa de mortalidade específica de 2.186/1.000.000 habitantes e uma taxa de letalidade de 2,8%. Na mesma data, a Argentina contava com 3.781.784 casos confirmados, representando um acometimento de 8,3% população, 78.093 óbitos, taxa de mortalidade específica 1.716/1.000.000 habitantes e uma taxa de letalidade de 2,1%. Em relação ao número de normativas elaboradas tendo em vista as ações de enfrentamento à Covid-19, foram contabilizados 88 normativas emitidas pelo Brasil sendo 40 RDC (Resolução de Diretoria Colegiada), 32 notas técnicas, 4 notas informativas e 12 outras ações. Quanto ao tema, 18 foram referentes a dispositivos médicos, 33 a medicamentos, 22 a Portos, Aeroportos e Fronteiras e 15 a Serviços de Saúde. Pela Argentina foram contabilizados 43 normativas, sendo 13 Decisões Administrativas, 15 Resoluções Conjuntas, 01 Circular e 4 outras ações. Quanto ao tema, 8 foram referentes a dispositivos médicos, 6 a medicamentos, 15 a portos, aeroportos e fronteiras e 14 a serviços de saúde. Limitações - Este estudo se limitou a somente dois Estados Partes do Mercosul (países) e avaliou bancos de dados secundários e material disponível oficialmente pelos países em meios digitais, sem haver utilizado pontos focais de referência e consulta, especialmente na Argentina. Adicionalmente, o grande volume de informação e de documentos que são emitidos diariamente, dado o fato de o tema ser o principal tema em discussão na atualidade, requer a disponibilidade do pesquisador para avaliá-los e catalogar a informação disponível, considerando o propósito do estudo. Contribuições práticas – O trabalho tem por contribuição prática fornecer aos gestores da área da saúde e em vigilância sanitárias de estados, municípios e Distrito Federal, bem como da Anvisa, uma sistematização das informações e um mapeamento das ações relacionadas de interesse sobre o enfrentamento da pandemia de Covid- 19 (em nível nacional e internacional), que estão disponíveis, porém, dispersas, e que possam subsidiar ações do Sistema Nacional de vigilância Sanitária no enfrentamento de futuras emergências em saúde pública, como epidemias, surtos e pandemias. Ainda, poderá servir de base a novos estudos sobre o tema, fornecendo aos pesquisadores material consolidado acessível e de fácil obtenção, a partir de diversas fontes sobre o evento, e que poderão estar indisponíveis futuramente. Contribuições sociais – A pandemia de Covid-19 constitui um evento de proporções globais, e que possui um profundo impacto na dinâmica de todos os países do mundo, causando profundas mudanças no modus operandi social e econômico das nações. Mesmo países com robustos sistemas de saúde e de alta renda sofreram diversos reveses que os obrigaram a tomar medidas extremas como o fechamento de fronteiras, a adoção do distanciamento e do isolamento social - preventivo e obrigatório (confinamento/lockdown), a restrição do comercio de bem e serviços, a suspensão de atividades culturais e educacionais, bem como a mudança no método de trabalho, adotando-se a prática do teletrabalho. Embora este estudo forneça um mapeamento das ações de vigilância sanitária realizadas pelos órgãos competentes, os normativos avaliados serviram apenas de parâmetro para a análise. Considera-se que a grande relevância do trabalho pode ser a sequência de fatos e decisões que foram tomadas ao longo do cronograma estabelecido e seus impactos no controle da pandemia Covid-19. Da mesma forma, eleger quais delas poderão ser adotadas em futuras emergências de saúde que possam gerar graves consequências, não só de ordem sanitária, mas também, nos segmentos social, econômico e cultural. Originalidade – Esse trabalho aborda o tema de maior discussão em nível global da atualidade, estando entre os principais pontos de discussão mundial e pode favorecer a construção de modelos úteis ao suporte da tomada de decisão, através do fornecimento de insumos que foram eficazes no processo de controle e mitigação da pandemia.
