A avaliação de desempenho como uma ferramenta fundamental da gestão de pessoas: um estudo de caso com as equipes de enfermagem do Hospital Regional de São José dos Campos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Alexandra Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/31821
Resumo: Este trabalho está diretamente ligado ao campo da gestão de pessoas e trata do tema da avaliação de desempenho no âmbito hospitalar, com foco principal nos profissionais da enfermagem, apontados pela literatura estudada como a força de trabalho de maior representatividade de um hospital. O objetivo desta dissertação foi realizar uma pesquisa sobre os benefícios e as limitações no processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem e suas respectivas lideranças. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, de caráter qualitativo, descritivo e com entrevistas semiestruturadas. Importa citar que o estudo foi realizado no Hospital Regional de São José dos Campos, unidade de saúde pública, classificado como de grande porte e que presta atendimento de média e alta complexidade em cirurgias diversas. Foram entrevistados enfermeiros, técnicos de enfermagem e suas respectivas lideranças. A literatura sobre avaliação de desempenho é ampla e o tema de extrema relevância, uma vez que valoriza necessidade de investigar diferentes públicos e setores para se entender as diversas variáveis que influenciam nos resultados do processo da avaliação de desempenho que, sem bem aplicada, pode gerar resultados positivos, mas que, caso contrário, também pode gerar diferentes transtornos no ambiente organizacional. Os principais resultados encontrados na pesquisa foram: falta da disponibilidade de tempo e interação dos líderes com suas equipes; inexperiência dos enfermeiros que aplicam a avaliação de desempenho na equipe de técnicos de enfermagem; sentimento de injustiça do avaliado relacionado a imparcialidade do avaliador; avaliações realizadas sem prévio aviso em qualquer horário do expediente e em locais variados; feedback considerado protocolar, genérico e vago. Foram apresentados poucos pontos benéficos trazidos pela avaliação de desempenho, diferentemente do quão expressivas foram as limitações apresentadas pelos entrevistados. Segundo a literatura estudada, é necessário, para uma boa condução da avaliação de desempenho, que os líderes compreendam a importância desse processo para si, para os seus liderados e os resultados para a organização. Nesse ínterim, conclui-se que um processo de avaliação de desempenho envolve o comprometimento das lideranças e dos colaboradores, necessita um treinamento cuidadoso dos avaliadores e o aumento da interação entre os personagens (avaliador e avaliado) em todas as etapas deste processo.
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Importa citar que o estudo foi realizado no Hospital Regional de São José dos Campos, unidade de saúde pública, classificado como de grande porte e que presta atendimento de média e alta complexidade em cirurgias diversas. Foram entrevistados enfermeiros, técnicos de enfermagem e suas respectivas lideranças. A literatura sobre avaliação de desempenho é ampla e o tema de extrema relevância, uma vez que valoriza necessidade de investigar diferentes públicos e setores para se entender as diversas variáveis que influenciam nos resultados do processo da avaliação de desempenho que, sem bem aplicada, pode gerar resultados positivos, mas que, caso contrário, também pode gerar diferentes transtornos no ambiente organizacional. Os principais resultados encontrados na pesquisa foram: falta da disponibilidade de tempo e interação dos líderes com suas equipes; inexperiência dos enfermeiros que aplicam a avaliação de desempenho na equipe de técnicos de enfermagem; sentimento de injustiça do avaliado relacionado a imparcialidade do avaliador; avaliações realizadas sem prévio aviso em qualquer horário do expediente e em locais variados; feedback considerado protocolar, genérico e vago. Foram apresentados poucos pontos benéficos trazidos pela avaliação de desempenho, diferentemente do quão expressivas foram as limitações apresentadas pelos entrevistados. Segundo a literatura estudada, é necessário, para uma boa condução da avaliação de desempenho, que os líderes compreendam a importância desse processo para si, para os seus liderados e os resultados para a organização. Nesse ínterim, conclui-se que um processo de avaliação de desempenho envolve o comprometimento das lideranças e dos colaboradores, necessita um treinamento cuidadoso dos avaliadores e o aumento da interação entre os personagens (avaliador e avaliado) em todas as etapas deste processo.This work is about people management, particularly performance evaluation in hospitals. The main focus is nursing professionals, pointed out by the literature studied as the workforce of greatest representativeness of a hospital. The objective of this dissertation is to report the findings on a research on the benefits and limitations of the performance evaluation process of the nursing team and their respective leaders. The methodology used was a qualitative, descriptive case study with semi-structured interviews. The study was conducted at the Regional Hospital of São José dos Campos, a large public hospital in the state of São Paulo, Brazil, that provides medium and high complexity care and variety of surgeries. Interviews were conducted with nurses, nursing technicians and their respective leaders. The literature on performance evaluation is broad and the theme is of extreme relevance. It is very important to investigate different audiences and sectors in order to understand the various variables that influence the results of the performance evaluation process. Performance evaluation can generate positive results if applied well; but if not, it can generate a number of disorders in the organizational environment. The main findings of this research point to negative aspects: lack of time availability and interaction of leaders with their teams; inexperience of the nurses who apply performance evaluation to the nursing technician team; feeling of unfairness by the evaluated person due to the lack of impartiality of the evaluator; evaluations carried out without previous appointments at any time of the day and in various locations (e.g. ER rooms); feedback provided considered to be of low value, done just to fulfill a process, generic and vague. Consequently, few beneficial points were mentioned by the interviewees, as opposed to an expressive number of limitations. According to the reviewed literature, for a good conduction of the performance evaluation, it is necessary that leaders understand the importance of this process for themselves, for their subordinates and for the organization. In the meantime, the present work suggests that the performance evaluation process depends on the commitment of leaders and employees, requires careful training of the evaluators and increased interaction between evaluator and evaluated person in all stages of the evaluation process.porPerformance evaluationLeaderSubordinatesNursingProfessional developmentLíderLideradoAvaliação de desempenhoDesenvolvimento profissionalFeedbackEnfermagemAdministração de empresasDesenvolvimento organizacionalAdministração de pessoalPessoal - AvaliaçãoA avaliação de desempenho como uma ferramenta fundamental da gestão de pessoas: um estudo de caso com as equipes de enfermagem do Hospital Regional de São José dos Camposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTHUMBNAILA avaliação de Desempenho como uma ferramenta fundamental 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