Exame de proficiência em língua inglesa e os modelos mentais dos controladores de tráfego aéreo
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Publication Date: | 2021 |
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Source: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Download full: | https://hdl.handle.net/10438/30228 |
Summary: | Objetivo – Este estudo tem a finalidade de investigar a percepção e o impacto da aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa (EPLIS) nos modelos mentais dos controladores de tráfego aéreo (ATCO) em relação ao uso do inglês na comunicação durante o controle de tráfego aéreo, haja vista se tratar da principal competência técnica exigida pelos membros das equipes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para um bom desempenho da atividade. Metodologia – A pesquisa realizada classifica-se como exploratória, de abordagem quali-quantitativa com base na análise de conteúdo, buscando investigar e explorar um novo enfoque, transformando dados brutos em resultados significativos e válidos, por meio da triangulação da análise dos referenciais teóricos, das normativas internas do DECEA, além da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas e de contato via aplicativos de troca de mensagens (mídia social) no intuito de dirimir dúvidas e preencher lacunas de maneira livre, dispondo de improvisação e de uma conversa mais espontânea. Resultados – O estudo teve como resultado dezoito apontamentos com base nos modelos mentais encontrados nas respostas dadas pelos ATCO e a conclusão foi a necessidade de aplicação do EPLIS aos controladores que possuem nível operacional 6 (NP6), bem como o estabelecimento e aplicação de cursos e práticas de treinamento continuado aos controladores a partir de NP4 e não só ater-se ao alcance do mínimo operacional indicado pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI). Limitações – A principal limitação do estudo está relacionada ao fato de que participaram da pesquisa apenas parte dos controladores NP4, NP5 e NP6, não abrangendo também os ATCO com NP abaixo do nível operacional, logo não sendo possível generalizar os resultados para todos os níveis de controladores. Contribuições práticas – As sugestões propostas por esta pesquisa podem servir de orientação e gerar impactos nas práticas de avaliação dos ATCO, a fim de que se evite a estagnação e perda da qualidade no desempenho, tanto nos resultados do EPLIS, quanto no uso do inglês durante o controle, gerando mais modelos mentais positivos. Contribuições sociais – O fortalecimento das práticas de avaliação e controle indicado neste estudo visa contribuir para a maior segurança no Sistema Brasileiro de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) bem como na segurança nacional do país e em suas relações internacionais, atendendo à necessidade e preocupação do profissional sobre o qual recai tamanha responsabilidade. Originalidade – No que pese a relevância dos estudos nesta área, vale ressaltar que são ainda escassas as publicações de pesquisas sobre o assunto. |
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Proença, Emília Ruivo FerreiraEscolas::EBAPEMotta, Paulo RobertoSaravia, Enrique J.Alcoforado, Flávio Carneiro Guedes2021-03-12T11:06:15Z2021-03-12T11:06:15Z2021-01-29https://hdl.handle.net/10438/30228Objetivo – Este estudo tem a finalidade de investigar a percepção e o impacto da aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa (EPLIS) nos modelos mentais dos controladores de tráfego aéreo (ATCO) em relação ao uso do inglês na comunicação durante o controle de tráfego aéreo, haja vista se tratar da principal competência técnica exigida pelos membros das equipes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para um bom desempenho da atividade. Metodologia – A pesquisa realizada classifica-se como exploratória, de abordagem quali-quantitativa com base na análise de conteúdo, buscando investigar e explorar um novo enfoque, transformando dados brutos em resultados significativos e válidos, por meio da triangulação da análise dos referenciais teóricos, das normativas internas do DECEA, além da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas e de contato via aplicativos de troca de mensagens (mídia social) no intuito de dirimir dúvidas e preencher lacunas de maneira livre, dispondo de improvisação e de uma conversa mais espontânea. Resultados – O estudo teve como resultado dezoito apontamentos com base nos modelos mentais encontrados nas respostas dadas pelos ATCO e a conclusão foi a necessidade de aplicação do EPLIS aos controladores que possuem nível operacional 6 (NP6), bem como o estabelecimento e aplicação de cursos e práticas de treinamento continuado aos controladores a partir de NP4 e não só ater-se ao alcance do mínimo operacional indicado pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI). Limitações – A principal limitação do estudo está relacionada ao fato de que participaram da pesquisa apenas parte dos controladores NP4, NP5 e NP6, não abrangendo também os ATCO com NP abaixo do nível operacional, logo não sendo possível generalizar os resultados para todos os níveis de controladores. Contribuições práticas – As sugestões propostas por esta pesquisa podem servir de orientação e gerar impactos nas práticas de avaliação dos ATCO, a fim de que se evite a estagnação e perda da qualidade no desempenho, tanto nos resultados do EPLIS, quanto no uso do inglês durante o controle, gerando mais modelos mentais positivos. Contribuições sociais – O fortalecimento das práticas de avaliação e controle indicado neste estudo visa contribuir para a maior segurança no Sistema Brasileiro de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) bem como na segurança nacional do país e em suas relações internacionais, atendendo à necessidade e preocupação do profissional sobre o qual recai tamanha responsabilidade. Originalidade – No que pese a relevância dos estudos nesta área, vale ressaltar que são ainda escassas as publicações de pesquisas sobre o