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Foi realizado um levantamento em base de dados secundárias das do Brasil e da Argentina referentes às ações no contexto da pandemia. Dentre as diversas ações adotadas foi realizado um recorte em relação aos temas de vigilância sanitária que possuíram maior impacto no enfrentamento da Covid-19. Os elementos de análise selecionados foram (1) dispositivos médicos; (2) medicamentos e vacinas; (3) portos, aeroportos e fronteiras; e (4) serviços de saúde. O período de análise contemplado pelo presente estudo considera o lapso temporal de 01 de janeiro a 30 de abril de 2021. Dados gerais foram contabilizados até o dia 31 de maio de 2021. Resultados – Até o dia 31 de maio de 2021, o Brasil contava com 16.545.554 casos confirmados, representando um acometimento 7,8% da população, 462.791 óbitos, uma taxa de mortalidade específica de 2.186/1.000.000 habitantes e uma taxa de letalidade de 2,8%. Na mesma data, a Argentina contava com 3.781.784 casos confirmados, representando um acometimento de 8,3% população, 78.093 óbitos, taxa de mortalidade específica 1.716/1.000.000 habitantes e uma taxa de letalidade de 2,1%. Em relação ao número de normativas elaboradas tendo em vista as ações de enfrentamento à Covid-19, foram contabilizados 88 normativas emitidas pelo Brasil sendo 40 RDC (Resolução de Diretoria Colegiada), 32 notas técnicas, 4 notas informativas e 12 outras ações. Quanto ao tema, 18 foram referentes a dispositivos médicos, 33 a medicamentos, 22 a Portos, Aeroportos e Fronteiras e 15 a Serviços de Saúde. Pela Argentina foram contabilizados 43 normativas, sendo 13 Decisões Administrativas, 15 Resoluções Conjuntas, 01 Circular e 4 outras ações. Quanto ao tema, 8 foram referentes a dispositivos médicos, 6 a medicamentos, 15 a portos, aeroportos e fronteiras e 14 a serviços de saúde. Limitações - Este estudo se limitou a somente dois Estados Partes do Mercosul (países) e avaliou bancos de dados secundários e material disponível oficialmente pelos países em meios digitais, sem haver utilizado pontos focais de referência e consulta, especialmente na Argentina. Adicionalmente, o grande volume de informação e de documentos que são emitidos diariamente, dado o fato de o tema ser o principal tema em discussão na atualidade, requer a disponibilidade do pesquisador para avaliá-los e catalogar a informação disponível, considerando o propósito do estudo. Contribuições práticas – O trabalho tem por contribuição prática fornecer aos gestores da área da saúde e em vigilância sanitárias de estados, municípios e Distrito Federal, bem como da Anvisa, uma sistematização das informações e um mapeamento das ações relacionadas de interesse sobre o enfrentamento da pandemia de Covid- 19 (em nível nacional e internacional), que estão disponíveis, porém, dispersas, e que possam subsidiar ações do Sistema Nacional de vigilância Sanitária no enfrentamento de futuras emergências em saúde pública, como epidemias, surtos e pandemias. Ainda, poderá servir de base a novos estudos sobre o tema, fornecendo aos pesquisadores material consolidado acessível e de fácil obtenção, a partir de diversas fontes sobre o evento, e que poderão estar indisponíveis futuramente. Contribuições sociais – A pandemia de Covid-19 constitui um evento de proporções globais, e que possui um profundo impacto na dinâmica de todos os países do mundo, causando profundas mudanças no modus operandi social e econômico das nações. Mesmo países com robustos sistemas de saúde e de alta renda sofreram diversos reveses que os obrigaram a tomar medidas extremas como o fechamento de fronteiras, a adoção do distanciamento e do isolamento social - preventivo e obrigatório (confinamento/lockdown), a restrição do comercio de bem e serviços, a suspensão de atividades culturais e educacionais, bem como a mudança no método de trabalho, adotando-se a prática do teletrabalho. Embora este estudo forneça um mapeamento das ações de vigilância sanitária realizadas pelos órgãos competentes, os normativos avaliados serviram apenas de parâmetro para a análise. Considera-se que a grande relevância do trabalho pode ser a sequência de fatos e decisões que foram tomadas ao longo do cronograma estabelecido e seus impactos no controle da pandemia Covid-19. Da mesma forma, eleger quais delas poderão ser adotadas em futuras emergências de saúde que possam gerar graves consequências, não só de ordem sanitária, mas também, nos segmentos social, econômico e cultural. Originalidade – Esse trabalho aborda o tema de maior discussão em nível global da atualidade, estando entre os principais pontos de discussão