A construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderley, Paulo Roberto Magalhães de Castro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/35117
Resumo: Objetivo: Identificar de que forma o contexto sociopolítico e institucional tem influenciado a construção de barreiras normativas à entrada de novos prestadores de serviço de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.Metodologia: A pesquisa consiste em estudo de caso com enforque incorporado que empregou métodos mistos. Sob o aspecto qualitativo, foram analisados os principais processos administrativos, legislativos e judiciais responsáveis por formatar o regime jurídico do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Sob o aspecto quantitativo, foi prospectada a evolução do número de operadores e de linhas. Resultados: A pesquisa demonstrou que diversas instituições sofrem a influência dos agentes de mercado em posição dominante que atuam no sentido de manter a estabilidade das regras de prestação do serviço, mediante a imposição de barreiras normativas à entrada de novos competidores. A atuação desses agentes econômicos nem sempre é efetiva, a depender do contexto político-institucional. No caso do Brasil, a despeito da oscilação entre períodos de maior ou menor liberdade de empreender, os números revelam uma recente expansão da oferta do serviço, com estabilidade no número de prestadores. Limitações: No aspecto qualitativo, as limitações decorrem do fato de que nem toda interação dos agentes públicos com os agentes de mercado é documentada, o que demanda algumas inferências a partir dos documentos obtidos. No aspecto quantitativo, não houve a disponibilidade de dados tratados para todo o período da pesquisa. Também não houve um maior aprofundamento no sentido de identificar o quantitativo de operadores por mercado. Aplicabilidade do trabalho: Esta pesquisa contribui para a literatura ao demonstrar de que forma os agentes econômicos buscam influenciar as instituições na construção do regime jurídico do setor. Essa influência se reflete na estruturação do mercado, de maneira a favorecer aqueles já estabelecidos em posição dominante. Contribuições para a sociedade: Os estudos podem ajudar a desenhar políticas públicas e ações regulatórias mais robustas na área de transportes, sobretudo pela identificação de limitações e oportunidades em relação à concepção de medidas que possam impactar de forma mais incisiva o funcionamento do mercado. Serve ainda como documentação do histórico de construção de barreiras normativas no setor, para comparativo com outros setores e futuro aprendizado.
id FGV_da40bf2f026b936ee7e2a0325d25c737
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/35117
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Wanderley, Paulo Roberto Magalhães de Castro Escolas::EBAPEMotta, Paulo Roberto Cintra, Antônio Carlos FontesSantos, Rodolfo Torres dos2024-04-02T17:33:43Z2024-04-02T17:33:43Z2024-03-13https://hdl.handle.net/10438/35117Objetivo: Identificar de que forma o contexto sociopolítico e institucional tem influenciado a construção de barreiras normativas à entrada de novos prestadores de serviço de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.Metodologia: A pesquisa consiste em estudo de caso com enforque incorporado que empregou métodos mistos. Sob o aspecto qualitativo, foram analisados os principais processos administrativos, legislativos e judiciais responsáveis por formatar o regime jurídico do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Sob o aspecto quantitativo, foi prospectada a evolução do número de operadores e de linhas. Resultados: A pesquisa demonstrou que diversas instituições sofrem a influência dos agentes de mercado em posição dominante que atuam no sentido de manter a estabilidade das regras de prestação do serviço, mediante a imposição de barreiras normativas à entrada de novos competidores. A atuação desses agentes econômicos nem sempre é efetiva, a depender do contexto político-institucional. No caso do Brasil, a despeito da oscilação entre períodos de maior ou menor liberdade de empreender, os números revelam uma recente expansão da oferta do serviço, com estabilidade no número de prestadores. Limitações: No aspecto qualitativo, as limitações decorrem do fato de que nem toda interação dos agentes públicos com os agentes de mercado é documentada, o que demanda algumas inferências a partir dos documentos obtidos. No aspecto quantitativo, não houve a disponibilidade de dados tratados para todo o período da pesquisa. Também não houve um maior aprofundamento no sentido de identificar o quantitativo de operadores por mercado. Aplicabilidade do trabalho: Esta pesquisa contribui para a literatura ao demonstrar de que forma os