Fatores de engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Robson Alves de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35278
Resumo: A Transformação Digital (TD) é um processo multifacetado que transcende as fronteiras da Tecnologia da Informação (TI) e envolve uma diversidade de projetos. A integração harmoniosa desses projetos é essencial para que uma organização possa efetivamente se transformar e colher os benefícios dessa mudança e para tanto, depende de vários fatores. Esta pesquisa explorou os fatores de engajamento dos stakeholders (partes interessadas), considerando o impacto direto que esse engajamento tem sobre os resultados de projetos de transformação digital pois identificou-se uma dificuldade que os gestores enfrentam em ter clareza de como melhor engajar os stakeholders em projetos de transformação digital, além da escassez de literatura sobre esse tema específico. Muitas pesquisas tratam do tema de gerenciamento de stakeholders, citando a importância do seu engajamento, mas não quais fatores tem maior ou menor relevância. Essa ausência pode resultar em ações com o foco no engajamento, mas com algum potencial de erro se negligenciar aspectos essenciais nestas ações. Neste sentido a falta de assertividade na seleção dos elementos chave para o correto engajamento dos stakeholders certos pode comprometer a eficácia das medidas adotadas, prejudicando assim a obtenção dos resultados desejados. Em função disso, gerou-se a seguinte pergunta de pesquisa: "Quais são os fatores mais relevantes para o engajamento dos stakeholders em projetos de transformação digital, segundo a percepção de gerentes de projetos de transformação digital?". A pesquisa se propôs a entrevistar gerentes de projetos que estiveram diretamente envolvidos em projetos de transformação digital nos últimos 5 anos. Suas experiências práticas foram analisadas para identificar e compreender os fatores que mais impactam no engajamento dos stakeholders ao longo do ciclo de vida desses projetos. Utilizando uma abordagem aplicada e técnica de pesquisa com especialistas, utilizou-se um questionário semiestruturado para coletar informações sobre os perfis dos respondentes e os fatores que influenciaram o engajamento das partes interessadas nos projetos de Transformação Digital nos quais participaram. Este estudo buscou contribuir para o campo do gerenciamento de projetos, ao consolidar um conjunto categorizado de fatores que influenciam o engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital. De modo geral, constatou-se que fatores ligados a relacionamento são mais relevantes do que os fatores denominados prescritivos, ou seja, baseados na análise dos stakeholders, tais como comunicação, envolvimento, reconhecimento e estabelecimento de laços de confiança com os stakekholders. Espera-se que os resultados obtidos neste estudo possam ajudar e serem considerados em projetos desta natureza nas organizações, promovendo uma transformação digital mais eficaz e mais bemsucedida.
id FGV_96b770ddd3fd0519f104b87149a5359b
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/35278
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Camargo, Robson Alves deEscolas::EAESPCernev, Adrian KemmerBaptista, José RicardoLarieira, Cláudio Luís Carvalho2024-05-07T14:50:13Z2024-05-07T14:50:13Z2024-03-22https://hdl.handle.net/10438/35278A Transformação Digital (TD) é um processo multifacetado que transcende as fronteiras da Tecnologia da Informação (TI) e envolve uma diversidade de projetos. A integração harmoniosa desses projetos é essencial para que uma organização possa efetivamente se transformar e colher os benefícios dessa mudança e para tanto, depende de vários fatores. Esta pesquisa explorou os fatores de engajamento dos stakeholders (partes interessadas), considerando o impacto direto que esse engajamento tem sobre os resultados de projetos de transformação digital pois identificou-se uma dificuldade que os gestores enfrentam em ter clareza de como melhor engajar os stakeholders em projetos de transformação digital, além da escassez de literatura sobre esse tema específico. Muitas pesquisas tratam do tema de gerenciamento de stakeholders, citando a importância do seu engajamento, mas não quais fatores tem maior ou menor relevância. Essa ausência pode resultar em ações com o foco no engajamento, mas com algum potencial de erro se negligenciar aspectos essenciais nestas ações. Neste sentido a falta de assertividade na seleção dos elementos chave para o correto engajamento dos stakeholders certos pode comprometer a eficácia das medidas adotadas, prejudicando assim a obtenção dos resultados desejados. Em função disso, gerou-se a seguinte pergunta de pesquisa: "Quais são os fatores mais relevantes para o engajamento dos stakeholders em projetos de transformação digital, segundo a percepção de gerentes de projetos de transformação digital?". A pesquisa se propôs a entrevistar gerentes de projetos que estiveram diretamente envolvidos em projetos de transformação digital nos últimos 5 anos. Suas experiências práticas foram analisadas para identificar e compreender os fatores que mais impactam no engajamento dos stakeholders ao longo do ciclo de vida desses projetos. Utilizando uma abordagem aplicada e técnica de pesquisa com especialistas, utilizou-se um questionário semiestruturado para coletar informações sobre os perfis dos respondentes e os fatores que influenciaram o engajamento das partes interessadas nos