mundial e pode favorecer a construção de modelos úteis ao suporte da tomada de decisão, através do fornecimento de insumos que foram eficazes no processo de controle e mitigação da pandemia.Purpose – The purpose of this work is to systematize practices and norms adopted by Mercosur’ Members States (Brazil and Argentina), in the scope of sanitary surveillance to manage the Covid-19 pandemic. It is hoped that this systematized knowledge can support the future decision-making of municipalities, states, Federal District, and Union managers, in the scope of the National Sanitary Surveillance System (SNVS) regarding actions and strategies to be taken in other health emergencies of national or international interest. Methodology – The research strategy chosen for this study was of a qualitative nature using the Content Analysis, proposed by Laurence Bardin. A study looking at the basis of secondary data from Brazil and Argentina relating to events in the context of the pandemic was carried. Among the various actions taken, a cut down has been made in relation to the sanitary surveillance issues that had a major impact on the confrontation of the Covid-19. The elements of analysis selected were (1) medical devices; (2) drugs and vaccines; (3) ports, airports, and borders; and (4) health services. For the present study was considered the period from January 01 to April 30, 2020. General data were counted until May 31, 2021. Findings – Up to May 31, Brazil counted out 16,545,554 confirmed cases, impacting 7.8% of the population, 462,791 deaths, a specific mortality rate of 2,186/1,000,000 inhabitants, and a case-fatality ratio of 2,8%. At the same time, Argentina counted out 3,781,784 confirmed cases, impacting 8.3% of the population, 78,093 deaths, a specific mortality ratio of 1,716/1,000,000 inhabitants, and a case-fatality ratio of 2.1%. In relation to the number of regulations published and linked to the actions to confront Covid-19, 88 regulations issued by Brazil were counted, being 40 RDCs (Collegiate Directorate Resolution), 32 technical notes, 4 informative notes, and 12 to other actions. Related to the elements of analysis selected 18 were referring to medical devices, 33 to medicines and vaccines, 22 to ports, airports, and borders, and 15 to health services. Argentina was counted for 43 regulations, being 13 administrative decisions, 15 joint resolutions, 01 "circular", and 4 other actions. Related to the elements of analysis selected 8 were referring to medical devices, 6 to medicines and vaccines, 15 to ports, airports, and borders, and 14 to health services. Research limitations – This study was limited to only two Mercosul Member States (countries) and evaluated secondary data banks and material officially available by the countries on digital media, without having had a focal point for reference and consultation, especially in Argentina. Additionally, the large volume of information and documents issued daily, due to the highlight of the issue nowadays, requires the investigator's availability to evaluate an enormous data volume and index the information on tap, considering the purpose of the study. Practical implications – The practical contribution of this work is to offer to health and health surveillance managers in states, municipalities, and the Federal District, as well as Anvisa, systematization of information and mapping of related actions of interest in facing the Covid-19 pandemic (at the national and international levels), which are available, however, dispersed, and which can support actions of the National Sanitary Surveillance System face to future public health emergencies such as epidemics, outbreaks, and pandemics. Furthermore, it may serve as a basis for further studies on the topic, providing researchers with consolidated material that is accessible and easy that may be unavailable in the future. Social implications – The Covid-19 pandemic is an event of global proportions, which has a profound impact on the dynamics of all countries in the world, causing profound changes in the social and economic modus operandi of nations. Even countries with robust health systems and high-income suffered various setbacks that forced them to take extreme measures such as the closing of borders, adoption of social distancing - preventive and obligatory (lockdown), restriction of trade of goods and services, suspension of cultural and educational activities, as well as changes in the method of work, adopting the practice of working from home. Although this study provides a mapping of sanitary surveillance actions carried out by competent bodies, the normative evaluated only were yardsticks for the analysis. It is considered that the major relevance of the work may be the sequence of facts and decisions that were taken throughout the established timeline and its impacts on the control of the Covid-19 pandemic. As well, elect which of them that could be adopted in future health emergencies which can create serious consequences, not only of a sanitary nature but also, in the social, economic, and cultural segments. Originality – This study addresses the subject of major discussion on a global level of current affairs, being among the main issues of world discussion and can be useful in the construction of useful models that could support the decision-making, through the provision of inputs that are effective in the process of control and mitigation of the pandemic.Propósito - Este estudio tuvo como objetivo sistematizar las prácticas y normas adoptadas por los Estados Partes del Mercosur (Brasil y Argentina), en el ámbito de la Vigilancia Sanitaria, em la gestión de la pandemia de la Covid-19. Se espera que este conocimiento sistematizado pueda soportar la futura toma de decisiones de los gestores nacionales, municipales, estaduales y del Distrito Federal en el ámbito del Sistema Nacional de Vigilancia Sanitaria (SNVS), en cuanto a las acciones y estrategias a tomar en otras emergencias de salud interés nacional o internacional. Metodología - La estrategia de investigación elegida para este estudio fue de carácter cualitativo, utilizando el Análisis de Contenido propuesto por Laurence Bardin. Se llevó a cabo un estudio que analizó los bases de datos secundarios de Brasil y Argentina relacionados a los eventos en el contexto de la pandemia. Entre las diversas acciones emprendidas, se realizó un recorte con relación a los temas de vigilancia sanitaria que tuvieron mayor impacto en el enfrentamiento de la Covid-19. Los elementos de análisis seleccionados fueron (1) dispositivos médicos; (2) medicamentos y vacunas; (3) puertos, aeropuertos y fronteras; y (4) servicios de atención a la salud. Para el presente estudio se consideró el período entre 01 de enero de 2020 y 30 de abril de 2021. Los datos generales se contabilizaron hasta el 31 de mayo de 2021. Resultados - Hasta el 31 de mayo, Brasil contabilizó 16.545.554 casos confirmados, impactando 7,8% de la población, 462.791 muertes, una tasa de mortalidad específica de 2.186 /1.000.000 de habitantes y una tasa de letalidad de 2,8%. Al mismo tiempo, Argentina contabilizó 3.781.784 casos confirmados, impactando al 8,3% de la población, 78.093 muertes, una tasa de mortalidad de 1.716 / 1.000.000 habitantes y una tasa de letalidad de 2,6%. Con relación al número de reglamentos publicados y vinculados a las acciones de enfrentamiento al Covid-19, se contabilizaron 88 reglamentos emitidos por Brasil, siendo 40 RDC (Resolución de la Directoria Colegiada), 32 notas técnicas, 4 notas informativas y 12 otras acciones. En relación con los elementos de análisis seleccionados 18 se referían a dispositivos médicos, 33 a medicamentos y vacunas, 22 a puertos, aeropuertos y fronteras y 15 a servicios de atención a la salud. Argentina contó con 43 reglamentos, siendo 13 decisiones administrativas, 15 resoluciones conjuntas, 1 "circular" y 4 otras acciones. En relación con los elementos de análisis seleccionados 8 se referían a dispositivos médicos, 6 a medicamentos y vacunas, 15 a puertos, aeropuertos y fronteras, y 14 a servicios de atención a la salud. Limitaciones de la investigación - Este estudio se limitó a solo dos Estados Partes del Mercosur y evaluó bancos de datos secundarios y material oficialmente disponibles en los países, en medios digitales, sin haber tenido un punto focal de referencia y consulta, especialmente en Argentina. Adicionalmente, el gran volumen de información y documentos que se emiten diariamente, debido a lo destacado del tema en la actualidad, requiere la disponibilidad del investigador em