agentes econômicos buscam influenciar as instituições na construção do regime jurídico do setor. Essa influência se reflete na estruturação do mercado, de maneira a favorecer aqueles já estabelecidos em posição dominante. Contribuições para a sociedade: Os estudos podem ajudar a desenhar políticas públicas e ações regulatórias mais robustas na área de transportes, sobretudo pela identificação de limitações e oportunidades em relação à concepção de medidas que possam impactar de forma mais incisiva o funcionamento do mercado. Serve ainda como documentação do histórico de construção de barreiras normativas no setor, para comparativo com outros setores e futuro aprendizado.Purpose: Identify how the sociopolitical and institutional context has influenced the construction of normative barriers to entry of new providers of long distance coach services. Design/methodology/approach: The research consists of a case study with incorporated hanging that employed mixed methods. From a qualitative aspect, the main administrative, legislative and judicial processes responsible for shaping the rules of long distance coach services were analyzed. From a quantitative perspective, the evolution of the number of operators and lines was prospected. Findings: The research demonstrated that several institutions are influenced by incumbents in a dominant position who act to maintain the stability of the rules, by imposing normative barriers to the entry of new competitors. The actions of these stakeholders are not always effective, depending on the political-institutional context. In the case of Brazil, despite the oscillation between periods of greater or lesser freedom to undertake, the numbers reveal a recent expansion in the service offering, with stability in the number of providers. Research limitations/implications: In the qualitative aspect, the limitations arise from the fact that not all interactions between public agents and market agents are documented, which requires some inferences based on the documents obtained. In the quantitative aspect, there was no availability of structured data for the entire research period. There was also no greater depth in identifying the number of operators per market. Practical Implications: This research contributes to the literature by demonstrating how economic agents seek to influence institutions in the construction of the sector's legal regime. This influence is reflected in the structuring of the market, in a way that favors those already established in a dominant position. Social Implications: Studies can help to design more robust public policies and regulatory actions in the transport field, especially by identifying limitations and opportunities regarding to the design of measures that can more incisively impact the functioning of the market. It also serves as documentation of the history of building regulatory barriers in the sector, for comparison with other sectors and future learning.porTransporteRodoviárioPassageirosNormasBarreirasEntradaTransporte rodoviárioTransportes - Transito de passageirosPrestação de serviçosPolíticas públicasA construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação MAP (Turma AGU) - Paulo Wanderley (TRIIP) v5.pdfDissertação MAP (Turma AGU) - Paulo Wanderley (TRIIP) v5.pdfapplication/pdf1425493https://repositorio.fgv.br/bitstreams/54ca788e-4f80-4a7b-8aad-702498447d8f/downloadd3780075e39845df1ed2c0e7741e6f33MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85112https://repositorio.fgv.br/bitstreams/77236690-70eb-43ba-8231-ca67880bf81f/download2a4b67231f701c416a809246e7a10077MD52TEXTDissertação MAP (Turma AGU) - Paulo Wanderley (TRIIP) v5.pdf.txtDissertação MAP (Turma AGU) - Paulo Wanderley (TRIIP) v5.pdf.txtExtracted texttext/plain103053https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c5a84cf7-47a3-47cc-b8a7-de80d20eb1b3/download0d531f0ebffcf52fd649e62149dd64beMD53THUMBNAILDissertação MAP (Turma AGU) - Paulo Wanderley (TRIIP) v5.pdf.jpgDissertação MAP (Turma AGU) - Paulo Wanderley (TRIIP) v5.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3507https://repositorio.fgv.br/bitstreams/93d2e247-a46b-4768-a9ee-a37cefaf9fd3/downloadee849d0f754b161608113710f3cb3632MD5410438/351172024-04-03 03:01:51.191open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/35117https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-04-03T03:01:51Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv A construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionais
title A construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionais
spellingShingle A construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionais
Wanderley, Paulo Roberto Magalhães de Castro
Transporte
Rodoviário
Passageiros