projetos de Transformação Digital nos quais participaram. Este estudo buscou contribuir para o campo do gerenciamento de projetos, ao consolidar um conjunto categorizado de fatores que influenciam o engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital. De modo geral, constatou-se que fatores ligados a relacionamento são mais relevantes do que os fatores denominados prescritivos, ou seja, baseados na análise dos stakeholders, tais como comunicação, envolvimento, reconhecimento e estabelecimento de laços de confiança com os stakekholders. Espera-se que os resultados obtidos neste estudo possam ajudar e serem considerados em projetos desta natureza nas organizações, promovendo uma transformação digital mais eficaz e mais bemsucedida.Digital Transformation (DT) is a multifaceted process that transcends the boundaries of Information Technology (IT) and involves a variety of projects. The seamless integration of these projects is essential for an organization to effectively transform itself and reap the benefits of this change, and to do so, it depends on various factors.This research explored the engagement factors of stakeholders, considering the direct impact that this engagement has on the results of digital transformation projects. It was identified that managers face difficulty in understanding how to best engage stakeholders in digital transformation projects, in addition to the scarcity of literature on this specific topic. Many studies address stakeholder management, citing the importance of their engagement, but not which factors are more or less relevant. This absence can result in actions focused on engagement but with potential errors if essential aspects are neglected. In this sense, the lack of assertiveness in selecting key elements for the correct engagement of the right stakeholders can compromise the effectiveness of the measures adopted, thus hindering the achievement of desired results. As a result, the following research question was generated: "What are the most relevant factors for stakeholder engagement in digital transformation projects, according to the perception of digital transformation project managers?". The research aimed to interview project managers who have been directly involved in digital transformation projects in the last 5 years. Their practical experiences were analyzed to identify and understand the factors that most impact stakeholder engagement throughout the lifecycle of these projects. Using an applied and technical research approach with experts, a semi-structured questionnaire was used to collect information about respondents' profiles and the factors that influenced stakeholder engagement in the Digital Transformation projects in which they participated. This study sought to contribute to the field of project management by consolidating a categorized set of factors that influence stakeholder engagement in digital transformation projects. In general, it was found that factors related to relationships are more relevant than prescriptive factors, i.e., those based on stakeholder analysis, such as communication, involvement, recognition, and establishment of trust bonds with stakeholders. It is expected that the results obtained in this study can help and be considered in projects of this nature in organizations, promoting a more effective and successful digital transformation.porEngajamentoGestão de stakeholdersGestão de projetosProjetos de transformação digitalStakeholdersEngagementStakeholders managementProject managementDigital transformation projectsAdministração de empresasEmpresas - Inovações tecnológicasStakeholdersTecnologia da informaçãoAdministração de projetosFatores de engajamento de stakeholders em projetos de transformação digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3a322424-b6e0-43ee-8fb0-606fb147ae1b/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD51ORIGINALFATORES DE ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL VSFF 2024 05 7.pdfFATORES DE ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL VSFF 2024 05 7.pdfPDFapplication/pdf2126669https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ea656dc1-eb9a-430f-afc4-93693332cddb/downloadb2c35412205f12c3830f185cb03f25d8MD54TEXTFATORES DE ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL VSFF 2024 05 7.pdf.txtFATORES DE ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL VSFF 2024 05 7.pdf.txtExtracted texttext/plain102646https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5357f6e7-c373-4e91-8da7-b2becb88fdd3/download2fb2eab472c1302f64594f586485120eMD55THUMBNAILFATORES DE ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL VSFF 2024 05 7.pdf.jpgFATORES DE ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL VSFF 2024 05 7.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2567https://repositorio.fgv.br/bitstreams/daf8251e-e42a-4a34-86ab-1406b10d8e9c/download556ea0f77091afb6ebf54e4cb490b9e2MD5610438/352782024-05-08 03:00:58.843open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35278https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-05-08T03:00:58Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Fatores de engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital
title Fatores de engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital
spellingShingle Fatores de engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital
Camargo, Robson Alves de
Engajamento
Gestão de stakeholders
Gestão de projetos