evaluarlos y de catalogar la información disponible, considerando el propósito del estudio. Implicaciones prácticas – El aporte práctico de este trabajo es brindar a los gestores de salud y vigilancia sanitaria de los estados, municipios y del Distrito Federal, así como de Anvisa, una sistematización de la información y mapeo de acciones relacionadas de interés para enfrentar la pandemia Covid-19 (en los niveles nacional e internacional), que se encuentran disponibles, sin embargo, dispersos, y que pueden apoyar las acciones del Sistema Nacional de Vigilancia Sanitaria en el enfrentamiento de futuras emergencias de salud pública, como epidemias, brotes y pandemias. Además, puede servir de base a futuros estudios sobre el tema, brindando a los investigadores material consolidado que esté accesible y de obtención sencilla y que pueden no estar disponibles en el futuro. Implicaciones sociales - La pandemia de Covid-19 consiste en un evento de proporciones globales, que tiene un profundo impacto en la dinámica de todos los países del mundo, provocando profundos cambios en el modus operandi social y económico de las naciones. Incluso países con sistemas de salud robustos y de altos ingresos sufrieron diversos contratiempos que los obligaron a tomar medidas extremas como el cierre de fronteras, la adopción de distanciamiento social - preventivo y obligatorio (lockdown), la restricción del comercio de bienes y servicios, suspensión de actividades culturales y educativas, así como cambios en el método de trabajo, adoptando la práctica del teletrabajo. Este estudio proporciona un mapeo de las acciones de vigilancia sanitaria realizadas por los órganos competentes, las normativas evaluadas solo fueron palos de referencia para el análisis. Se considera que la mayor relevancia del trabajo puede ser la secuencia de hechos y decisiones que se tomaron a lo largo de la línea temporal establecida y sus impactos en el control de la pandemia Covid-19. Asimismo, elegir cuáles de ellos a ser adoptados en futuras emergencias de salud las que puedan generar graves consecuencias, no solo de carácter sanitario, sino también, sociales, económicas y culturales. Originalidad - Este trabajo aborda el tema de mayor discusión a nivel mundial en la actualidad, estando entre los principales temas de la discusión mundial y puede ser útil en la construcción de modelos útiles que puedan apoyar la toma de decisiones,porCOVID-19SARS-CoV-2PandemiaLockdownMercosulPandemicMercosurAdministração públicaSaúde pública - AdministraçãoAdministração de criseEpidemiasCOVID-19 (Doença)Brasil - Condições sanitáriasArgentina - Condições sanitáriasGestão sanitária da pandemia de COVID-19 nos Estados Partes do Mercosul: um estudo comparativo entre Brasil e Argentinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021-04-14reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILDissertação Rogério Ferreira Final.pdf.jpgDissertação Rogério Ferreira Final.pdf.jpgGenerated 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description Objetivo – Este estudo objetivou a sistematização de práticas e de normativas adotadas em Estados Partes do Mercosul (Brasil e Argentina), no âmbito da Vigilância Sanitária, e que tiveram por objetivo a gestão da pandemia de Covid-19. Espera-se que esse conhecimento sistematizado possa subsidiar a tomada de decisão futura de gestores municipais, estaduais, do Distrito Federal e da União, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em especial, quanto à formulação de ações e estratégias a serem utilizadas em outras emergências de saúde de magnitudes nacional ou internacional. Metodologia - A pesquisa é de natureza qualitativa e a técnica de pesquisa escolhida para este estudo foi a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Foi realizado um levantamento em base de dados secundárias das do Brasil e da Argentina referentes às ações no contexto da pandemia. Dentre as diversas ações adotadas foi realizado um recorte em relação aos temas de vigilância sanitária que possuíram maior impacto no enfrentamento da Covid-19. Os elementos de análise selecionados foram (1) dispositivos médicos; (2) medicamentos e vacinas; (3) portos, aeroportos e fronteiras; e (4) serviços de saúde. O período de análise contemplado pelo presente estudo considera o lapso