Normas
Barreiras
Entrada
Transporte rodoviário
Transportes - Transito de passageiros
Prestação de serviços
Políticas públicas
title_short A construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionais
title_full A construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionais
title_fullStr A construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionais
title_full_unstemmed A construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionais
title_sort A construção de barreiras à entrada no Transporte Rodoviário Coletivo Regular Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP): aspectos institucionais
author Wanderley, Paulo Roberto Magalhães de Castro
author_facet Wanderley, Paulo Roberto Magalhães de Castro
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Motta, Paulo Roberto
Cintra, Antônio Carlos Fontes
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderley, Paulo Roberto Magalhães de Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Rodolfo Torres dos
contributor_str_mv Santos, Rodolfo Torres dos
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte
Rodoviário
Passageiros
Normas
Barreiras
Entrada
topic Transporte
Rodoviário
Passageiros
Normas
Barreiras
Entrada
Transporte rodoviário
Transportes - Transito de passageiros
Prestação de serviços
Políticas públicas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Transporte rodoviário
Transportes - Transito de passageiros
Prestação de serviços
Políticas públicas
description Objetivo: Identificar de que forma o contexto sociopolítico e institucional tem influenciado a construção de barreiras normativas à entrada de novos prestadores de serviço de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.Metodologia: A pesquisa consiste em estudo de caso com enforque incorporado que empregou métodos mistos. Sob o aspecto qualitativo, foram analisados os principais processos administrativos, legislativos e judiciais responsáveis por formatar o regime jurídico do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Sob o aspecto quantitativo, foi prospectada a evolução do número de operadores e de linhas. Resultados: A pesquisa demonstrou que diversas instituições sofrem a influência dos agentes de mercado em posição dominante que atuam no sentido de manter a estabilidade das regras de prestação do serviço, mediante a imposição de barreiras normativas à entrada de novos competidores. A atuação desses agentes econômicos nem sempre é efetiva, a depender do contexto político-institucional. No caso do Brasil, a despeito da oscilação entre períodos de maior ou menor liberdade de empreender, os números revelam uma recente expansão da oferta do serviço, com estabilidade no número de prestadores. Limitações: No aspecto qualitativo, as limitações decorrem do fato de que nem toda interação dos agentes públicos com os agentes de mercado é documentada, o que demanda algumas inferências a partir dos documentos obtidos. No aspecto quantitativo, não houve a disponibilidade de dados tratados para todo o período da pesquisa. Também não houve um maior aprofundamento no sentido de identificar o quantitativo de operadores por mercado. Aplicabilidade do trabalho: Esta pesquisa contribui para a literatura ao demonstrar de que forma os agentes econômicos buscam influenciar as instituições na construção do regime jurídico do setor. Essa influência se reflete na estruturação do mercado, de maneira a favorecer aqueles já estabelecidos em posição dominante. Contribuições para a sociedade: Os estudos podem ajudar a desenhar políticas públicas e ações regulatórias mais robustas na área de transportes, sobretudo pela identificação de limitações e oportunidades em relação à concepção de medidas que possam impactar de forma mais incisiva o funcionamento do mercado. Serve ainda como documentação do histórico de construção de barreiras normativas no setor, para comparativo com outros setores e futuro aprendizado.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-02T17:33:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-02T17:33:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/35117
url https://hdl.handle.net/10438/35117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/54ca788e-4f80-4a7b-8aad-702498447d8f/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/77236690-70eb-43ba-8231-ca67880bf81f/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c5a84cf7-47a3-47cc-b8a7-de80d20eb1b3/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/93d2e247-a46b-4768-a9ee-a37cefaf9fd3/download
bitstream.checksum.fl_str_mv d3780075e39845df1ed2c0e7741e6f33
2a4b67231f701c416a809246e7a10077
0d531f0ebffcf52fd649e62149dd64be
ee849d0f754b161608113710f3cb3632
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799582637889683456