Projetos de transformação digital
Stakeholders
Engagement
Stakeholders management
Project management
Digital transformation projects
Administração de empresas
Empresas - Inovações tecnológicas
Stakeholders
Tecnologia da informação
Administração de projetos
title_short Fatores de engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital
title_full Fatores de engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital
title_fullStr Fatores de engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital
title_full_unstemmed Fatores de engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital
title_sort Fatores de engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital
author Camargo, Robson Alves de
author_facet Camargo, Robson Alves de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Cernev, Adrian Kemmer
Baptista, José Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Robson Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Larieira, Cláudio Luís Carvalho
contributor_str_mv Larieira, Cláudio Luís Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Engajamento
Gestão de stakeholders
Gestão de projetos
Projetos de transformação digital
topic Engajamento
Gestão de stakeholders
Gestão de projetos
Projetos de transformação digital
Stakeholders
Engagement
Stakeholders management
Project management
Digital transformation projects
Administração de empresas
Empresas - Inovações tecnológicas
Stakeholders
Tecnologia da informação
Administração de projetos
dc.subject.eng.fl_str_mv Stakeholders
Engagement
Stakeholders management
Project management
Digital transformation projects
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Empresas - Inovações tecnológicas
Stakeholders
Tecnologia da informação
Administração de projetos
description A Transformação Digital (TD) é um processo multifacetado que transcende as fronteiras da Tecnologia da Informação (TI) e envolve uma diversidade de projetos. A integração harmoniosa desses projetos é essencial para que uma organização possa efetivamente se transformar e colher os benefícios dessa mudança e para tanto, depende de vários fatores. Esta pesquisa explorou os fatores de engajamento dos stakeholders (partes interessadas), considerando o impacto direto que esse engajamento tem sobre os resultados de projetos de transformação digital pois identificou-se uma dificuldade que os gestores enfrentam em ter clareza de como melhor engajar os stakeholders em projetos de transformação digital, além da escassez de literatura sobre esse tema específico. Muitas pesquisas tratam do tema de gerenciamento de stakeholders, citando a importância do seu engajamento, mas não quais fatores tem maior ou menor relevância. Essa ausência pode resultar em ações com o foco no engajamento, mas com algum potencial de erro se negligenciar aspectos essenciais nestas ações. Neste sentido a falta de assertividade na seleção dos elementos chave para o correto engajamento dos stakeholders certos pode comprometer a eficácia das medidas adotadas, prejudicando assim a obtenção dos resultados desejados. Em função disso, gerou-se a seguinte pergunta de pesquisa: "Quais são os fatores mais relevantes para o engajamento dos stakeholders em projetos de transformação digital, segundo a percepção de gerentes de projetos de transformação digital?". A pesquisa se propôs a entrevistar gerentes de projetos que estiveram diretamente envolvidos em projetos de transformação digital nos últimos 5 anos. Suas experiências práticas foram analisadas para identificar e compreender os fatores que mais impactam no engajamento dos stakeholders ao longo do ciclo de vida desses projetos. Utilizando uma abordagem aplicada e técnica de pesquisa com especialistas, utilizou-se um questionário semiestruturado para coletar informações sobre os perfis dos respondentes e os fatores que influenciaram o engajamento das partes interessadas nos projetos de Transformação Digital nos quais participaram. Este estudo buscou contribuir para o campo do gerenciamento de projetos, ao consolidar um conjunto categorizado de fatores que influenciam o engajamento de stakeholders em projetos de transformação digital. De modo geral, constatou-se que fatores ligados a relacionamento são mais relevantes do que os fatores denominados prescritivos, ou seja, baseados na análise dos stakeholders, tais como comunicação, envolvimento, reconhecimento e estabelecimento de laços de confiança com os stakekholders. Espera-se que os resultados obtidos neste estudo possam ajudar e serem considerados em projetos desta natureza nas organizações, promovendo uma transformação digital mais eficaz e mais bemsucedida.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-07T14:50:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-07T14:50:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/35278
url https://hdl.handle.net/10438/35278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3a322424-b6e0-43ee-8fb0-606fb147ae1b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ea656dc1-eb9a-430f-afc4-93693332cddb/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5357f6e7-c373-4e91-8da7-b2becb88fdd3/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/daf8251e-e42a-4a34-86ab-1406b10d8e9c/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a4b67231f701c416a809246e7a10077
b2c35412205f12c3830f185cb03f25d8
2fb2eab472c1302f64594f586485120e
556ea0f77091afb6ebf54e4cb490b9e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799582739964362752