temporal de 01 de janeiro a 30 de abril de 2021. Dados gerais foram contabilizados até o dia 31 de maio de 2021. Resultados – Até o dia 31 de maio de 2021, o Brasil contava com 16.545.554 casos confirmados, representando um acometimento 7,8% da população, 462.791 óbitos, uma taxa de mortalidade específica de 2.186/1.000.000 habitantes e uma taxa de letalidade de 2,8%. Na mesma data, a Argentina contava com 3.781.784 casos confirmados, representando um acometimento de 8,3% população, 78.093 óbitos, taxa de mortalidade específica 1.716/1.000.000 habitantes e uma taxa de letalidade de 2,1%. Em relação ao número de normativas elaboradas tendo em vista as ações de enfrentamento à Covid-19, foram contabilizados 88 normativas emitidas pelo Brasil sendo 40 RDC (Resolução de Diretoria Colegiada), 32 notas técnicas, 4 notas informativas e 12 outras ações. Quanto ao tema, 18 foram referentes a dispositivos médicos, 33 a medicamentos, 22 a Portos, Aeroportos e Fronteiras e 15 a Serviços de Saúde. Pela Argentina foram contabilizados 43 normativas, sendo 13 Decisões Administrativas, 15 Resoluções Conjuntas, 01 Circular e 4 outras ações. Quanto ao tema, 8 foram referentes a dispositivos médicos, 6 a medicamentos, 15 a portos, aeroportos e fronteiras e 14 a serviços de saúde. Limitações - Este estudo se limitou a somente dois Estados Partes do Mercosul (países) e avaliou bancos de dados secundários e material disponível oficialmente pelos países em meios digitais, sem haver utilizado pontos focais de referência e consulta, especialmente na Argentina. Adicionalmente, o grande volume de informação e de documentos que são emitidos diariamente, dado o fato de o tema ser o principal tema em discussão na atualidade, requer a disponibilidade do pesquisador para avaliá-los e catalogar a informação disponível, considerando o propósito do estudo. Contribuições práticas – O trabalho tem por contribuição prática fornecer aos gestores da área da saúde e em vigilância sanitárias de estados, municípios e Distrito Federal, bem como da Anvisa, uma sistematização das informações e um mapeamento das ações relacionadas de interesse sobre o enfrentamento da pandemia de Covid- 19 (em nível nacional e internacional), que estão disponíveis, porém, dispersas, e que possam subsidiar ações do Sistema Nacional de vigilância Sanitária no enfrentamento de futuras emergências em saúde pública, como epidemias, surtos e pandemias. Ainda, poderá servir de base a novos estudos sobre o tema, fornecendo aos pesquisadores material consolidado acessível e de fácil obtenção, a partir de diversas fontes sobre o evento, e que poderão estar indisponíveis futuramente. Contribuições sociais – A pandemia de Covid-19 constitui um evento de proporções globais, e que possui um profundo impacto na dinâmica de todos os países do mundo, causando profundas mudanças no modus operandi social e econômico das nações. Mesmo países com robustos sistemas de saúde e de alta renda sofreram diversos reveses que os obrigaram a tomar medidas extremas como o fechamento de fronteiras, a adoção do distanciamento e do isolamento social - preventivo e obrigatório (confinamento/lockdown), a restrição do comercio de bem e serviços, a suspensão de atividades culturais e educacionais, bem como a mudança no método de trabalho, adotando-se a prática do teletrabalho. Embora este estudo forneça um mapeamento das ações de vigilância sanitária realizadas pelos órgãos competentes, os normativos avaliados serviram apenas de parâmetro para a análise. Considera-se que a grande relevância do trabalho pode ser a sequência de fatos e decisões que foram tomadas ao longo do cronograma estabelecido e seus impactos no controle da pandemia Covid-19. Da mesma forma, eleger quais delas poderão ser adotadas em futuras emergências de saúde que possam gerar graves consequências, não só de ordem sanitária, mas também, nos segmentos social, econômico e cultural. Originalidade – Esse trabalho aborda o tema de maior discussão em nível global da atualidade, estando entre os principais pontos de discussão mundial e pode favorecer a construção de modelos úteis ao suporte da tomada de decisão, através do fornecimento de insumos que foram eficazes no processo de controle e mitigação da pandemia.
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