assunto.Objective – This study aims to investigate the perception and impact of English Language Exam (EPLIS) application on the mental models air traffic controllers (ATCO) about the use of english´s communication during their work, considering it is the main technical competence required by the members of the Departament of Air Traffic Control (DECEA) teams for a good performance of the activity. Methodology – The research accomplished is classified as exploratory, with a qualiquantity approach based on content analysis, seeking to investigate and explore a new focus, turning rough data into meaningful and valid results, through analysis triangulation of the theoretical references, DECEA´s internal regulations and the application of a quiz with open and closed questions, and contact via Apps Messages (social media) in order to solve doubts and fill gaps improvising with more spontaneous conversation. Findings – The study resulted in eigtheen notes based on the mental models found in the responses given by the ATCO and the conclusion was the necessity to apply EPLIS also on the controllers who have proficiency level 6 (NP6), as well as the establishment and application of courses ans practices and courses of continuous training to the controllers from NP4 and not only stick to the operational minimum indicated by International Civil Aviation Organization (ICAO). Research Limitations – The main limitation of the study is due to the fact that only the group of the controllers NP4, NP5 and NP6 participated to the research and also didn´t cover ATCO with NP below the operational level so it is not possible to generatlize the results for all levels of contollers. Practical Implications – The suggestions proposed by this research can be a guidance and can generate impacts on the ATCO assessment practices, in order to avoid stagnation or loss of quality in performance, both in the results of EPLIS, and in the use of english during the control, resulting more positives mental models. Social Implications – The strengthening of the assessment and control practices indicated in this study aims to contribute to greater security in the Brazilian Airspace Control System (SISCEAB) as well as in the national security of the country and in its international relations, attending the professional´s need and concern about the which falls so much responsibility. Originality – Regarding the relevance of studies in this area, it is worth mentioning that reserach publications on the subject are still scarce.porModelos mentaisTráfego AéreoControleComunicaçãoMental ModelsAir TrafficControlCommunicationAdministração de empresasControladores de tráfego aéreo – Testes de aptidão – Língua inglesaProficiência oralCogniçãoCompetência comunicativaExame de proficiência em língua inglesa e os modelos mentais dos controladores de tráfego aéreoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021-01-29reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILMMCTA.1.pdf.jpgMMCTA.1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1674http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/30228/4/MMCTA.1.pdf.jpg1270c73366d9bd70ab0e115f974d3c23MD54TEXTMMCTA.1.pdf.txtMMCTA.1.pdf.txtExtracted 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Objetivo – Este estudo tem a finalidade de investigar a percepção e o impacto da aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa (EPLIS) nos modelos mentais dos controladores de tráfego aéreo (ATCO) em relação ao uso do inglês na comunicação durante o controle de tráfego aéreo, haja vista se tratar da principal competência técnica exigida pelos membros das equipes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para um bom desempenho da atividade. Metodologia – A pesquisa realizada classifica-se como exploratória, de abordagem quali-quantitativa com base na análise de conteúdo, buscando investigar e explorar um novo enfoque, transformando dados brutos em resultados significativos e válidos, por meio da triangulação da análise dos referenciais teóricos, das normativas internas do DECEA, além da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas e de contato via aplicativos de troca de mensagens (mídia social) no intuito de dirimir dúvidas e preencher lacunas de maneira livre, dispondo de improvisação e de uma conversa mais espontânea. Resultados – O estudo teve como resultado dezoito apontamentos com base nos modelos mentais encontrados nas respostas dadas pelos ATCO e a conclusão foi a necessidade de aplicação do EPLIS aos controladores que possuem nível operacional 6 (NP6), bem como o estabelecimento e aplicação de cursos e práticas de treinamento continuado aos controladores a partir de NP4 e não só ater-se ao alcance do mínimo operacional indicado pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI). Limitações – A principal limitação do estudo está relacionada ao fato de que participaram da pesquisa apenas parte dos controladores NP4, NP5 e NP6, não abrangendo também os ATCO com NP abaixo do nível operacional, logo não sendo possível generalizar os resultados para todos os níveis de controladores. Contribuições práticas – As sugestões propostas por esta pesquisa podem servir de orientação e gerar impactos nas práticas de avaliação dos ATCO, a fim de que se evite a estagnação e perda da qualidade no desempenho, tanto nos resultados do EPLIS, quanto no uso do inglês durante o controle, gerando mais modelos mentais positivos. Contribuições sociais – O fortalecimento das práticas de avaliação e controle indicado neste estudo visa contribuir para a maior segurança no Sistema Brasileiro de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) bem como na segurança nacional do país e em suas relações internacionais, atendendo à necessidade e preocupação do profissional sobre o qual recai tamanha responsabilidade. Originalidade – No que pese a relevância dos estudos nesta área, vale ressaltar que são ainda escassas as publicações de pesquisas sobre o assunto. |
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